Almancil e a Igreja de São Lourenço

Guia de turismo de Almancil e da sua igreja coberta de azulejos


Igreja de Almancil, Algarve

Almancil é uma pequena vila afastada de praias, mas é visitada por muitos turistas por um único motivo – a Igreja de São Lourenço, um dos principais tesouros culturais do Algarve. Se estiver na zona de Faro, Loulé, Vale do Lobo ou Quinta do Lago, faça um desvio e visite este monumento construído em 1730 e que milagrosamente sobreviveu ao grande terramoto de 1755 (diz-se que caíram apenas cinco telhas, quando praticamente todo o Algarve ficou destruído). O exterior é simples, mas o interior é considerado uma obra-prima da arte portuguesa e da azulejaria, e um exemplo notável do estilo barroco na Europa.

Interior da Igreja de São Lourenço em Almancil, Algarve, Portugal, coberto de azulejos

Descrita como a “igreja de louça”, dá aos seus visitantes a sensação de se estar e entrar dentro de uma gigante peça de porcelana. Painéis de azulejos azuis e brancos revestem cada canto, do chão ao teto, incluindo até a pequena cúpula. Pela sua decoração em azulejos, esta cúpula é única no mundo e foi desenhada por Policarpo de Oliveira Bernardes, um dos mestres da pintura em azulejo. O mesmo artista foi o responsável pela maioria dos painéis que decoram as paredes e que ilustram cenas da vida de São Lourenço. Na parede da entrada principal estão alegorias que representam virtudes como a esperança, a fé e a caridade. Os painéis datam de 1730 e foram trazidos de Lisboa. Um pequeno painel da mesma época, representando São Lourenço, também pode ser visto no exterior, nas traseiras. Na fachada há outro painel, mas de uma época posterior.

Embora toda a atenção recaia sobre os magníficos azulejos, o retábulo-mor merece também destaque. Acrescentado em 1735, é um maravilhoso exemplar da talha dourada barroca, atribuído ao mestre Manuel Martins.

Painel de azulejos na Igreja de São Lourenço, Almancil

Painéis de azulejos decoravam muitas igrejas em Portugal no século XVIII, mas aqui também tinham efeitos arquitetónicos, usando a técnica de trompe-l'oeil. Assim, o que seria uma construção simples tem um interior impactante, e este estilo foi replicado noutras igrejas por todo o país, criando uma estética barroca muito original e portuguesa. Embora nenhum outro edifício acabou por ser completamente coberto de azulejos do chão ao teto como aqui, há vários e bons exemplos que combinam painéis de azulejos azuis e brancos nas paredes e talha dourada nas capelas. Entre os exemplos mais importantes e impressionantes estão o Museu Nacional do Azulejo em Lisboa, instalado num convento com uma igreja semelhante, e a Igreja de São Victor em Braga, a Igreja da Misericórdia em Viana do Castelo, a Igreja dos Lóios em Évora e o Convento dos Cardaes em Lisboa.

Embora o Algarve seja visitado principalmente pelas suas praias, grutas e belas paisagens de falésias e formações rochosas, esta igreja deve fazer parte do itinerário de quem gosta de arte e arquitetura. No entanto, tenha em atenção que não são permitidas fotografias do interior e os visitantes são constantemente observados por vigilantes.

Almancil, Algarve, Portugal

Além da igreja, não existe mais nenhuma atração turística em Almancil. Para outras atrações culturais na região, siga para Faro. A Sé Catedral e a Igreja do Carmo também apresentam ricos interiores barrocos.

O horário de abertura é das 10h às 13h e das 15h às 18h. Encerra às segundas-feiras de manhã e aos domingos o dia todo (só abre para a missa, às 9h, e não são permitidas visitas turísticas).

Como chegar a Almancil e à Igreja de São Lourenço


De carro: A Igreja de São Lourenço fica a cerca de 5 minutos do centro de Almancil. A vila fica a 15 minutos de Faro, a 10 minutos da Quinta do Lago, de Vale do Lobo e de Quarteira, e a 20 minutos de Vilamoura. É fácil encontrar estacionamento perto da igreja.

De transportes públicos: A melhor opção é o Uber ou táxi, já que não é fácil chegar de transportes públicos. Existe um comboio para Almancil, que demora apenas 12 minutos de Faro, mas a estação fica a mais de 3 quilómetros da igreja (caminhando demora-se cerca de 40 minutos).