Sagres

Guia de turismo em Sagres, como chegar e onde ficar


Estátua do Infante D. Henrique em Sagres, Portugal

Localizada no extremo sudoeste de Portugal (e da Europa), a vila de Sagres é um dos destinos mais históricos e românticos do Algarve. O Infante D. Henrique construiu aqui uma fortaleza, no tempo em que viveu entre Lagos e Sagres e reuniu astrónomos, geógrafos, cartógrafos e construtores navais para estudar o mar e o céu, e lançar as grandes navegações do século XV. A fortaleza ficou parcialmente destruída num ataque do corsário inglês Francis Drake em 1587 e pelo grande terramoto de 1755, mas a maior parte mantém-se em pé. Nele encontra-se uma enorme rosa-dos-ventos de 43 metros de diâmetro, cuja função permanece desconhecida, mas poderá ter servido de relógio de sol ou feito parte de uma ermida de planta circular. A poucos metros está uma simples mas encantadora capela do mesmo século.

O fim do mundo, Sagres, Algarve

Perto da fortaleza fica o Cabo de São Vicente, o ponto mais a sudoeste da Europa continental, que os romanos chamaram de Promontorium Sacrum ("promontório sagrado", a provável origem do nome da vila). Até ao século XV, este era o limite da Terra conhecida, a finisterra, ou o fim do mundo, onde todas as noites o sol se “afundava” no oceano. As vistas a partir do topo das falésias, de frente para o imenso Atlântico, continuam a dar uma sensação de fim do mundo.

Cabo São Vicente, Sagres, Algarve

Sagres é bastante ventosa, tendo temperaturas um pouco mais baixas do que no resto do Algarve. Por isso, não é o destino mais procurado para férias ao sol, mas estando no extremo sul da Costa Vicentina, que é a última costa selvagem na Europa, tem magníficas praias quase desertas para surfistas e naturistas. Várias escolas de surf, abertas durante todo o ano, oferecem aulas e alugam equipamento. Mesmo no pico do verão, a vila de cerca de 2.000 habitantes tem um ambiente tranquilo e descontraído, perfeito para fugir às multidões de outras partes do Algarve. O típico visitante é surfista, apreciador da natureza e de caminhadas, hippie ou mochileiro. É também muito recomendada a quem fica alojado em Lagos, para um passeio de algumas horas, com uma visita à fortaleza e ao Cabo de São Vicente, e terminando com a inesquecível vista do pôr do sol.

O Que Visitar em Sagres


Fortaleza de Sagres, Algarve

  • Fortaleza de Sagres
  • A Fortaleza de Sagres é a grande atração da vila, sendo até o monumento mais visitado do Algarve. Foi classificada Património Europeu pela Comissão Europeia, devido ao importante papel que se acredita ter desempenhado na época das grandes navegações e na História da Europa. Embora tenha sido construída (em 1453) para proteger a costa sul de Portugal, acabou por ser um local de inspiração para o Infante D. Henrique, que aqui terá imaginado a descoberta de novas rotas marítimas. A visão do Infante acabou por lançar uma nova era de exploração dos oceanos, com Cristóvão Colombo a chegar ao continente americano, Vasco da Gama a alcançar o Oriente por mar e Fernão de Magalhães a circunnavegar o globo. A localização impressionante da fortaleza por si só já merecia uma visita, mas o significado histórico do monumento faz com que seja paragem obrigatória numa viagem ao Algarve.

    Consulte o guia da Fortaleza de Sagres.


    Cabo de São Vicente, Sagres, Portugal

  • Cabo de São Vicente
  • Este é o ponto mais a sudoeste da Europa, considerado o “fim do mundo” antes de se ter confirmado que a Terra é redonda. Tem o nome de São Vicente porque terá sido aqui que foram encontrados os restos mortais do santo, antes de serem levados para Lisboa em 1173. Em 1846 foi construído um farol com o maior alcance na Europa -- cerca de 95 quilómetros. Este local é visitado pelo seu misticismo e beleza selvagem, com íngremes falésias com 75 metros de altura, onde rebentam as fortes ondas do Atlântico. O barulho do mar, o vento forte e as vistas são de cortar a respiração. Após uma visita ao farol, fique para ver o pôr do sol, que é especialmente mágico visto daqui. O Cabo de São Vicente situa-se a cerca de seis quilómetros do centro da vila. Indo a pé levaria cerca de uma hora, mas de carro são menos de dez minutos. O autocarro 47 parte de Lagos e termina no centro de Sagres, mas três vezes ao dia continua para o Cabo de São Vicente.


