Algarve no Inverno e na Época Baixa

Onde ir nos meses mais frios no Algarve


Praia Deserta, Faro, Algarve

O Algarve é principalmente um destino de praia no verão, mas também é visitado por muitos europeus ao longo do ano, por oferecer temperaturas mais amenas e menos dias de chuva. Muitos dos que visitam na época baixa são jogadores de golfe que aproveitam para relaxar durante alguns dias em resorts, enquanto outros são surfistas em busca das ondas perfeitas, até porque o outono e o inverno são as melhores épocas para surfar na Costa Vicentina.

Os fotógrafos e os apreciadores de caminhadas também preferem a época baixa (sobretudo a primavera) para admirar as formações rochosas, as grutas e as praias sem as enchentes típicas do pico do verão e com temperaturas mais convidativas. A região possui um clima mediterrânico, com verões quentes e invernos amenos com pouca precipitação e muitas horas de sol. Os meses mais chuvosos são novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, mas também pode haver dias com muito sol e céu limpo, perfeitos para atividades ao ar livre. Se escolher o Algarve para os meses mais frios, eis onde deve ir:

    Faro, Algarve

  • Faro
  • A capital algarvia é um destino perfeito para visitar durante todo o ano, pois aqui encontra-se a maior concentração de atrações culturais do Algarve. Dentro das muralhas do centro histórico pode-se visitar a Sé do século XIII e o Museu Municipal de Faro, o museu mais importante do Algarve, que ocupa um belo convento do século XVI. Fora das muralhas fica a Igreja do Carmo, com um impressionante interior barroco em talha dourada e uma macabra e peculiar "capela dos ossos", totalmente revestida de crânios e ossos humanos. Num dia de sol, apanhe um ferry (em serviço o ano inteiro) para a Ilha Deserta, uma das ilhas do Parque Natural da Ria Formosa. Apesar de no inverno não estarem temperaturas para banhos de sol ou no mar, esta ilha é perfeita para agradáveis caminhadas, com passadiços elevados sobre as dunas que dão a volta à ilha. A visita pode terminar com uma refeição na única construção na ilha, um restaurante de madeira que usa apenas energia solar. Outro destino a não perder na região é Estói, uma pequena vila nos arredores de Faro, onde se encontram as ruínas romanas de Milreu e o Palácio de Estói, o edifício mais bonito do Algarve. Construído em 1782, é hoje uma pousada, mas as suas salas rococó e os jardins românticos inspirados em Versalhes estão abertos ao público para visitas. Poderá ainda visitar Olhão, a menos de 20 minutos de Faro, onde se encontra o maior mercado de peixe do Algarve.

    Consulte o guia de Faro.


    Loulé, Algarve

  • Loulé
  • Situada no interior, a cidade de Loulé fica a cerca de 20 minutos de Faro e é conhecida principalmente pelo seu Carnaval, um dos maiores de Portugal e que se diz ter inspirado o famoso Carnaval do Rio de Janeiro. Mas mesmo que não visite a cidade nessa altura, existem muitos outros motivos para a conhecer, incluindo um dos castelos mais bem preservados do sul de Portugal e um famoso mercado num curioso edifício neo-mourisco. Nos arredores fica um dos maiores tesouros artísticos do Algarve – a Igreja de São Lourenço, em Almancil. Esta pequena igreja, uma obra-prima da arte portuguesa e um dos melhores exemplos do barroco europeu, apresenta um interior extraordinário, totalmente coberto de azulejos azuis e brancos do século XVIII, incluindo a cúpula, única no mundo. A costa do concelho de Loulé é onde se situam os aldeamentos turísticos mais luxuosos do Algarve – a Quinta do Lago e Vale do Lobo - que atraem jogadores de golfe durante todo o ano, pelos seus campos de nível internacional.

    Consulte o guia de Loulé.


    Carvoeiro, Algarve

  • Carvoeiro
  • A vila do Carvoeiro é ideal para quem pretende apenas relaxar à beira-mar, num local que preserva muito do encanto de uma típica povoação algarvia. Embora seja bastante animada no verão, é muito tranquila no inverno, oferecendo dias de paz e sossego com sol e temperaturas agradáveis. É também o ponto de partida mais conveniente para a costa mais deslumbrante do Algarve. Fotógrafos (amadores ou profissionais), quem gosta de caminhadas ou quem simplesmente procura relaxar em belos cenários naturais, não deve perder o belíssimo percurso pedestre dos Sete Vales Suspensos, um trilho sobre falésias douradas que atravessa algumas das mais belas praias da Europa, magníficas grutas e formações rochosas, e flora mediterrânica. É uma das atividades mais inesquecíveis do Algarve, e pode ser feita a qualquer altura do ano, desde que não chova. Na zona encontra-se uma das maravilhas naturais mais visitadas de Portugal, o Algar de Benagil, que também pode ser visitado no inverno, desde que o mar não esteja muito agitado.

    Consulte o guia do Carvoeiro.


    Lagos, Algarve

  • Lagos
  • Lagos é um dos destinos mais visitados de Portugal no verão devido às suas magníficas praias bem perto do centro, entre falésias e incríveis formações rochosas douradas. No inverno, as temperaturas não convidam a fazer praia, mas pode-se sempre dar um passeio sobre as falésias da Ponta da Piedade ou ir de barco pelas formações rochosas no mar e, com sorte, avistar ainda uma comunidade de golfinhos. No centro histórico pode-se visitar o antigo Mercado de Escravos, um museu no local onde se realizou o primeiro comércio de escravos africanos na Europa. Ali bem perto fica a Igreja de Santo António, uma das mais belas igrejas do Algarve, que inclui um interessante museu que conta a história de Lagos, incluindo o papel da cidade na época das grandes navegações.

    Consulte o guia de Lagos.


    Sagres, Algarve

  • Sagres
  • Uma viagem a Lagos pode ser combinada com um passeio a Sagres, uma pequena e ventosa vila situada no extremo sudoeste da Europa que já foi conhecida como o fim do mundo. Mesmo no verão, as suas praias selvagens atraem mais surfistas do que banhistas. As ondas são ainda melhores para o surf no outono e no inverno, especialmente nas praias voltadas a oeste e que fazem parte da espetacular Costa Vicentina. Mas Sagres não é só para surfistas. Aqui encontra-se o monumento mais visitado do Algarve – a Fortaleza de Sagres. Construída pelo Infante D. Henrique em 1453 para proteger a costa sul de Portugal, acabou por inspirar o navegador a imaginar e planear novas rotas marítimas pela costa africana. A fortaleza situa-se no místico promontório de Sagres e foi classificada como Património Europeu devido ao importante papel que desempenhou na história do continente. Bem perto fica o Cabo de São Vicente, com um farol que marca o limite sudoeste da Europa.

    Consulte o guia de Sagres.


    Albufeira, Algarve

  • Albufeira
  • Albufeira é o principal destino de verão no Algarve, mas pode também ser considerada para uma escapadela romântica nos dias ensolarados de inverno. Possui excelentes resorts, com fabulosos spas com piscinas interiores e serviço de cinco estrelas, como o Pine Cliffs (um dos mais luxuosos de Portugal, dispondo de vários restaurantes e campos de golfe e ténis) e o exclusivo Vila Joya (com uma esplêndida localização à beira-mar e um restaurante premiado com duas estrelas Michelin). Não perca uma visita à Praia da Falésia para admirar a vista do topo da incrível falésia que lhe deu o nome. Se escolher a cidade para passar a última noite do ano, irá assistir a uma das maiores festas do Réveillon em Portugal, que tem lugar na praia do centro da cidade.

    Consulte o guia de Albufeira.