Lagoa é uma pequena cidade que deve o seu nome a uma lagoa que já não existe. O centro histórico mantém alguma arquitectura tradicional e duas igrejas do século XVIII, mas a grande atração turística é o litoral, que tem praias magníficas. Estas são hoje uma alternativa às dos mais concorridos destinos turísticos do Algarve, como Albufeira, Lagos e Portimão.
A cidade fica afastada da costa, por isso a maioria dos turistas prefere ficar alojado noutras localidades do município, como Carvoeiro e Porches, que se situam junto ao mar e oferecem melhores acessos às praias. Estas são algumas das melhores praias do Algarve, e até da Europa, com espetaculares formações rochosas e grutas, e águas geralmente calmas e transparentes.
A oeste, na foz do rio Arade, encontra-se Ferragudo, uma típica vila piscatória algarvia, visitada pelas suas duas praias separadas por um castelo do século XVII. Ainda mais pitoresca que Ferragudo é a vila do Carvoeiro, a sul, uma antiga povoação de pescadores que é hoje o principal destino da região de Lagoa, devido à boa oferta de alojamento. É também no Carvoeiro que se encontram as espetaculares formações rochosas do Algar Seco, e acesso à famosa gruta de Benagil, a que se chega de barco a partir das praias de Vale Centeanes e de Benagil. Daqui também se chega facilmente ao percurso pedestre mais impressionante do Algarve, o Trilho dos Sete Vales Suspensos. A leste fica o muito fotografado promontório da Senhora da Rocha, com a sua pequena e icónica ermida no topo. Pertence à vila de Porches, conhecida pela sua olaria e pelos excelentes hotéis.
O grande evento em Lagoa é a FATACIL, uma das feiras mais importantes do Algarve. Acontece em agosto, expondo as artes e ofícios da região ao longo de dez dias. Ainda mais concorrido é o Festival Internacional de Escultura em Areia (também chamado FIESA Sand City), que convida dezenas de artistas profissionais de todo o mundo a criarem as mais incríveis esculturas de areia baseadas num tema. Alguns dos temas de edições passadas incluem as maravilhas do mundo, filmes e personagens de Hollywood, o reino animal e a música. Algumas obras chegam a atingir os doze metros de altura. Tem normalmente início na primavera e dura até ao outono. É o maior evento do género no mundo e vale muito a pena visitar (adquira bilhetes aqui: Bilhetes FIESA Sand City).
Praias em Lagoa
As praias da costa de Lagoa são relativamente pequenas, mas todas de uma grande beleza paisagística. Rodeadas de falésias e rochas douradas, algumas são consideradas das mais belas de Portugal. As águas costumam estar calmas e cristalinas no verão, sendo ideais para nadar e praticar mergulho com snorkel (para surf, é melhor Sagres e a Costa Vicentina). A maioria só é acessível de carro ou a pé (se estiver alojado num hotel nas proximidades). Outras estão tão escondidas, que só as encontrará num passeio de barco ou caiaque.
- Praia da Marinha
- Praia de Benagil
- Praia do Carvalho
- Praia de Vale Centeanes
- Praia da Senhora da Rocha
- Praia Nova
- Praia da Cova Redonda
- Praia de Albandeira
- Praia das Fontainhas
- Praia do Barranquinho
- Praia dos Beijinhos
- Praia dos Tremoços
- Praia dos Caneiros
- Praia Grande do Ferragudo
- Praia da Angrinha
- Praia do Carvoeiro
- Praia do Paraíso
A Praia da Marinha é considerada a melhor praia do Algarve e até uma das mais bonitas do mundo, com águas azul-turquesa e curiosas formações rochosas. A mais famosa é uma com dois arcos, que forma um coração quando vista de um determinado ângulo do topo da falésia. As vistas são, de facto, de tirar o fôlego, e daqui é possível ir a pé até outras praias a oeste, seguindo o trilho dos Sete Vales Suspensos.
Consulte o guia da Praia da Marinha.
Uma das atrações mais visitadas e românticas do Algarve – o algar ou gruta de Benagil – encontra-se escondida a poucos metros desta praia. A gruta só é acessível de barco, e a praia é um dos pontos de partida dos barcos que transportam os turistas. São por isso frequentes as filas de pessoas à espera do próximo barco. Quando o mar está calmo, também é possível ir de caiaque ou stand-up paddleboard. A praia costuma ficar cheia no verão, por isso não é das mais tranquilas. No entanto, seguindo o trilho dos Sete Vales Suspensos encontra-se praias mais sossegadas.
