O Algarve foi considerado o melhor destino de praia do mundo nos World Travel Awards e é fácil perceber porquê – é para todos os bolsos e todos os gostos, não fica numa zona remota do planeta, e tem algumas das melhores praias da Europa, a maioria delas ostentando a Bandeira Azul, significando qualidade ambiental e segurança. A sua costa é uma extensão quase ininterrupta de areia e falésias, começando na extremidade sudoeste da Europa e terminando na fronteira com Espanha, a cerca de 200 quilómetros. A oeste, o litoral é caracterizado por falésias e grutas espectaculares e por formações rochosas douradas esculpidas pelo mar, enquanto a leste a paisagem é plana, com dunas, sapais e ilhas arenosas. Estas ilhas fazem parte do Parque Natural da Ria Formosa, que protege a vida selvagem e a costa de desordenamento.
O clima é mediterrânico e a região tem o maior número de horas de sol na Europa. No verão, pode-se contar com céu azul e temperaturas altas (a média é de 27C). Naturalmente, a água depende das correntes e das marés, mas a sua temperatura já não é tão mediterrânica, atingindo em média os 21C em julho e agosto.
As águas mais calmas costumam encontrar-se a leste, enquanto a costa oeste (a chamada Costa Vicentina) oferece ondas para surf e outros desportos aquáticos. Onde quer que esteja, nunca estará longe de uma pequena enseada com águas cristalinas, e descobrir uma praia “secreta” deve fazer parte de qualquer experiência algarvia. Estas encontram-se sobretudo em passeios de barco, pois muitas maravilhosas enseadas e grutas são acessíveis apenas pelo mar.
Há, de facto, praias para todos – para famílias, para naturistas, para os casais mais românticos de todas as orientações sexuais, ou para surfar. As principais cidades costeiras são Albufeira, Lagos, Portimão, Sagres e Tavira. Estas têm praias a uma curta distância do centro ou serviços de ferries regulares para as ilhas.
Como Escolher a Praia Perfeita no Algarve
Existem mais de 150 praias no Algarve. Qual delas escolher depende de vários fatores – quer simplesmente relaxar à beira-mar, surfar, apanhar sol sem o fato de banho?... Tem carro ou está dependente dos transportes públicos? Albufeira, Portimão e Carvoeiro, no centro da região, são onde grande parte dos turistas prefere ficar, pois é onde há resorts para famílias, parques aquáticos e uma vida noturna animada. Quem procura apenas uns dias de sol e praia, é aqui que deve ficar. Como alternativa a Albufeira, muitos jovens e casais escolhem Lagos, a oeste. É uma cidade relativamente pequena e não tem grandes resorts, mas as suas praias são das mais bonitas e românticas de Portugal. Mais a oeste fica a Costa Vicentina, uma costa perfeitamente selvagem. As praias aqui são um paraíso para surfistas, naturistas, campistas e hippies, mas a oferta de alojamento é limitada. A zona leste do Algarve tem cidades e vilas piscatórias encantadoras, e as principais praias encontram-se nas ilhas do Parque Natural da Ria Formosa. Estas são para os que procuram paz e sossego, e que preferem imaculadas paisagens naturais. Para não perder as melhores praias, veja a lista das 50 melhores praias do Algarve.
Como chegar às praias do Algarve
Ficando nas principais cidades, é possível caminhar até várias e excelentes praias. No entanto, para visitar muitas das melhores (incluindo as que têm as grutas mais emblemáticas na zona de Lagoa e Carvoeiro, e sobretudo as da Costa Vicentina) é preciso carro. Os transportes públicos não passam pelas praias nas zonas mais afastadas das grandes povoações. Recomenda-se sempre que explore a costa de carro. Se estiver hospedado no sotavento (entre Faro e Tavira), pode utilizar os ferries para chegar às praias. Na verdade, nesta zona do Algarve não é necessário ter carro para visitar as praias, já que as ilhas não têm acesso rodoviário.
A época balnear no Algarve
A época balnear no Algarve é entre junho e setembro, mas o tempo costuma estar suficientemente agradável para um dia de praia já em abril e até outubro. No entanto, fora da época balnear oficial, não há vigilância de nadadores-salvadores. A época alta são os meses de julho e agosto, quando os portugueses de férias se juntam aos turistas estrangeiros. Se quer evitar as multidões mas ter umas boas férias ao sol, visite no final de junho ou início de setembro.
