Costa Vicentina

Guia de turismo e das praias na Costa Vicentina, como chegar e onde ficar


Costa Vicentina, Algarve

A Costa Vicentina é a última costa praticamente selvagem na Europa. Fica no extremo sudoeste do continente, na costa oeste do Algarve, e estende-se por cerca de sessenta quilómetros, tornando-se mais selvagem à medida que se avança para norte. É uma zona protegida, com praias imaculadas e reservas naturais, e uma paisagem deslumbrante de falésias escarpadas, promontórios acidentados, altos penedos e dunas moldadas pelo vento. A fauna é constituída maioritariamente por águias e cegonhas. Aqui não existem resorts junto ao mar, nem grandes hotéis ou cidades, apenas pequenas e encantadoras vilas e aldeias, como Vila do Bispo, Aljezur e Carrapateira. É principalmente um destino de surfistas, hippies, naturistas e de quem procura uma experiência relaxante na praia, longe das multidões do centro e litoral sul algarvio. Esta é das poucas costas europeias que têm resistido ao turismo de massas.

Costa Vicentina, Portugal

Praticamente todas as praias são extensas e abrigadas por grandes falésias. Muitas são remotas e praticamente desertas, e por isso convidativas à prática de naturismo. São também procuradas pelas suas ondas perfeitas para surf. Embora os destinos de surf mais conhecidos de Portugal sejam a Nazaré e a Ericeira, no centro do país, muitos surfistas preferem a Costa Vicentina, por ser mais tranquila e, para muitos, ter uma paisagem ainda mais impressionante. É por isso frequente haver muitas autocaravanas com matrículas de vários países da Europa espalhadas pela costa. Por serem praias selvagens, a maioria das praias da Costa Vicentina não tem qualquer tipo de equipamento de apoio. Algumas nem sequer têm vigilância de nadadores-salvadores, por isso há que ter muito cuidado no mar. Tenha atenção às correntes e, se não for surfista, não se afaste muito da beira da água. Se gosta de mergulhar e de nadar, opte pelas praias da costa sul do Algarve, onde o mar é mais calmo.

Igreja de Vila do Bispo, Costa Vicentina, Algarve

O microclima desta região faz com que o céu esteja frequentemente nublado e a temperatura seja ligeiramente mais baixa, mesmo nos meses de julho e agosto, quando noutras partes do Algarve faz sol e calor. No entanto, a parte norte da Costa Vicentina, entre a Arrifana e Odeceixe, é um pouco mais quente e menos ventosa do que o sul. A norte começa (ou termina) o Alentejo, cujo litoral é semelhante ao da Costa Vicentina. Juntas, a costa alentejana e a Costa Vicentina formam um percurso turístico chamado de Rota Vicentina e constituem o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. No total, o parque cobre mais de cem quilómetros, de Porto Covo, no Alentejo, a Burgau, no Algarve. Este é o único local do mundo onde as cegonhas nidificam em penhascos junto ao mar e um dos últimos locais da Europa onde é possível avistar lontras em habitat marinho.
Abaixo damos a conhecer as principais praias, mas existem mais de trinta, que podem ser descobertas pelos mais aventureiros, saindo das estradas principais e seguindo caminhos de terra batida, pelas falésias.

Praias na Costa Vicentina


    Praia da Amoreira, Algarve

  • Praia da Amoreira
  • Considerada a praia mais bonita da Costa Vicentina, é aqui que o rio Aljezur se junta ao Atlântico. As águas calmas e pouco profundas do rio atraem as famílias com crianças e as ondas do oceano são perfeitas para os surfistas. É uma praia grande, delimitada a norte e a sul por arribas, e a este por dunas, oferecendo bastante espaço para todos. Um passadiço no topo da falésia no lado sul oferece uma vista panorâmica da praia e dos vales verdejantes circundantes.

    Consulte o guia da Praia da Amoreira.