    Fortaleza de Belixe, Sagres, Algarve

  • Fortaleza de Belixe
  • Pouco antes de se chegar ao Cabo de São Vicente, avista-se a Fortaleza de Belixe, originalmente construída no século XVI para proteger a costa e a indústria de pesca de atum. Tal como a Fortaleza de Sagres, foi destruída pelos ingleses em 1587, no entanto foi reconstruída em 1632. O terramoto de 1755 deixou-a bastante danificada e acabou por ficar abandonada, em ruínas. Uma grande parte foi restaurada na década de 1950 e aberta ao público, mas fechou novamente na década de 1990 por precaução, devido à instabilidade da falésia causada pela erosão. Atualmente só é possível vê-la do exterior, mas o local proporciona vistas impressionantes da costa. Pode-se também ver o exterior da capela do século XV, mandada erguer pelo Infante D. Henrique.


    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, Sagres, Algarve

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe
  • Situada a cerca de dez minutos a nordeste de Sagres, esta pequena e encantadora ermida do século XV preserva a sua arquitetura gótica original. É um dos monumentos mais antigos do Algarve, dos poucos da região que resistiu ao terramoto de 1755. Foi dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe, muito venerada em Espanha, depois de D. Afonso V ter visitado o Mosteiro Real de Santa Maria de Guadalupe no reino vizinho. O Infante D. Henrique vivia na região e chegou a fazer aqui as suas orações na década de 1450. Devido ao seu significado histórico, foi classificada como Monumento Nacional. Um edifício ao lado, reabilitado em 2008 e transformado em museu, explica a arquitetura e a história da ermida, e conta a vida do Infante D. Henrique e ainda como se desenvolveu o comércio de especiarias. Encerra às segundas-feiras e feriados.


    Praias em Sagres


    Praia em Sagres, Algarve, Portugal

    Sagres tem excelentes praias com paisagens imponentes, como a Praia da Mareta (a mais próxima do centro da vila), a Praia do Martinhal (ideal para windsurf), a Praia do Tonel (para surf), e a Praia do Beliche (mais abrigada, para surf e naturismo). Para ficar a conhecer todas as praias da vila e arredores, consulte este guia: Praias em Sagres


    Como chegar a Sagres


    Sagres fica a cerca de 90 minutos de Faro, 35 minutos de Lagos e a pouco mais de 3 horas de Lisboa. A cidade não tem estação de comboios, por isso a única opção de transportes públicos é o autocarro. Há um expresso de Lisboa, mas nenhum serviço direto de Faro ou do aeroporto. De Lagos, há o autocarro 47 da Vamus, mas evite os fins de semana, quando circula apenas cinco vezes ao dia. Do aeroporto recomenda-se um transfer pré-reservado, enquanto a alternativa aos autocarros é o Uber de Lagos (que deverá custar entre 25 a 35 euros). Para informações mais detalhadas, consulte o guia de transportes de Sagres.

    Hotéis em Sagres


    Martinhal Sagres Beach Family Resort Hotel, Algarve

    Martinhal Sagres Beach Family Resort Hotel

    Um dos melhores resorts para famílias na Europa fica na Praia do Martinhal, mesmo em frente ao mar. Possui quartos standard e dezenas de vivendas, quatro clubes infantis com atividades para todas as idades, três restaurantes, spa, campo de ténis e cinco piscinas aquecidas.

    CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Martinhal Sagres Beach Family Resort Hotel


    Memmo Baleeira, Algarve

    Memmo Baleeira

    Este foi um dos primeiros hotéis-design em Portugal, tendo sido entretanto renovado para oferecer todas as comodidades da atualidade. Tem vista para o porto, e a maioria dos 144 quartos possui varanda e vista de mar. Oferece um restaurante, piscina exterior e spa com piscina interior.

    CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Memmo Baleeira


    Pousada de Sagres, Algarve

    Pousada de Sagres

    Foi um dos primeiros hotéis a ser construídos no Algarve e continua a oferecer algumas das melhores vistas da região. Fica virado para o promontório onde se situa a Fortaleza de Sagres, que pode ser visto de muitos dos quartos. As instalações incluem um restaurante, uma piscina exterior e campos de ténis.

    CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Pousada de Sagres


    Mareta Beach House, Algarve

    Mareta Beach House

    Como o nome indica, esta propriedade situa-se na Praia da Mareta. Dispõe de quartos duplos e familiares, muitos deles com vista para a praia. O destaque vai para a piscina infinita aquecida, no terraço.

    CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Mareta Beach House


    Mareta Beach Boutique Bed & Breakfast, Algarve

    Mareta Beach Boutique Bed & Breakfast

    Também localizado acima da Praia da Mareta, este hotel-boutique tem quartos minimalistas e luminosos, muitos deles com vista para o mar. As principais praias e a Fortaleza de Sagres encontram-se a uma curta distância a pé.

    CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Mareta Beach Boutique Bed & Breakfast


    Mareta View Boutique Bed & Breakfast, Algarve

    Mareta View Boutique Bed & Breakfast

    Este hotel tem a melhor vista da Praia da Mareta. O seu jardim tropical encontra-se mesmo acima da praia, e possui espreguiçadeiras para banhos de sol e um jacuzzi para relaxar. Reserve com alguma antecedência para garantir um quarto com vista para o mar.

    CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Mareta View Boutique Bed & Breakfast


    Casa Azul Sagres, Algarve

    Casa Azul Sagres

    Localizada no centro da vila de Sagres, esta propriedade tem uma boa relação qualidade-preço. Com um exterior completamente azul (daí o nome), o seu interior é bastante colorido, dividido em quartos duplos e twin, quartos familiares, estúdios e apartamentos de um ou dois quartos.

    CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Casa Azul Sagres


    Cercas Velhas, Algarve

    Cercas Velhas

    Esta propriedade, situada bem perto da Praia do Tonel, é composta por um conjunto de casas renovadas e é muito recomendada. Embora mantenham a arquitetura original, os interiores apresentam os confortos contemporâneos. São casas típicas do tamanho de um quarto de hotel ou de um apartamento pequeno, mas muito charmosas e confortáveis.

    CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Cercas Velhas


    Blacksheep Sagres Guesthouse & Surf, Algarve

    Blacksheep Sagres Guesthouse & Surf

    Muito recomendada, esta propriedade atrai principalmente surfistas que procuram alojamento a preços razoáveis. Possui dormitórios mistos e femininos, além de quartos duplos com casa de banho privativa e um terraço onde os hóspedes se juntam ao sol e à noite, desfrutando de um copo, de refeições ou do jacuzzi. Fica numa das principais estradas de Sagres, perto de restaurantes e de um grande supermercado.

    CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Blacksheep Sagres Guesthouse & Surf


    Sagres Sun Stay - Surf Camp & Hostel, Algarve

    Sagres Sun Stay - Surf Camp & Hostel

    Se pretende passar uns dias a surfar em Sagres, esta é uma boa opção económica. Oferece dormitórios mistos e quartos privativos que podem alojar duas ou três pessoas. Tanto o centro da vila de Sagres como as praias situam-se a uma curta distância de carro. Se quiser apenas relaxar ao sol, poderá ficar no terraço e mergulhar na piscina.

    CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Sagres Sun Stay - Surf Camp & Hostel


    Wavesensations Sagres Surf House, Algarve

    Wavesensations Sagres Surf House

    O mais convidativo dos hostels de surf em Sagres fica junto à Praia do Tonel e também a uma curta distância da Fortaleza de Sagres. É composto por dormitórios masculinos e femininos, além de quartos duplos e triplos com um elegante design contemporâneo. O melhor de tudo é o grande terraço para banhos de sol e desfrutar das refeições.

    CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Wavesensations Sagres Surf House


    PuraVida Divehouse, Algarve

    PuraVida Divehouse

    Sagres não é apenas excelente para o surf, é também um destino fascinante para a prática de mergulho. É possível explorar grutas subaquáticas e navios naufragados, e esta propriedade organiza as melhores experiências. Situa-se entre as praias da Mareta e do Martinhal, e oferece estúdios com kitchenette equipada e dormitórios mistos.

    CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: PuraVida Divehouse