Praias em Olhão

Guia das belas praias nas ilhas próximas de Olhão


As praias de Olhão encontram-se numa ilha-barreira que faz parte do Parque Natural da Ria Formosa. Para lá chegar, há que apanhar um ferry que faz a travessia em poucos minutos. Outros ferries vão até às praias de uma ilha vizinha, a oeste, que também é acessível a partir de Faro. Estas praias são algumas das mais tranquilas do Algarve, sendo até desertas em algumas partes.

    Ilha da Armona, Olhão, Algarve

  • Ilha da Armona
  • Esta é a praia mais acessível a partir de Olhão, através de um ferry. Situa-se na extremidade poente de uma ilha de nove quilómetros de extensão, que alberga uma pequena comunidade piscatória. Depois de atravessarem a rua principal da povoação, os visitantes seguem por um longo passadiço sobre as dunas até ao areal da praia. A areia branca e fina parece não ter fim, e caminhando para nascente encontra-se uma praia quase deserta, apenas com um ou outro naturista. O mar costuma estar calmo, límpido e raso, e a praia é bastante limpa. Nas dunas, podem-se avistar camaleões e diferentes espécies de aves. Se gosta de praias mais sossegadas e de estar rodeado pela natureza, esta é a sua praia.

    Consulte o guia da Ilha da Armona.


    Ilha da Fuseta, Algarve

  • Ilha da Fuseta
  • Embora pertença ao município de Olhão, esta praia é acessível por barco a partir de uma vila vizinha, a comunidade piscatória da Fuseta (ou Fuzeta). É um dos segredos mais bem guardados do Algarve, frequentada quase exclusivamente por quem vive nos arredores. Depende muito das marés, mas as águas costumam estar calmas e pouco profundas, sobretudo na extremidade nascente. Esta parte da praia é especialmente tranquila e bonita, com vista para a vizinha Ilha de Tavira.

    Consulte o guia da Ilha da Fuseta.


    Ilha da Culatra, Algarve

  • Ilha da Culatra
  • A Ilha da Culatra é acessível por ferries que partem de Olhão e de Faro. Tal como a Ilha da Armona, tem uma pequena comunidade piscatória que é preciso atravessar para chegar à praia. Um longo passadiço sobre as dunas conduz ao areal, onde há duas opções: ficar na zona concessionada com chapéus de sol ou continuar para leste até à parte mais deserta, com dunas até perder de vista. Surpreendentemente, apesar da proximidade a duas das maiores cidades do Algarve, esta praia nunca fica lotada, oferecendo uma paisagem natural que inclui por vezes golfinhos à distância.

    Consulte o guia da Ilha da Culatra.


    Ilha do Farol, Algarve

  • Ilha do Farol
  • É possível ir a pé da praia da Culatra até à praia do Farol. As duas praias encontram-se na mesma ilha, que tem nomes diferentes – é Ilha da Culatra no lado nascente e Ilha do Farol no lado poente. Este lado também tem uma comunidade piscatória, que cresceu junto a um farol do século XIX. É onde a população de Faro passa muitos dos seus dias de verão, embora também seja um destino para muita gente de Olhão, que vem no ferry. A povoação é muito pitoresca e tem restaurantes que atraem famílias. Na praia, todos tendem a ficar perto do farol. Para fugir das multidões, caminhe para leste e a praia estará muito mais tranquila.

    Consulte o guia da Ilha do Farol.