Onde Ficar no Algarve

Guia das melhores zonas para ficar no Algarve e dicas para reservas de hotéis


Vilalara Thalassa Resort, Algarve

O Algarve tem alojamento para todos os bolsos. É possível ficar em hostels modernos a preços acessíveis, em hotéis com tudo incluído, resorts ou apartamentos de luxo... Reservando com antecedência, encontra-se boas ofertas. Aliás, para estadias em julho e agosto é praticamente obrigatório reservar com bastante antecedência, pois tudo costuma esgotar meses antes.

Preços de Hotéis no Algarve

O Algarve continua a oferecer uma boa relação qualidade-preço, quando comparado com outros destinos de praia na Europa. Aqui fica-se num hotel ou resort de 5 estrelas por um valor mais baixo do que no mesmo tipo de alojamento na Grécia, Itália, Espanha ou França. Mochileiros e turistas com orçamentos mais reduzidos também podem ficar a poucos passos da praia a preços razoáveis. O alojamento mais caro encontra-se na região centro, a oeste de Faro, especialmente na Quinta do Lago, Vale do Lobo, Vilamoura e Albufeira. Os destinos mais económicos são Quarteira, Armação de Pêra, Monte Gordo e a costa oeste (Sagres e Costa Vicentina).

No verão, quartos duplos podem custar entre 125 e 250 euros, dependendo da categoria do hotel, do tamanho e das vistas. Quartos superiores em hotéis de luxo podem ter um valor ainda mais elevado, enquanto um quarto pequeno num alojamento local ou hostel costuma custar menos de 100 euros. Os valores sobem consoante a procura. Isto significa que para garantir os melhores preços (e disponibilidade) para estadias entre junho e outubro, deve-se reservar no início do ano, entre janeiro e março! A maioria dos hotéis permite cancelar sem penalizações e oferece pequeno-almoço, mas é melhor confirmar no momento da reserva. As autoridades são rigorosas, por isso até o alojamento de baixo custo é limpo e tem boas instalações. Não importa o orçamento, há sempre um lugar para si.

As classificações de estrelas variam de país para país, e em Portugal praticamente não há hotéis de 1 estrela, por exemplo. Estes são equivalentes a hostels, com instalações básicas e acesso a uma casa de banho, que pode estar no quarto ou no exterior, ser privativa ou partilhada. Um hotel de 2 estrelas precisa de ter uma recepção com funcionários que falem português e inglês além de oferecer quartos básicos. Num hotel de 3 estrelas, a recepção tem de estar aberta durante pelo menos 16 horas e deve haver rede wi-fi. Num 4 estrelas há ar condicionado em todas as áreas comuns, os quartos estão bem equipados e têm serviço de limpeza diário. Já um hotel de 5 estrelas deve ter uma recepção aberta durante 24 horas, um serviço de quarto durante 24 horas e cofre nos quartos. Estes são apenas os requisitos legais, podendo-se esperar muito mais em qualquer categoria. Por exemplo, hoje praticamente todos os alojamentos, de todas as categorias, oferecem wifi.

Qual é a melhor localidade para ficar no Algarve?

O destino mais indicado no Algarve depende do tipo de experiência que procura – fazer férias em família ou uma escapadela romântica, conhecer a cultura local, relaxar uns dias ao sol, praticar surf ou naturismo... Cada região é diferente – a central, onde se encontra o aeroporto, é a mais desenvolvida e visitada, com resorts de baixo custo e de luxo, antigas vilas de pescadores e muitas das praias mais famosas com grutas e falésias que atraem famílias de toda a Europa e os mais jovens (Albufeira, Armação de Pêra, Faro, Portimão, Alvor, Carvoeiro, Quarteira, Quinta do Lago, Vale do Lobo, Vilamoura); a parte oriental, que vai de Faro até à fronteira com Espanha, já não tem falésias, apresentando um litoral de dunas, sapais e ilhas arenosas com as praias mais extensas e pequenas povoações encantadoras (Cacela Velha, Tavira, Olhão); já a parte ocidental tem uma paisagem selvagem de cortar a respiração, com altas falésias e formações rochosas, e praias remotas para casais, naturistas e surfistas (Lagos, Sagres, Costa Vicentina).

Destinos com os melhores hotéis à beira-mar: Praia da Falésia (Albufeira), Albufeira (centro), Vilamoura, Praia da Rocha (Portimão)

Onde ficar com crianças: Albufeira, Praia da Rocha (Portimão), Praia da Luz (Lagos)

Onde ficar para vida noturna: Albufeira (especialmente a Praia da Oura), Lagos, Praia da Rocha (Portimão), Vilamoura

Onde ficar para surfar: Sagres, Costa Vicentina

Onde ficar para jogar golfe: Praia dos Salgados (Albufeira), Quinta do Lago, Vale do Lobo

Onde ficar para umas férias românticas: Quinta do Lago, Vale do Lobo, Lagos, Tavira

Onde ficar para alojamento económico: Quarteira, Armação de Pêra, Monte Gordo

Pesquise Preços e Disponibilidade:


Booking.com