Loulé

Guia de turismo e das praias de Loulé, como chegar e onde ficar


Castelo de Loulé, Algarve

Embora seja uma das maiores cidades do Algarve (ultrapassando mesmo Faro em termos de população), Loulé não é um destino turístico tão concorrido quanto Albufeira, Portimão, Lagos ou Tavira, pois situa-se no interior, afastada das praias. É mais visitada em passeios de poucas horas, para se conhecer o seu famoso mercado e o castelo do século XIII. Não é um destino onde se costuma pernoitar, embora haja excelentes opções económicas de alojamento (ver abaixo).

O concelho de Loulé tem uma linha costeira a cerca de 12 quilómetros da cidade, que se estende por 13,5 quilómetros. Nela situam-se a popular Quarteira e as urbanizações de luxo da Quinta do Lago, Vale do Lobo e Vilamoura. A pequena vila de Almancil, com a sua emblemática igreja revestida de azulejos (uma das obras-primas da arte e arquitetura portuguesa), pertence também a Loulé.

No interior encontram-se pequenas aldeias que nos dão a conhecer um outro Algarve, longe do turismo de massas. Dessas aldeias, a que mais merece uma visita é Alte, considerada uma das mais belas do sul de Portugal, com as suas casas caiadas de branco com as tão características chaminés algarvias e uma pequena igreja do século XVI.

Perto de Loulé situa-se também o maior centro comercial do Algarve, o MAR Shopping. Além de lojas de conhecidas marcas nacionais e internacionais, tem um cinema, uma praça de restauração e o Designer Outlet Algarve.

O grande evento em Loulé é o seu famoso Carnaval, com três dias de festa nas ruas. Este é o maior Carnaval do Algarve e um dos mais conhecidos do país, onde todos se mascaram e assistem a desfiles de carros alegóricos ao som de muita música animada. O outro grande evento da cidade é a Noite Branca, que marca o fim do verão e tem lugar no último sábado de agosto. A população e os turistas vestem-se de branco e reúnem-se nas ruas, onde há música ao vivo.

O Que Visitar em Loulé


Museu de Loulé, Algarve

  • Castelo de Loulé
  • Todos os castelos do Algarve foram danificados ou completamente destruídos pelo grande terramoto de 1755, mas uma parte significativa do castelo de Loulé sobreviveu, tendo sido restaurada na primeira metade do século XX. Situa-se mesmo no centro da cidade e, embora a maior parte das muralhas tenha desaparecido, três torres permanecem de pé. Foi edificado no século XIII sobre uma fortificação mourisca, e na antiga residência do governador encontra-se agora um pequeno museu, que é o núcleo principal do Museu de Loulé. Expõe artefatos da região, que datam da Idade do Bronze e das ocupações romana e árabe. No interior encontra-se também a reprodução de uma cozinha medieval, e no pátio observa-se um poço e uma antiga porta da cidade. Para uma vista panorâmica sobre Loulé, suba ao topo de uma das torres. Para observar as torres de perto, dirija-se à Rua da Barbacã, uma rua outrora conhecida pelas suas oficinas onde era possível observar artesãos a trabalhar os tradicionais produtos de cobre, madeira e couro.

    Rua Dom Paio Peres Correia, 17


    Mercado de Loulé, Algarve

  • Mercado de Loulé
  • O mercado de Loulé é uma atração ainda mais conhecida e procurada que o castelo. Construído em 1908 num romântico estilo neo-mourisco, é onde os habitantes da região se abastecem de frutas, vegetais e peixe fresco, e onde os turistas podem conhecer um autêntico mercado português. Funciona de segunda-feira a sábado das 7h às 14h, sendo o sábado o dia mais importante, quando as bancas se expandem para o exterior com produtos dos agricultores locais. Também aos sábados de manhã pode visitar o “mercado cigano” ao ar livre, na zona oeste da cidade, em frente ao Convento de Santo António, na Rua de Nossa Senhora da Piedade.

