Castro Marim é uma pacata vila raiana visitada principalmente pelo seu castelo do século XIII. Mandado edificar pelo rei D. Afonso III para proteger o reino cristão da ameaça islâmica de Granada (Espanha), o monumento foi construído sobre fortificações romanas e árabes. Mais tarde, em 1319, D. Dinis conseguiu convencer o Papa João XXII a estabelecer a sede da Ordem de Cristo na pequena vila. Conhecida anteriormente por Ordem dos Templários, a organização religiosa e militar protegia as terras cristãs e desempenhou um papel fundamental na expulsão dos mouros de Portugal e, posteriormente, no financiamento das expedições da Era dos Descobrimentos.
Com a expulsão dos mouros de Espanha, no século XV, com o enriquecimento de Portugal com o comércio marítimo, e sobretudo após o fim da União Ibérica em 1640, o país vizinho passou a ser um novo rival, e um novo forte, o Forte de São Sebastião, foi construído em Castro Marim, não muito longe do castelo, em 1641. Atualmente, este monumento não está aberto ao público, mas pode ser admirado das muralhas do castelo, de onde também se avistam as salinas da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António e, já do outro lado do rio Guadiana, a vizinha Espanha.
O castelo ficou danificado por dois terramotos, em 1755 e 1969. Tem vindo a ser restaurado ao longo dos anos, e no interior é possível visitar um pequeno núcleo museológico com achados arqueológicos e a pequena Igreja de Santiago, do século XIV, regularmente visitada pelo Infante D. Henrique, Grão-Mestre da Ordem de Cristo.
Anualmente, no último fim de semana de agosto, o castelo e ruas circundantes são palco dos Dias Medievais de Castro Marim, um festival que recria o ambiente da época medieval, com música, desfiles de dezenas de figurantes, e bancas de comida com especialidades locais.
O outro grande monumento histórico da cidade é a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Mártires, uma pequena igreja abobadada do século XVI, alterada e ampliada ao longo dos anos até meados do século XIX. Tanto no interior como no exterior, coexistem diferentes estilos arquitetónicos, do Renascimento ao barroco e neo-manuelino.
É possível visitar a pequena vila em menos de duas horas, sendo ideal para um passeio a partir de Tavira, Monte Gordo ou Vila Real de Santo António, mas também há boas opções de alojamento nos arredores (ver abaixo).
Como chegar a Castro Marim
De carro: Castro Marim fica a 25 minutos de Tavira, a 15 minutos de Monte Gordo e a menos de 10 minutos de Vila Real de Santo António. Existe estacionamento gratuito nas ruas da vila.
De transportes públicos: Castro Marim não está muito bem servida de transportes públicos. Existem apenas os autocarros 34 e 119 da Vamus, que partem de Vila Real de Santo António, mas que circulam só nos dias úteis e apenas duas vezes ao dia, com horários inconvenientes para passeios turísticos. Sem carro, o Uber será a melhor opção (deve custar cerca de 5€ a partir de Vila Real de Santo António), pois também é difícil encontrar táxis em Castro Marim para o regresso.
Hotéis em Castro Marim
Companhia das Culturas
Situada a menos de 10 minutos do centro de Castro Marim, esta quinta divide-se em nove quartos e quatro apartamentos elegantemente decorados, combinando peças de diferentes épocas e estilos, e utilizando pedra natural e cortiça. Situa-se numa zona rural, rodeada por uma paisagem tranquila e um agradável jardim com piscina. O restaurante serve um pequeno-almoço com produtos biológicos e jantares de cozinha mediterrânica. Dispõe ainda de banho turco com aromas de esteva e alecrim do Algarve.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Companhia das Culturas
Octant Praia Verde
A poucos passos da Praia Verde (e a 10 minutos de carro de Castro Marim), situa-se este hotel-boutique, rodeado de pinheiros. Os quartos do último piso oferecem vista para o mar, enquanto os dos pisos inferiores ficam virados para o jardim. Possui uma suíte familiar e um clube e piscina infantil, mas é mais recomendado para casais. O restaurante com esplanada serve cozinha mediterrânica e saudável, preparada em forno de lenha.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Octant Praia Verde
Monte do Malhão
Situado mesmo à saída de Castro Marim (a cerca de 10 minutos de carro), este hotel é para quem prefere ficar no campo, mas não muito afastado da praia. Possui suítes com varanda para casais e suítes maiores com três quartos. As instalações incluem uma piscina exterior sazonal, piscina interior aberta o ano inteiro e ainda um spa.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Monte do Malhão