Praias em Sagres

Guia das melhores e mais belas praias em Sagres


Praia da Baleeira, Sagres, Algarve

Sagres tem algumas das praias mais belas e selvagens do Algarve, abrigadas por falésias altas e com paisagens naturais que fazem parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. As praias da Mareta, do Tonel e do Martinhal, três das principais, situam-se no centro da vila. O porto de pesca tem também um pequeno areal, chamado de Praia da Baleeira (na imagem acima). As restantes praias da região ficam a uma curta distância de carro.

Muitas das praias de Sagres estão entre as melhores para a prática de surf no sul de Portugal, e todas são bem mais tranquilas do que as de outras partes do Algarve. Existem várias escolas de surf que oferecem aulas a todo o tipo de alunos, desde iniciantes a avançados, e alugam equipamento. No entanto, estas praias não são apenas para surfistas. São sobretudo para quem procura um ambiente mais calmo, num cenário natural com uma paisagem que se mantém selvagem. Embora nenhuma seja oficialmente naturista, várias são recomendadas pela Federação Portuguesa de Naturismo, por isso em muitas o naturismo é tolerado e até habitual.

Esta parte do Algarve é bastante ventosa, mas algumas praias são relativamente abrigadas. A mais abrigada é a Praia do Beliche, que é também uma das mais bonitas. Já a Praia do Martinhal é a mais indicada para famílias. A temperatura da água do mar é relativamente baixa, rondando os 19ºC a 22ºC no verão, e não indo além dos 15ºC no inverno. Não sendo a água ideal para banhos prolongados, é de certeza perfeita para um breve mergulho refrescante num dia de calor!

    Praia da Mareta, Sagres, Algarve

  • Praia da Mareta
  • Esta é a maior e mais central praia de Sagres, e também a mais a sudoeste do Algarve. É uma das menos ventosas da região e as suas águas das mais calmas, graças ao abrigo das falésias ao seu redor. A falésia na extremidade poente é a do promontório onde se situa a Fortaleza de Sagres. Costuma atrair famílias, e é boa para banhos, mergulhos e passeios de caiaque. Fora da época balnear, é onde escolas de surf trazem os seus alunos menos experientes.

    Consulte o guia da Praia da Mareta.


    Praia do Tonel, Sagres, Algarve

  • Praia do Tonel
  • Apesar da sua localização junto à muito visitada Fortaleza de Sagres, esta praia recebe poucos visitantes e é muito tranquila. É sobretudo uma praia para surfistas, com boas ondas durante grande parte do ano. Os menos experientes vêm com as escolas de surf no verão, enquanto os mais avançados apanham as ondas mais fortes do outono e inverno. Graças às falésias circundantes, de onde se tem uma vista magnífica (particularmente ao pôr do sol), não é muito ventosa. Existem rochas na água e as correntes podem ser fortes, por isso não é a mais recomendada para crianças.

    Consulte o guia da Praia do Tonel.


    Praia do Beliche, Sagres, Algarve

  • Praia do Beliche
  • Situada no “fim do mundo” (fica entre o Cabo de São Vicente e o Promontório de Sagres), a Praia do Beliche surpreendentemente recebe poucos turistas. Os que a procuram e descem a íngreme escadaria até ao areal são surfistas e naturistas. As arribas de quarenta metros abrigam-na dos ventos e criam um magnífico cenário natural. Há grutas para explorar e, dependendo da ondulação, o bodyboard e passeios de caiaque são também atividades populares. Recomenda-se que a visita se prolongue até ao final do dia, para apreciar o mágico pôr do sol.

    Consulte o guia da Praia do Beliche.


    Praia do Martinhal, Sagres, Algarve

  • Praia do Martinhal
  • Aqui, o desporto de eleição é o windsurf. Embora se situe numa baía relativamente abrigada, há dias ventosos. É também a praia preferida das famílias em Sagres e uma das melhores do Algarve para as crianças. A água é pouco profunda e na maioria das vezes calma, por isso é geralmente segura, mesmo para os mais novos. Esta certamente foi uma das razões porque foi construído um grande resort para famílias a poucos metros do areal. Em frente à praia veem-se ilhotes com grutas submarinas e vida marinha que mergulhadores adoram explorar.

    Consulte o guia da Praia do Martinhal.


    Praia do Barranco, Sagres, Algarve

  • Praia do Barranco
  • A Praia do Barranco continua a ser um paraíso desconhecido de todos menos dos caravanistas e naturistas que a visitam há anos. É uma praia remota, acessível por uma longa estrada de terra batida, e por isso tem sempre pouca gente. A água costuma estar calma, não tendo condições para o surf. Não existe também vigilância de nadadores-salvadores nem qualquer tipo de equipamento de apoio. A paisagem selvagem de dunas e verdes vales, assim como o ambiente relaxante, fazem com que muitos fiquem a apanhar sol sem o fato de banho enquanto apreciam a vista.

    Consulte o guia da Praia do Barranco.


    Praia do Zavial, Sagres, Algarve

  • Praia do Zavial
  • Esta é uma praia tranquila com uma bonita paisagem verde, sendo bastante procurada por surfistas e naturistas. Estes tendem a dirigir-se para o lado esquerdo, que é mais abrigado e oferece mais privacidade. Com cerca de 400 metros de extensão, tem bastante espaço para as poucas pessoas que a visitam. A água é fria mas muito limpa e boa para banhos refrescantes – tenha apenas atenção às rochas no lado direito.

