Os 10 Melhores Destinos Turísticos no Algarve

As cidades e vilas que deve visitar no Algarve


    Lagos, Algarve

  • Lagos
  • Uma das mais belas costas da Europa encontra-se nesta cidade histórica. Imagens das suas espetaculares formações rochosas e falésias douradas têm sido muito partilhadas nas redes sociais e tornado Lagos um destino imperdível em Portugal. Existem várias e belas praias a uma curta distância a pé do centro histórico e outras para explorar em passeios de barco ou caiaque. Há praias para todo o tipo de visitantes, incluindo surfistas, famílias com crianças, naturistas e casais. O centro histórico está repleto de restaurantes com esplanada e atrações turísticas, incluindo a Igreja de Santo António, uma das mais ricas do Algarve, e o primeiro mercado de escravos da Europa, que é atualmente um pequeno museu. Embora as atrações principais possam ser visitadas em um ou dois dias, Lagos é uma excelente base para explorar a costa ocidental do Algarve.

    Consulte o guia de Lagos.


    Lagoa, Algarve

  • Carvoeiro
  • É uma vila bem pequena, mas Carvoeiro é um excelente destino para ficar alojado e passar os dias em várias praias. Há uma muito pitoresca bem no centro, mas nos arredores encontram-se algumas das melhores de Portugal (e da Europa), incluindo a magnífica Praia da Marinha. É também o ponto de partida perfeito para visitar o monumento natural mais emblemático do Algarve, o Algar de Benagil. É um destino que agrada a todos, desde casais jovens a famílias com crianças, a turistas mais maduros.

    Consulte o guia do Carvoeiro.


    Albufeira, Algarve

  • Albufeira
  • Albufeira é a cidade mais animada do Algarve, escolhida por muitos jovens europeus para férias de verão, passando os dias ao sol na praia e as noites nos bares. No entanto, é muito mais que um destino para pura diversão. Tem uma grande variedade de praias, desde pequenas e quase desertas enseadas a longos areais dourados. Esta é a capital turística do Algarve, com o maior número de praias e uma grande oferta de alojamento, com opções para todos os bolsos. Apesar de algum desordenamento na cidade moderna, o centro histórico consegue preservar algum do encanto da antiga vila piscatória, com casas caiadas de branco e ruas estreitas e pedonais. Nos arredores há parques aquáticos que agradam a miúdos e graúdos, e ainda campos de golfe de nível internacional e vários resorts para descansar.

    Consulte o guia de Albufeira.


    Faro, Algarve

  • Faro
  • A capital do Algarve ainda é considerada, injustamente, uma mera porta de entrada para a região, através do seu aeroporto internacional. Poucos turistas ficam na cidade, mas é um destino com muito para descobrir. Além de um centro histórico bem preservado entre muralhas, dá acesso às magníficas praias nas ilhas do Parque Natural da Ria Formosa. Estas ilhas permanecem segredos bem guardados, com praias selvagens e quase desertas. Faro é o destino ideal para combinar cultura e praia, e a sua localização aproximadamente no centro da região faz com que seja uma excelente base para explorar toda a região do Algarve, incluindo as ilhas da Ria Formosa.

    Consulte o guia de Faro.


    Tavira, Algarve

  • Tavira
  • Esta cidade histórica é a mais romântica do Algarve. Preserva a arquitetura típica da região e um elegante centro histórico com igrejas brancas e as ruínas de um castelo. Oferece também acesso a ilhas do Parque Natural da Ria Formosa, onde se localizam algumas das melhores praias de Portugal. Antes de chegarem às ilhas, com paisagens de dunas a perder de vista, os barcos passam pelas zonas húmidas do parque natural, com a sua grande biodiversidade. Tavira é um destino para quem prefere relaxar em cidades mais calmas e estar rodeado de natureza.

    Consulte o guia de Tavira.