    Praça da República


    Igreja Matriz de São Clemente, Loulé, Algarve

  • Igreja Matriz de São Clemente
  • Acredita-se que a principal igreja de Loulé foi construída no local de uma antiga mesquita que existiu até 1249, quando os cristãos reconquistaram o Algarve. Tem um exterior branco e simples com um portal gótico e uma torre de relógio que poderá ter sido o minarete da mesquita. É uma construção do século XIII, maioritariamente gótica, que sofreu alterações ao longo dos tempos, principalmente a partir do século XVIII, após ter sido danificada pelo terramoto de 1755. O retábulo em talha dourada e as esculturas no interior são também do século XVIII, e refletem o estilo barroco da época. Uma das capelas laterais é um exemplo do estilo manuelino do século XVI. A igreja foi dedicada a São Clemente, pois a cidade foi reconquistada aos mouros no dia do santo, a 23 de Novembro. Normalmente encontra-se aberta ao público de manhã (até ao meio-dia) e fecha às segundas-feiras.

    Largo Batalhão Sapadores Caminhos de Ferro


    Igreja de São Lourenço, Almancil, Algarve

  • Igreja de São Lourenço
  • A Igreja de São Lourenço, situada em Almancil, a apenas dez minutos de carro de Loulé, é de visita obrigatória. Embora não seja muito grande e tenha um exterior simples, o seu interior esconde um dos tesouros artísticos mais impressionantes de Portugal. Está totalmente coberta por painéis de azulejos barrocos azuis e brancos, do século XVIII, que ilustram cenas da vida de São Lourenço. Os azulejos até cobrem a cúpula, única no mundo.

    Consulte o guia da Igreja de São Lourenço.


    Ermida de Nossa Senhora da Conceição, Loulé, Algarve

  • Ermida de Nossa Senhora da Conceição
  • Situada a poucos metros da entrada do castelo, esta pequena capela foi mandada construir em meados do século XVII pelo rei D. João IV, para comemorar o fim da União Ibérica e a independência de Portugal. Foi dedicada a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal. Restaurada em 2007, o seu interior é revestido por painéis de azulejos barrocos que retratam cenas da vida da Virgem. O retábulo em talha dourada apresenta ao centro a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

    Rua Dom Paio Peres Correia, 22


    Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, Loulé, Algarve

  • Igreja da Ordem Terceira de São Francisco
  • Esta igreja com uma pequena cúpula costuma estar fechada, mas se por acaso a encontrar aberta, vale a pena entrar para admirar o notável retábulo em talha dourada do século XVIII.

    Largo São Francisco, 51


    Santuário de Nossa Senhora da Piedade, Loulé, Algarve

  • Santuário de Nossa Senhora da Piedade
  • Do centro de Loulé, avista-se este santuário que mais parece uma nave espacial. Data do século XVI e tem uma capela do século XVIII, mas a maior parte do edifício foi erguida em meados do século XX. Não é uma grande atração turística, mas é o santuário mariano mais importante do sul de Portugal. Localiza-se no alto de um cerro, a que os peregrinos normalmente chegam a pé. Mesmo que não seja devoto, vale a pena a visita pela vista de Loulé e arredores.

    Rua Padre José António Nobre Duarte


    Praias em Loulé


    As praias da região de Loulé caracterizam-se pela qualidade e segurança, como comprova a Bandeira Azul, e oferecem acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Elas são:

    Praia da Quinta do Lago, Loulé, Algarve

  • Praia da Quinta do Lago
  • A Quinta do Lago é uma das urbanizações mais exclusivas e luxuosas do Algarve e a sua praia é a melhor da região de Loulé (a cidade fica a cerca de 20 minutos de carro). É frequentada maioritariamente pelos turistas que se hospedam nos hotéis de luxo e jogam golfe nos campos de nível internacional. A praia faz parte do Parque Natural da Ria Formosa e para chegar ao areal tem de se atravessar uma ponte pedonal. Nunca se encontra lotada, por isso, se procura tranquilidade e sossego, esta é a sua praia. Os mais ativos podem alugar jet skis, caiaques e stand-up paddleboards, e para quem gosta de caminhadas pela natureza, existe um trilho que começa junto ao parque de estacionamento e passa por sapais, lagunas e pinhais, na companhia de diferentes espécies de aves.