Segurança nas praias do Algarve
As marés e as correntes mudam constantemente, sendo possível nadar em águas calmas num dia e ter um mar bastante agitado no outro. Isto significa que se deve ter sempre atenção às bandeiras na praia – vá a banhos apenas quando está bandeira verde, molhe só os pés com a bandeira amarela, e mantenha-se afastado do mar com a bandeira vermelha. No entanto, apenas as praias vigiadas têm bandeiras. Evite nadar em praias sem vigilância. As condições são avaliadas ao longo do dia, e os banhistas devem respeitar as indicações dos nadadores-salvadores. Não assuma que um belo dia de sol significa que se pode nadar em segurança no mar. Agueiros podem surgir até nos dias mais calmos. Também há que ter cuidado com as rochas submersas. A Costa Vicentina tem as correntes mais fortes, por isso aqui os banhistas mais jovens ou quem não sabe nadar devem evitar o mar.
Praias Mais Bonitas: Praia do Camilo (Lagos), Praia da Dona Ana (Lagos), Praia dos Pinheiros (Lagos), Praia da Marinha (Lagoa), Praia de São Rafael (Albufeira), Praia da Falésia (Albufeira), Praia dos Arrifes (Albufeira), Prainha (Alvor), Praia de João de Arens (Alvor), Praia da Fuseta (Olhão)
Praias Mais Extensas: Praia da Rocha (Portimão), Ilha de Cabanas de Tavira (Tavira), Praia de Alvor (Alvor), Ilha da Armona (Olhão), Ilha da Culatra (Faro), Praia da Bordeira (Costa Vicentina), Praia de Vale Figueiras (Costa Vicentina)
Praias Românticas: Praia de Cacela Velha (Cacela Velha), Praia dos Pinheiros (Lagos), Prainha (Alvor), Praia de João de Arens (Alvor), Praia do Submarino (Alvor), Praia de São Rafael (Albufeira), Praia dos Arrifes (Albufeira), Praia do Ninho de Andorinha (Albufeira), Ilha Deserta (Faro), Praia do Barril (Tavira), Praia de Boião (Portimão), Praia do Carvalho (Lagoa), Praia do Barranco (Sagres), Praia da Quinta do Lago (Quinta do Lago), Praia da Fuseta (Olhão)
Praias com Hotéis com Vista para o Mar: Praia da Rocha (Portimão), Praia de Vilamoura (Vilamoura), Praia da Falésia (Albufeira), Praia dos Salgados (Albufeira), Praia do Peneco (Albufeira), Praia da Oura (Albufeira), Praia da Senhora da Rocha (Lagoa), Praia da Dona Ana (Lagos)
Praias com Bares e Animação: Praia da Rocha (Portimão), Praia da Oura (Albufeira), Praia da Rocha Baixinha (Albufeira)
Praias para Famílias: Praia da Manta Rota (Manta Rota), Praia da Luz (Lagos), Meia Praia (Lagos), Praia dos Salgados (Albufeira), Praia de Santa Eulália (Albufeira), Ilha do Farol (Faro), Praia da Ilha de Tavira (Tavira), Praia do Barril (Tavira), Praia dos Três Irmãos (Alvor), Praia da Rocha (Portimão), Praia de Odeceixe (Costa Vicentina), Praia do Martinhal (Sagres), Praia de Salema (Sagres)
Praias para Desportos Aquáticos: Praia da Arrifana (Costa Vicentina), Praia da Bordeira (Costa Vicentina), Praia do Amado (Costa Vicentina), Praia do Castelejo (Costa Vicentina), Praia do Martinhal (Sagres), Praia do Beliche (Sagres), Praia do Zavial (Sagres), Praia de Porto de Mós (Lagos), Ilha de Faro (Faro)
Praias Calmas ou Desertas: Ilha Deserta (Faro), Ilha da Culatra (Faro), Ilha da Armona (Olhão), Praia do Homem Nu (Tavira), Praia do Submarino (Alvor), Praia da Barriga (Costa Vicentina), Praia da Murração (Costa Vicentina)