Consulte o guia da Praia de Benagil.
Esta é outra praia romântica. Fica a oeste de Benagil e é uma das praias que se encontra no percurso pedestre dos Sete Vales Suspensos. O acesso é feito através de um túnel escondido no solo, que mais parece uma passagem secreta saída de um conto de fadas. Ao fundo do túnel existe uma “janela” esculpida na falésia, emoldurando uma vista perfeita para fotografias, com uma rocha perfeitamente centrada no mar. Ninguém resiste a partilhar estas vistas nas redes sociais, o que tem atraído cada vez mais turistas. Felizmente, a maioria dos visitantes não se demora, até porque grande parte da praia fica à sombra a partir do meio dia. Se a sua prioridade não for fotografias ou banhos de sol, o final da tarde é a melhor altura para uma visita, quando o ambiente está mais calmo e mágico.
Consulte o guia da Praia do Carvalho.
Depois da Praia de Benagil, esta é a praia de onde partem mais barcos para a gruta de Benagil. É uma praia relativamente longa mas estreita, e por isso fica lotada em julho e agosto. Ao contrário da maioria das praias desta região, tem um restaurante e uma rampa, dando acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Quando a água está calma, é boa para nadar e para mergulhar com snorkel. Não vá embora sem admirar as vistas do topo das falésias douradas. Outra atividade a não perder é percorrer o trilho dos Sete Vales Suspensos, que se inicia (ou termina) aqui.
Consulte o guia da Praia de Vale Centeanes.
É uma praia pequena, mas muito pitoresca, devido à histórica ermida no topo do promontório e à presença de embarcações de pesca no areal. Ilustra muitos guias turísticos do Algarve, e as vistas do topo do promontório e das falésias são impressionantes. Nos dias em que a água está calma, é boa para banhos e para andar de jet ski e caiaque. Fica a uma curta distância a pé de dois dos resorts mais recomendados do Algarve.
Consulte o guia da Praia da Senhora da Rocha.
Ligada à Praia da Senhora da Rocha por um túnel escavado na falésia que as separa, esta é uma praia mais extensa e tranquila, oferecendo mais espaço para estender a toalha. Quando a água está calma, é perfeita para banhos. No entanto, não tem vigilância ou qualquer tipo de equipamento de apoio, apenas uma bela paisagem natural.
Consulte o guia da Praia Nova.
A Praia da Cova Redonda já foi considerada uma das melhores da Europa, talvez devido ao luxuoso resort que se situa no topo da falésia e que é considerado um dos melhores centros de talassoterapia do mundo. A praia fica praticamente escondida pela falésia, sendo o acesso feito através de uma longa escadaria. É, por isso, muito pouco frequentada, oferecendo paz, tranquilidade e bastante espaço.
Consulte o guia da Praia da Cova Redonda.
Embora um curioso arco natural tenha começado a atrair mais visitantes, esta praia continua a ser um segredo relativamente bem guardado, pelo menos quando comparada com as outras praias da região de Lagoa. O arco ganhou fama através de fotografias partilhadas nas redes sociais e quando a revista Condé Nast Traveler colocou a praia na lista das melhores da Europa. É uma praia pequena, dividida em duas partes por rochas.
Consulte o guia da Praia de Albandeira.
Caminhando para leste da Praia de Albandeira, atravessando o pinhal sobre as falésias, chega-se a esta praia pouco conhecida. Nos dias em que é descoberta por turistas em passeios de barco, pode ficar lotada, mas costuma ter apenas alguns hóspedes dos hotéis mais próximos. É bastante pequena e metade do areal fica à sombra a meio da tarde, mas tem uma bonita paisagem e um ambiente tranquilo para relaxar ao sol ou nas águas calmas.
Consulte o guia da Praia das Fontainhas.
É pequena e isolada, mas vale a pena o esforço para a encontrar, pois é realmente bonita, virada para um enorme rochedo no mar. O acesso é feito por um caminho não assinalado, num magnífico cenário de falésias cobertas de pinheiros. As suas águas costumam ser cristalinas e calmas e, apesar do crescente número de visitantes, continua a ser bastante tranquila.
Consulte o guia da Praia do Barranquinho.
Talvez por causa do nome, esta praia é muito frequentada por casais. O cenário é também romântico, com falésias douradas e rochas na água. É uma praia pequena e bem mais tranquila do que outras na zona. A água costuma estar calma e pouco profunda, o que a torna ideal para crianças e boa para nadar. Há uma bela vista no topo das falésias.