    Consulte o guia da Praia do Zavial.


    Praia da Ingrina, Sagres, Algarve

  • Praia da Ingrina
  • Durante séculos, a Praia da Ingrina foi o ponto de partida de muitos pescadores para a pesca de atum. Hoje, é mais visitada pelo seu restaurante mesmo em frente ao mar. É uma praia pequena, rodeada de natureza verdejante. As suas águas são mais calmas do que noutras praias da região de Sagres e por isso boas para banhos e snorkeling. Ao contrário da vizinha Praia do Zavial, esta não é uma praia com condições para a prática de surf.

    Consulte o guia da Praia da Ingrina.


    Praia das Furnas, Sagres, Algarve

  • Praia das Furnas
  • A Praia das Furnas é uma pequena praia que deve o seu nome às pequenas cavernas, ou furnas, na arriba no lado nascente. É uma praia muito bonita e uma das maiores surpresas do Algarve. A sua localização remota, acessível por uma estrada de terra batida, afasta as multidões. É frequentada quase exclusivamente por naturistas e campistas, que se abrigam nas furnas. Embora seja relativamente pequena, e se torne ainda mais pequena na maré alta, tem sempre espaço para todos. Quando o mar está especialmente calmo e límpido, é excelente para banhos.

    Consulte o guia da Praia das Furnas.


    Praia da Boca do Rio, Sagres, Algarve

  • Praia da Boca do Rio
  • A Praia da Boca do Rio é uma pequena e tranquila praia, de mar calmo. Como a maioria das praias da região, está rodeada apenas de natureza selvagem, com excepção de um antigo armazém do século XVIII, que dava apoio à pesca de atum e atualmente é uma ruína abandonada. Aqui desaguam três ribeiras que convergem junto à praia e formam o Paúl da Lontreira, habitat natural de lontras. Tem-se uma bela vista da praia do topo da falésia no lado poente, onde existem também vestígios arqueológicos de uma antiga villa romana.

    Consulte o guia da Praia da Boca do Rio.


    Praia de Salema, Sagres, Algarve

  • Praia de Salema
  • Salema é uma pequena vila piscatória situada a cerca de quinze minutos a leste de Sagres. O jornal The Guardian colocou a sua praia numa lista das cinquenta melhores praias do mundo e a revista Travel & Leisure considera-a uma das melhores praias “secretas” do planeta. Já o escritor e apresentador de programas de viagens norte-americano Rick Steves diz que esta é uma das praias mais agradáveis da Europa. O ambiente descontraído e boémio pode ser o motivo pelo qual muitos a consideram tão encantadora. As suas águas geralmente calmas são seguras para as crianças e boas para nadar e também para andar de caiaque e praticar windsurf e stand-up paddleboarding. É igualmente popular entre mergulhadores, que aqui podem explorar um navio de guerra naufragado em 1759. Embora parte do areal esteja ocupado por embarcações de pesca e colmos para alugar, existe sempre espaço para se estender a toalha. A extremidade leste é mais tranquila, enquanto a extremidade oeste preserva pegadas de dinossauros de há cerca de 150 milhões de anos.

    Consulte o guia da Praia de Salema.


    Praia da Figueira, Sagres, Algarve

  • Praia da Figueira
  • Situada a oeste da vila de Salema, a Praia da Figueira é relativamente escondida mas de fácil acesso. Rodeada de falésias com vegetação mediterrânica, ainda não foi descoberta pelos turistas estrangeiros, atraindo maioritariamente naturistas, jovens casais e famílias portuguesas. É uma praia bastante tranquila com águas calmas no verão e um ambiente relaxante.

    Consulte o guia da Praia da Figueira.


    Praia de Cabanas Velhas, Sagres, Algarve

  • Praia de Cabanas Velhas
  • O navegador Cristóvão Colombo quase morreu nesta praia dezasseis anos antes da sua viagem para o “novo mundo”, quando piratas franceses atacaram e incendiaram o seu navio, e ele teve que nadar até à costa. Durante séculos, foi uma praia de pescadores, e foram as suas antigas cabanas que lhe deram o nome. Mais recentemente, tornou-se uma das praias favoritas dos naturistas, sendo atualmente mais frequentada pelas famílias locais. Pode ser um pouco ventosa, embora as arribas no lado nascente ofereçam algum abrigo. É frequente o mar ficar um pouco agitado, mas a água é muito limpa, devendo-se apenas ter atenção às rochas submersas.

    Consulte o guia da Praia de Cabanas Velhas.


    Praia do Burgau, Sagres, Algarve

  • Praia do Burgau
  • O Burgau é uma pequena vila de pescadores situada a cerca de 20 minutos a leste de Sagres e a sua praia é uma das preferidas das famílias. É bastante pitoresca, com um casario branco e pequenas embarcações de pesca e, apesar do crescimento do turismo, tem conseguido manter o ambiente de uma típica vila algarvia. O areal é bastante estreito na maré alta, e, por isso, a praia fica facilmente lotada, sobretudo na época alta. O mar é geralmente calmo e com águas cristalinas, sendo por isso bom para banhos e seguro para os mais novos.

    Consulte o guia da Praia do Burgau.