    Consulte o guia da Quinta do Lago.


    Praia de Vale do Lobo, Loulé, Algarve

  • Praia de Vale do Lobo
  • Vale do Lobo é outra urbanização de luxo, com grandes vivendas, algumas delas propriedades de ricos e famosos. A sua bela praia, rodeada de falésias vermelhas, atrai também os turistas mais abastados, mas é um pouco mais acessível que a Quinta do Lago. Acima da praia situam-se vários restaurantes e bares, muitos deles com animação ao vivo no verão.

    Consulte o guia da Praia de Vale do Lobo.


    Praia de Loulé Velho, Loulé, Algarve

  • Praia de Loulé Velho
  • Embora seja uma praia muito concorrida pelos louletanos, nunca fica lotada, pois os turistas preferem as praias vizinhas de Vale do Lobo e Quinta do Lago. É muito tranquila e possui uma paisagem natural de dunas e um pinhal onde as famílias aproveitam a sombra para fazer piqueniques. Tem um passadiço sobre as dunas que vai do parque de estacionamento até à praia e um restaurante. Além de espreguiçadeiras e colmos, pode-se alugar equipamento para stand-up paddleboarding. Quando o mar permite, é possível mergulhar e observar vestígios submersos de uma povoação cartaginesa. Por vezes, quando o mar arrasta a areia, também são revelados vestígios de antigos tanques romanos de salga de peixe.

    Consulte o guia da Praia de Loulé Velho.


    Praia de Vilamoura, Loulé, Algarve

  • Praia de Vilamoura
  • Situado a 20 minutos de carro do centro de Loulé, Vilamoura é dos mais famosos destinos turísticos do Algarve. A praia estende-se por cerca de um quilómetro, mas costuma ficar lotada nos meses de julho e agosto (encontrará mais espaço e sossego se caminhar para a esquerda). Tem águas relativamente calmas e um bar trendy, e a uma curta distância a pé encontra-se a maior marina de Portugal, rodeada de bares e restaurantes.

    Consulte o guia da Vilamoura.


    Praia da Quarteira, Loulé, Algarve

  • Praia da Quarteira
  • Quarteira é a alternativa mais económica às luxuosas urbanizações da Quinta do Lago, Vale do Lobo e Vilamoura. É muito procurada por famílias portuguesas, e a praia costuma ficar completamente lotada em julho e agosto. Além dos preços mais baixos, tem a vantagem de ter tudo por perto – hotéis, apartamentos, e um passeio marítimo com restaurantes, lojas, equipamento de fitness e parques infantis.

    Consulte o guia da Quarteira.


    Praia do Almargem, Loulé, Algarve

  • Praia do Almargem
  • Apesar de se situar junto a Quarteira, a paisagem desta praia não inclui prédios altos. É uma praia muito tranquila, com um pinhal e uma lagoa. Tem espreguiçadeiras, camas e colmos para alugar, assim como equipamento para desportos aquáticos. Para refeições, existe um bom restaurante de peixe grelhado com esplanada e vista de mar.

    Consulte o guia da Praia do Almargem.


    Praia do Ancão, Loulé, Algarve

  • Praia do Ancão
  • Por oferecer tranquilidade e privacidade, a Praia do Ancão é uma das preferidas das celebridades portuguesas. Situada junto à Quinta do Lago e não muito longe de Quarteira, é ideal para quem quer escapar às multidões de turistas. Longos passadiços, que se estendem até à Quinta do Lago, protegem a paisagem natural de dunas e oferecem a oportunidade de se avistar camaleões, lontras e diferentes espécies de aves. Existem dois restaurantes muito recomendados nas dunas junto à praia, para refeições com vista para o mar.

    Consulte o guia da Praia do Ancão.