    Praia da Arrifana, Algarve

  • Praia da Arrifana
  • Esta é a principal praia de surf da Costa Vicentina e também um dos destinos mais procurados para essa prática desportiva em Portugal. Embora a época balnear oficial seja entre junho e setembro, a Arrifana é visitada durante todo o ano, sobretudo no outono, quando se encontram as melhores ondas para surfar. O areal é estreito, mas relativamente longo, cercado por arribas escuras e íngremes. As vistas do topo são de tirar a respiração.

    Consulte o guia da Praia da Arrifana.


    Praia da Bordeira, Algarve

  • Praia da Bordeira
  • A Praia da Bordeira, também conhecida por Praia da Carrapateira, é a maior praia da Costa Vicentina. Até há relativamente pouco tempo era frequentada maioritariamente por pescadores e naturistas, mas atualmente é preferida pelas famílias portuguesas e surfistas. É uma praia muito ampla, com uma grande extensão de dunas e um belo cenário natural que convida a longas caminhadas à beira-mar. No miradouro situado na extremidade sul pode-se admirar uma deslumbrante vista panorâmica.

    Consulte o guia da Praia da Bordeira.


    Praia do Amado, Algarve

  • Praia do Amado
  • A Praia do Amado é onde se realizam competições nacionais e internacionais de surf, atraindo por isso surfistas profissionais. No entanto, tal como a Praia da Arrifana, é recomendada tanto para os mais avançados como para os iniciantes. É também frequentada por famílias portuguesas, mas recebe poucos turistas estrangeiros. Nos fins de semana de verão, costuma ser a praia mais concorrida da Costa Vicentina. Rodeada de falésias e vales verdejantes, está ligada à Praia da Bordeira, a norte, por um trilho nas falésias.

    Consulte o guia da Praia do Amado.


    Praia de Monte Clérigo, Algarve

  • Praia de Monte Clérigo
  • Enquanto outras praias da região são quase desertas e têm um ambiente selvagem, esta é relativamente concorrida e animada no verão. Preserva dunas e uma paisagem natural, tendo apenas uma pequena povoação no lado sul. É frequentada por quem vive nos arredores e por surfistas. Porque o acesso não envolve descer falésias, é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

    Consulte o guia da Praia de Monte Clérigo.


    Praia de Vale Figueiras, Algarve

  • Praia de Vale Figueiras
  • É uma praia bastante grande e na maré baixa quase triplica de tamanho, uma vez que é possível contornar as arribas a norte e ter acesso a uma maior extensão de areia. Esta parte norte é procurada por naturistas, que aqui encontram mais privacidade. A parte principal, no entanto, tornou-se uma das preferidas das famílias portuguesas e é especialmente frequentada pelas suas condições perfeitas para a prática de surf. A bela paisagem de falésias altas e pequenas formações rochosas convida a longas caminhadas à beira-mar.

    Consulte o guia da Praia de Vale Figueiras.


    Praia do Castelejo, Algarve

  • Praia do Castelejo
  • Em tempos foi uma praia secreta, mas é atualmente um dos principais destinos para surf no Algarve. É também uma praia conhecida pela sua beleza natural, que inclui as falésias mais altas da costa algarvia e uma peculiar formação rochosa no mar que faz lembrar um castelo. O miradouro no topo da falésia é imperdível, oferecendo uma magnífica vista da costa. Existe uma escola de surf na praia, com aulas e equipamento para alugar, e também um restaurante para refeições com vista para o mar.

    Consulte o guia da Praia do Castelejo.


    Praia da Cordoama, Algarve

  • Praia da Cordoama
  • Localizada a norte da Praia do Castelejo, esta praia atrai também um grande número de surfistas. No verão, tem uma escola de surf onde se aluga equipamento. Mas é também ideal para apreciadores da natureza, oferecendo a possibilidade de longas caminhadas à beira-mar, tendo como cenário uma impressionante paisagem selvagem. Não perca o miradouro no topo das falésias. As altas falésias são ideais para a prática de parapente, e a extremidade norte oferece bastante privacidade, sendo por isso a escolha dos naturistas.

    Consulte o guia da Praia da Cordoama.