    Sagres, Algarve

  • Sagres
  • Sagres, no extremo sudoeste de Portugal, é a ponta da Europa e era o fim do mundo para os europeus da antiguidade. Ainda se tem essa sensação quando se está no Cabo de São Vicente, um promontório ventoso onde o Infante D. Henrique se terá inspirado para mandar explorar os oceanos. A fortaleza do navegador ainda se encontra de pé, e é o monumento histórico mais importante e mais visitado do Algarve. A vila tem um ambiente muito descontraído que começou por atrair hippies, mas hoje são os surfistas que mais a visitam. Estes partilham espaço nas praias com alguns naturistas. As praias fazem parte da Costa Vicentina, uma costa selvagem que continua a ser uma das regiões mais imaculadas e desconhecidas da Europa. Aqui há um microclima que causa temperaturas mais baixas e uma neblina frequente, mas a paisagem deslumbrante, o pôr-do-sol mágico e a sensação de se estar longe de tudo compensam.

    Consulte o guia de Sagres.


    Portimão, Algarve

  • Portimão
  • Portimão é uma importante cidade portuária mas não tem o encanto de cidades históricas. No entanto, é um dos principais destinos turísticos do Algarve pelas suas praias com imponentes formações rochosas e extensos areais. A maior e mais famosa é a Praia da Rocha, cujas torres construídas durante o seu grande desenvolvimento turístico nos finais do século XX fazem com que mais pareça Miami do que uma típica vila costeira algarvia. Para oeste, em direção à antiga vila piscatória de Alvor, a paisagem muda, e há menos prédios e mais falésias e rochas, até ao Promontório de João de Arens, que é coberto de pinheiros e esconde praias secretas de beleza excepcional. Tudo isto, sempre a uma curta distância a pé de hotéis.

    Consulte o guia de Portimão.


    Loulé, Algarve

  • Loulé
  • A cidade de Loulé fica afastada do litoral, por isso não é muito procurada para férias no Algarve. No entanto, tem algumas atrações que merecem um desvio, como o seu castelo do século XIII e um famoso mercado num curioso edifício neo-mourisco. No caminho, não deixe de visitar a pequena vila de Almancil (a cerca de 10 minutos a sul) pela Igreja de São Lourenço, cujo maravilhoso interior, todo revestido a azulejos azuis e brancos, é uma obra-prima da arte portuguesa e o monumento mais impressionante do Algarve. Loulé é para quem quer ficar a conhecer um pouco mais da cultura e história da região, apesar das praias também não ficarem muito longe – as praias da Quinta do Lago e Vale do Lobo, dois dos mais luxuosos aldeamentos turísticos da Europa, encontram-se no concelho, a poucos quilómetros do centro da cidade.

    Consulte o guia de Loulé.


    Vilamoura, Algarve

  • Vilamoura
  • Projetada nos finais do século XX com o objetivo de se tornar um dos maiores aldeamentos turísticos da Europa, Vilamoura é um destino para quem procura serviços de cinco estrelas, atraindo até celebridades nacionais e internacionais. Embora continue a ser um aldeamento de luxo, não é necessariamente exclusivo, oferecendo todo o tipo de alojamento, restaurantes e diversão a poucos passos da praia. Tudo gira à volta de uma das maiores marinas do sul da Europa, um local sempre animado de dia e de noite. Embora também seja um bom destino para famílias, é principalmente para adultos, com bares de praia, o maior casino do Algarve e alguns dos melhores campos de golfe da Europa. Por se tratar de um aldeamento recente, aqui não há monumentos históricos, mas é possível visitar um sítio arqueológico com ruínas romanas do século I, que inclui mosaicos bem preservados e vestígios de um complexo de banhos.

    Consulte o guia de Vilamoura.


    Silves, Algarve

  • Silves
  • A antiga capital muçulmana do Algarve foi devastada pelo terramoto de 1755, embora o seu declínio como uma das principais cidades da região tivesse começado séculos antes, com Faro a ganhar cada vez mais proeminência. É hoje uma cidade muito pacata mas muito visitada pelo seu castelo. Construído em arenito, o que lhe confere o seu tom avermelhado, é o maior e mais bem preservado castelo do Algarve. Merecem também uma visita a catedral gótica e o museu arqueológico. Silves costuma ser visitada em passeios de poucas horas a partir de Lagos ou Albufeira, e é o destino cultural perfeito para uma pausa da praia.

    Consulte o guia de Silves.