    Praia do Garrão, Loulé, Algarve

  • Praia do Garrão
  • A Praia do Garrão divide-se em Garrão-Nascente e Garrão-Poente e estende-se por cerca de um quilómetro. A nascente a paisagem é caracterizada por dunas com uma grande variedade de flora e a poente por arribas cobertas de pinheiros. É frequentada maioritariamente pelos hóspedes dos hotéis de luxo dos arredores, mas os restaurantes à beira-mar também atraem quem vive na região.

    Consulte o guia da Praia do Garrão.


    Como chegar a Loulé


    De carro: Loulé fica a cerca de 25 minutos de Faro, a 20 minutos de Vilamoura, a 15 minutos de Quarteira e a cerca de meia hora de Albufeira. Para saber como chegar às praias, consulte os guias de cada praia.

    De transportes públicos: Apesar de ser uma das maiores cidades do Algarve, Loulé não tem uma estação de comboios no centro. A mais próxima tem o nome de Loulé mas encontra-se a cerca de cinco quilómetros a sul. Os comboios da linha regional do Algarve passam por aqui várias vezes ao dia (de Faro demoram apenas 16 minutos), mas para se chegar ao centro da cidade, onde se encontram as atrações turísticas, tem de se apanhar um táxi ou Uber. O autocarro é uma melhor alternativa ao comboio. O número 59 da Vamus parte de Faro várias vezes ao dia (com menos frequência aos fins de semana e feriados), em intervalos irregulares, e chega a Loulé cerca de quarenta minutos depois. O número 87 circula entre Quarteira e Loulé em trinta minutos. Também há um autocarro de Albufeira (o número 10), mas circula poucas vezes ao dia, por isso não é recomendado para quem quer ir a Loulé e regressar a Albufeira no mesmo dia. A estação rodoviária de Loulé é muito central, situando-se a apenas 5 minutos a pé do mercado e do castelo.

    Hotéis em Loulé


    Loulé Jardim Hotel, Algarve

    Loulé Jardim Hotel

    Esta é a melhor opção para quem quer ficar hospedado no centro de Loulé. É muito recomendada, não apenas pela localização central, mas também pela boa relação qualidade-preço, limpeza e simpatia dos funcionários. Tem uma piscina no topo para os dias mais quentes, enquanto nos meses mais frios, o lounge com lareira é perfeito para relaxar. Os quartos estão decorados em estilo contemporâneo e com cores claras. O castelo fica a apenas 5 minutos a pé.

    CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Loulé Jardim Hotel


    Downtown Loulé Prestige, Algarve

    Downtown Loulé Prestige

    Ao entrar no edifício onde se localiza esta propriedade, não se imagina o interior esmerado que nos espera. Situado junto ao mercado, é um alojamento económico, mas com uma decoração cuidada, equiparável aos melhores hotéis-boutique de cinco estrelas. É recomendado para casais, dispondo apenas de seis quartos, quatro deles com varanda. Alguns têm uma banheira junto à cama, permitindo relaxar enquanto se vê as séries preferidas na Netflix.

    CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Downtown Loulé Prestige


    Casa Beny 1897 Guesthouse, Algarve

    Casa Beny 1897 Guesthouse

    Localizada perto do castelo, esta propriedade situa-se num edifício de finais do século XIX e recria o ambiente da época através da decoração clássica dos quartos. Os tetos de estuque foram preservados, assim como o chão de madeira e os murais. Dispõe de cozinha partilhada e um terraço com vista para as torres do castelo.

    CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Casa Beny 1897 Guesthouse


    aleixomor’Aqui, Algarve

    aleixomor’Aqui

    Esta é outra propriedade muito recomendada pela localização central e um interior bem decorado. Está dividida em estúdio e suítes, e no exterior tem uma pequena piscina.

    CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: aleixomor’Aqui


    Loulé Coreto Guesthouse, Algarve

    Loulé Coreto Guesthouse

    Situada a apenas 5 minutos a pé do mercado, esta guesthouse oferece uma boa relação qualidade-preço. Tem quartos duplos com casas de banho privativas e quartos twin com casas de banho partilhadas. Todos são confortáveis, limpos e decorados com imagens de Loulé.

    CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Loulé Coreto Guesthouse