    Praia da Barriga, Algarve

  • Praia da Barriga
  • Durante a maré baixa, é possível caminhar das praias do Castelejo e Cordoama até esta praia, situada a norte de ambas. Dependendo também das marés, pode-se chegar ao outro lado da falésia na extremidade norte e encontrar umas imponentes formações rochosas no areal. Está quase sempre deserta, exceto quando as escolas de surf a visitam em alternativa às praias do Castelejo e da Cordoama. A prática de naturismo também é habitual. Quando não está acessível a partir das praias vizinhas, ou para quem não aprecia longas caminhadas, o acesso pode ser feito através de uma estrada de terra batida.

    Consulte o guia da Praia da Barriga.


    Praia da Murração, Algarve

  • Praia da Murração
  • O acesso à praia mais remota da Costa Vicentina é feito através de uma estrada de terra batida que se prolonga por vários quilómetros (e nem sempre em bom estado). Por isso, poucas pessoas vêm até aqui, sendo a maioria naturistas, campistas e algumas famílias que aproveitam o espaço livre para as crianças e os cães correrem à vontade. As ondas são muito semelhantes às das outras praias na região, ou seja, perfeitas para o surf. As correntes são fortes, por isso, se não for surfista, o melhor é ficar apenas pela beira-mar. É uma praia para apanhar sol em paz e sossego, na companhia de uma magnífica paisagem selvagem.

    Consulte o guia da Praia da Murração.


    Praia do Vale dos Homens, Algarve

  • Praia do Vale dos Homens
  • Devido à sua localização remota, numa zona com pouco mais do que pinhais e campos agrícolas, esta é uma das praias menos conhecidas e menos visitadas da Costa Vicentina. Delimitada a norte e a sul por falésias de xisto, é uma praia bastante estreita e o seu areal praticamente desaparece na maré alta. Várias rochas formam piscinas naturais, podendo-se admirar fauna marinha como estrelas-do-mar e caranguejos. Na extremidade norte, as grandes formações rochosas proporcionam privacidade aos naturistas.

    Consulte o guia da Praia do Vale dos Homens.


    Praia de Odeceixe, Algarve

  • Praia de Odeceixe
  • Os portugueses votaram e a Praia de Odeceixe foi considerada uma das sete maravilhas de Portugal, na categoria de “praia de arribas”, em 2012. Esta eleição fez dela a praia mais famosa da Costa Vicentina, e tem atraído cada vez mais visitantes, principalmente famílias portuguesas e surfistas. As crianças podem brincar em segurança nas águas do rio Seixe, nas partes norte e leste da praia, enquanto os surfistas apanham as ondas no Atlântico. Há belas vistas do topo das arribas.

    Consulte o guia da Praia de Odeceixe.


    Praia das Adegas, Algarve

  • Praia das Adegas
  • Esta é a única praia oficialmente naturista na Costa Vicentina, embora o naturismo seja tolerado e até bastante comum em grande parte da costa. Situada mesmo ao lado da famosa Praia de Odeceixe, o seu acesso é feito através de uma longa escadaria de madeira que desce uma íngreme falésia. Apesar de o mar ser bastante agitado e pouco convidativo a mergulhos, a praia é perfeita para relaxar ao sol sem fato de banho.

    Consulte o guia da Praia das Adegas.

Como chegar à Costa Vicentina


De carro, de Lisboa: O trajeto mais direto de Lisboa à Costa Vicentina (Odeceixe) é pela A2 e depois pelo IP8, pela A26 e N120. A viagem dura cerca de 2h40m. Para Aljezur, continue pela N120 por mais quinze minutos.

De carro, do Porto: O melhor trajeto do Porto para a Costa Vicentina (Odeceixe) é pela A1, A2 e depois seguir pelo IP8, A26 e N120. A viagem demora cerca de 5 horas. Para Aljezur, continue pela N120 por mais quinze minutos.

De carro, do Algarve: Das principais cidades algarvias (Faro, Albufeira, Portimão e Lagos), siga para leste em direção a Sagres, depois para norte, pela estrada N268, que atravessa Vila do Bispo e Carrapateira. Continuando para norte, a estrada passa a ser a N120, que vai até às localidades de Aljezur e Odeceixe. Existem indicações para a maioria das praias a partir destas localidades.