Consulte o guia da Praia dos Beijinhos.
Embora pareça uma praia privativa do resort de luxo que se situa mesmo acima, esta praia é pública, como todas no Algarve. É pequena e isolada, pelo que é perfeita para quem quer fugir das multidões. A água costuma estar cristalina e boa para nadar e para praticar stand-up paddleboarding. Do topo da falésia, no lado poente, tem-se uma vista panorâmica da costa, desde Armação de Pêra a Albufeira.
Consulte o guia da Praia dos Tremoços.
Esta é, na realidade, duas praias separadas por uma falésia e ligadas quando a maré está baixa. É muito frequentada ao longo do ano por quem vive na zona, devido ao seu restaurante de peixe fresco. Este tem uma bela vista para o mar e é perfeito para admirar o pôr do sol. Mesmo em frente vê-se um grande rochedo, o chamado Leixão da Gaivota, habitat natural de aves marinhas e classificado como Zona de Protecção Especial. O lado da praia que só está acessível na maré baixa é bastante tranquilo e bonito, com grutas, águas límpidas e vista para outro rochedo no mar. No restaurante é possível alugar barcos a pedais (gaivotas), caiaques, espreguiçadeiras e toldos.
Consulte o guia da Praia dos Caneiros.
Esta é a praia principal da vila de Ferragudo. Fica virada para a foz do rio Arade e oferece uma vista panorâmica da cidade de Portimão. No extremo norte encontra-se um castelo do século XVII que faz a separação com a praia vizinha. É uma praia pitoresca, frequentada maioritariamente por quem vive em Ferragudo e por turistas que ficam alojados nos hotéis nas imediações. É perfeita para famílias com crianças, pois as águas são calmas e à entrada há um parque infantil. É relativamente grande, oferecendo bastante espaço e sossego, até em julho e agosto. Possui bares e restaurantes, que se mantêm abertos durante todo o ano.
Consulte o guia da Praia Grande do Ferragudo.
É a praia mais próxima do centro de Ferragudo e está separada da Praia Grande pelo castelo. Na maré baixa, porém, as duas praias formam uma única e extensa praia. É bastante tranquila, e é raro ter turistas. Atrai apenas alguns pescadores e famílias dos arredores, mas casais apreciarão o cenário romântico do castelo e a vista dos barcos que atravessam o rio Arade a partir da marina de Portimão.
Consulte o guia da Praia da Angrinha.
A praia no centro da vila piscatória do Carvoeiro ainda preserva embarcações de pesca no areal, mas estas são agora usadas para passeios turísticos. Os barcos e o casario branco empoleirado na falésia tornam-na uma das praias mais pitorescas e fotografadas do Algarve.
Consulte o guia da Praia do Carvoeiro.
Uma longa mas escondida escadaria dá acesso a esta praia pouco conhecida. Fica a uma curta distância a pé da Praia do Carvoeiro, mas ao contrário desta, nunca fica lotada. É muito pequena e frequentada por quem vive no bairro acima. Aqui encontra-se tranquilidade e sossego, mas não vale a pena ir na maré alta, quando o areal praticamente desaparece.
Consulte o guia da Praia do Paraíso.
Como chegar a Lagoa
De carro, de Lisboa: O trajeto mais direto de Lisboa à região de Lagoa é pela A2 e depois pela A22. Se quiser evitar as portagens eletrónicas da A22, apanhe a N125 depois de sair da A2. A duração da viagem é de aproximadamente 2h20m.
De carro, do Porto: O trajeto mais direto do Porto a Lagoa é pela A1, depois pela A2 e A22 (ou N125, se quiser evitar as portagens). A viagem dura aproximadamente 4h40m.
De carro, de Faro: Lagoa fica a cerca de 40 minutos de Faro pela A22. Se quiser evitar as portagens poderá optar pela N125, mas a viagem durará uma hora.
Portagens: Faça a simulação das portagens em infraestruturasdeportugal.pt. Se não possuir identificador eletrónico, poderá efetuar o pagamento das portagens eletrónicas nos CTT, online em ascendi.pt ou pagamentodeportagens.pt, ou num agente Payshop.
De transportes públicos, de Lisboa: Apanhe o autocarro expresso no terminal de Sete Rios ou Oriente. A viagem até Lagoa tem uma duração de 3 horas ou 3 horas e 35 minutos. Há também a opção do comboio com destino a Faro, partindo da Estação do Oriente, e fazendo ligação com o comboio regional para Lagoa em Tunes. A duração da viagem é de 3h15m a 3h35m. Para os horários e preços, consulte o site da CP. A estação de comboios de Lagoa é Estômbar-Lagoa, a cerca de três quilómetros a oeste do centro da cidade. Para chegar à cidade ou a hotéis na zona, terá de esperar por um autocarro ou optar por um táxi ou Uber.