Portagens: Faça a simulação das portagens em infraestruturasdeportugal.pt. Se não tiver identificador eletrónico, pode fazer o pagamento das portagens eletrónicas nos CTT, num agente Payshop, em ascendi.pt ou em pagamentodeportagens.pt.

De transportes públicos: A Costa Vicentina é tão remota, que praticamente não existem transportes públicos. A melhor opção será apanhar o autocarro expresso para Odeceixe ou Aljezur. No entanto, irá precisar de automóvel para chegar às praias.

Autocarro de Lisboa: Na capital pode apanhar o autocarro expresso em Sete Rios para Odeceixe, Aljezur e Sagres. Consulte o site da Rede Expressos para horários e preços.

Autocarro do Porto: Os autocarros partem do terminal Campo 24 de Agosto e normalmente há que fazer uma ligação no terminal de Sete Rios em Lisboa para Odeceixe, Aljezur ou Sagres. Consulte o site da Rede Expressos para horários e preços.

Autocarro do Algarve: O autocarro 79 da Vamus faz o percurso entre Lagos e Odeceixe, com paragem em Aljezur. No entanto, circula apenas nos dias úteis e três vezes ao dia no verão, e não pára perto das praias.


Hotéis na Costa Vicentina


Praia do Canal Nature Resort, Algarve

Praia do Canal Nature Resort

O único alojamento de 5 estrelas na Costa Vicentina abriu em 2022 e fica a cerca de 15 minutos do centro de Aljezur. Tem o nome de uma praia de calhaus nas proximidades (a cerca de 4 quilómetros), enquanto as praias arenosas mais próximas são a Praia de Vale Figueiras e a Praia da Arrifana. Possui 56 quartos e suítes, três restaurantes e bares, spa e vista para a costa. Cada quarto e suíte inclui varanda ou terraço espaçoso e acesso a um jardim. Um dos restaurantes serve cozinha regional com ingredientes locais e frescos. A piscina exterior é aquecida e inclui serviço de bar no verão. Há outra piscina no interior, no spa. As áreas comuns estão decoradas com uma coleção de arte, enquanto os quartos apresentam um design minimalista, com mobiliário português e materiais locais.

CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Praia do Canal Nature Resort


Monte da Vilarinha, Algarve

Monte da Vilarinha

Envolvido pela paisagem tranquila do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o Monte da Vilarinha situa-se a quinze minutos das praias do Amado e da Bordeira. É um local tranquilo, ideal para relaxar, com quartos duplos luminosos, apartamentos e chalés construídos com materiais tradicionais da região. Os interiores são contemporâneos e os chalés possuem entre um e três quartos. Tem piscina e parque infantil, sendo perfeito para casais e famílias.

CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Monte da Vilarinha


Aldeia da Pedralva, Algarve

Aldeia da Pedralva

A meio caminho entre a Carrapateira e Vila do Bispo, a aldeia de Pedralva, que já esteve abandonada e em ruínas, foi recuperada e aberta ao turismo. Após uma cuidadosa renovação, as casas típicas estão totalmente equipadas para receber quem deseja explorar as praias selvagens da Costa Vicentina ou relaxar em paz e sossego no campo. É composta por 24 casas caiadas de branco, que possuem entre um e quatro quartos, e muitos deles têm pátios. Os interiores misturam o contemporâneo e o tradicional, enquanto os exteriores preservam a arquitetura original. As praias do Amado e da Murração são as mais próximas, a cerca de quinze e vinte minutos, respetivamente. Todos os hóspedes têm acesso à piscina sazonal e há também um restaurante. Não se surpreenda se se cruzar com ovelhas, burros e galinhas que passeiam livremente pelas ruas da aldeia.

CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Aldeia da Pedralva


Memmo Baleeira, Algarve

Memmo Baleeira

Junto ao promontório de Sagres, este é um hotel-design bem situado para explorar as praias mais a sul da Costa Vicentina, como a do Castelejo, da Cordoama, da Barriga e da Murração. Possui 144 quartos e suítes, muitos deles com vista para o mar. Oferece também uma piscina exterior com mais vistas e uma piscina interior aquecida, spa, ginásio e restaurante de inspiração mediterrânica. Organiza várias atividades, como yoga, surf e passeios de barco.

CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Memmo Baleeira


Casas do Moinho, Algarve

Casas do Moinho

Esta propriedade é composta por casas típicas situadas no centro da encantadora vila de Odeceixe, a poucos passos de um emblemático moinho. Ao todo são nove casas, que foram totalmente recuperadas, mantendo a traça original. Os interiores, no entanto, são contemporâneos e oferecem os confortos modernos. Dispõe de uma agradável piscina exterior e organiza atividades como passeios de bicicleta e caminhadas pela natureza. As praias de Odeceixe e das Adegas ficam a dez minutos de carro.

CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Casas do Moinho


Herdade Monte do Sol, Algarve

Herdade Monte do Sol

Esta herdade situa-se a menos de dez minutos de carro da Praia da Arrifana e é muito recomendada. É composta por cinco vivendas totalmente equipadas e com terraços privativos. Dispõe de piscina exterior e oferece uma bela vista do campo, com cavalos e gado. Também é possível alugar equipamento de surf.

CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Herdade Monte do Sol


Vicentina Hotel, Algarve

Vicentina Hotel

Este é o principal hotel de Aljezur e situa-se a uma curta distância de várias praias da região. As mais próximas são as de Monte Clérigo e da Amoreira, a cerca de dez e quinze minutos, respetivamente. O hotel divide-se em quartos duplos, estúdios e apartamentos de um quarto, e ainda um restaurante e piscina exterior.

CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Vicentina Hotel


Hotel Mira Sagres, Algarve

Hotel Mira Sagres

A localização, no centro de Vila do Bispo, é muito conveniente para explorar as praias da região, como a do Castelejo, da Cordoama, da Barriga e da Murração. Oferece quartos duplos e twin, alguns deles com terraço. Embora não tenha restaurante, serve pequeno-almoço e oferece uma piscina interior e um spa.

CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Hotel Mira Sagres


Pure Flor de Esteva, Algarve

Pure Flor de Esteva

Situada em Vila do Bispo, a menos de vinte minutos das praias do Castelejo, da Cordoama, da Barriga e da Murração, esta propriedade é muito recomendada. Os quartos estão bem decorados em estilo minimalista. Serve um bom pequeno-almoço e os hóspedes podem preparar as suas refeições na cozinha partilhada.

CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Pure Flor de Esteva


Pure Fonte Velha B&B, Algarve

Pure Fonte Velha B&B

Situada também em Vila do Bispo, esta propriedade tem uma boa relação qualidade-preço e dispõe de quartos duplos, um estúdio, uma suíte e um loft, todos decorados num estilo elegante e contemporâneo. A cozinha partilhada está totalmente equipada e há ainda um lounge para relaxar depois de um dia a explorar as praias da região.

CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Pure Fonte Velha B&B


Monte Velho Retreat Center, Algarve

Monte Velho Retreat Center

Este hotel é para quem procura tranquilidade no campo mas próximo da praia. Situado a cerca de dez minutos da Praia da Bordeira, dispõe de quartos duplos e familiares e oferece um pequeno-almoço vegetariano.

CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Monte Velho Retreat Center


Quinta das Alfambras, Algarve

Quinta das Alfambras

Composta por vivendas totalmente equipadas, com um ou dois quartos, esta propriedade situa-se no campo e próxima das praias da Bordeira e da Arrifana. Dispõe de jardim, terraço e piscina exterior.

CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Quinta das Alfambras


Hotel Alcatruz, Algarve

Hotel Alcatruz

Localizado na aldeia de Rogil, a meio caminho entre Aljezur e Odeceixe, e a apenas cinco minutos de carro da Praia de Vale dos Homens, este pequeno hotel oferece quartos e estúdios, com uma decoração simples e minimalista. Possui um agradável jardim, onde se pode relaxar ao sol ou depois de um dia de praia.

CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Hotel Alcatruz