De transportes públicos, do Porto: Os autocarros partem do terminal do Campo 24 de Agosto, e há que mudar de autocarro no terminal de Sete Rios, em Lisboa. Consulte o site da Rede Expressos para horários e preços. A viagem de comboio do Porto a Lagoa pode demorar entre 6 a 7 horas, e envolve duas ligações – uma em Lisboa e outra em Tunes. Consulte o site da CP para mais informações.
De transportes públicos, do Algarve: O autocarro 56 da Vamus (o “Aerobus”), faz a ligação do aeroporto de Faro a Lagoa, demorando 1h35m. A viagem de comboio de Faro a Lagoa (estação Estômbar-Lagoa) tem a duração de 1h10m a 1h20m. Consulte os horários no site da CP. Também é possível ir de autocarro de Albufeira e Portimão – as carreiras 13 e 14 circulam entre as duas cidades, com paragem no terminal rodoviário de Lagoa.
Hotéis em Lagoa
Lagoa Hotel
Este hotel é o único no centro da cidade de Lagoa e oferece estúdios e suítes com uma boa relação qualidade-preço. Tem piscina exterior e um restaurante de cozinha mediterrânica.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Lagoa Hotel
Tivoli Carvoeiro
Situado entre o Carvoeiro e as principais praias de Lagoa, este hotel de cinco estrelas é um dos melhores e mais convenientes para explorar toda a região. Possui 248 quartos, muitos deles com vista para o mar, e dispõe de um bar no terraço, dois restaurantes e um maravilhoso spa.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Tivoli Carvoeiro
Vilalara Thalassa Resort
Rodeado de uma bela paisagem natural, este luxuoso hotel é a escolha perfeita para quem deseja relaxar. Situa-se acima da praia (a Praia da Cova Redonda, também conhecida por Praia das Gaivotas), e possui belos jardins, suítes espaçosas, dois restaurantes e quatro piscinas exteriores. O destaque vai, no entanto, para o spa, considerado um dos cinco melhores centros de talassoterapia no mundo.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Vilalara Thalassa Resort
Vila Vita Parc Resort
Este é um dos melhores resorts do Algarve. Fica elevado sobre o oceano, junto a duas pequenas praias. Oferece um serviço de luxo e é atualizado anualmente para oferecer sempre algo de novo e melhorado. Os quartos e suítes apresentam um estilo contemporâneo, mas a arquitetura segue as tradições mouriscas e algarvias. Um dos dez restaurantes tem duas estrelas Michelin, e as instalações incluem um spa e várias piscinas no jardim.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Vila Vita Parc Resort
Monte Santo Resort
Este premiado resort situa-se a uma curta distância de carro do centro do Carvoeiro. É composto por espaçosas suítes e vivendas, e é muito tranquilo e romântico, perfeito para casais, mas também para famílias com crianças. Tem uma grande piscina, spa e restaurante com esplanada.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Monte Santo Resort
Vale D’Oliveiras Quinta Resort
Situado na zona rural do Carvoeiro, este resort é muito sossegado, mesmo na época alta. É composto por vivendas e oferece piscinas no interior e exterior, um spa e dois restaurantes que usam produtos da própria horta biológica.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Vale D’Oliveiras Quinta Resort
Placid Village
Esta propriedade fica a cerca de cinco minutos de carro do centro do Carvoeiro e dispõe de apartamentos com um, dois ou três quartos. Tem uma piscina exterior que permanece aberta fora da época balnear.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Placid Village
Pestana Viking Beach & Spa Resort
Este hotel oferece a conveniência de se poder caminhar para três praias – Praia Nova, Praia da Senhora da Rocha e Praia da Cova Redonda. Dispõe de quartos com vista para o mar, uma grande piscina exterior, um spa com piscina interior, um ginásio e um restaurante.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Pestana Viking Beach & Spa Resort
Vila Alba Eco-Resort
Situado numa zona mais selvagem desta costa, entre as praias de Albandeira (à qual oferece acesso direto) e do Barranquinho, este resort é dividido em suítes de estilo clássico, algumas delas com vista sobre o mar. Possui uma piscina infinita rodeada de tranquilos jardins, restaurante, spa e ginásio.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Vila Alba Eco-Resort