As 10 Grandes Atrações Turísticas do Algarve

O que deve visitar no Algarve


Praia de Benagil, Algarve

O Algarve é o destino de verão perfeito, oferecendo uma grande variedade de experiências. Tem praias para todos os gostos, com paisagens de cortar a respiração, seja em costas selvagens ou junto a pitorescas vilas piscatórias, sejam praias naturistas ou com ondas para o surf, águas calmas e transparentes. Junte ainda grutas monumentais e incríveis formações rochosas, ilhas quase desertas com dunas a perder de vista, campos de golfe de nível internacional, monumentos históricos e parques aquáticos, e terá o destino ideal para todo o tipo de turistas. E tudo isto sempre com muito sol e preços para todos os bolsos. Não limite a sua estadia a apenas uma localidade, pois o Algarve é perfeito para umas férias multi-destinos. De carro, toda a região pode ser explorada em poucos dias, existindo também autocarros e comboios para as principais cidades e vilas. Estas são as dez grandes atrações do Algarve:


    Algar de Benagil, Algarve

  • Algar de Benagil
  • O Algar de Benagil, ou Gruta de Benagil, aparece normalmente no topo das listas de visitas obrigatórias no Algarve. E é fácil perceber porquê. Esta majestosa gruta assemelha-se a um templo abobadado com uma clarabóia aberta, como se as forças da natureza se tivessem inspirado no Panteão de Roma. Tem uma praia no interior e o acesso é feito de barco, através de aberturas naturais. Considerada uma das grutas marítimas mais extraordinárias do mundo, tornou-se a atração turística mais famosa do Algarve. Os passeios de barco e de caiaque partem da praia vizinha (com o mesmo nome) e de outras praias da região. Alguns desses passeios continuam pela costa, passando por outras grutas e falésias imponentes, e há ainda a possibilidade de se avistar golfinhos.

    Consulte o guia do Algar de Benagil.


    Praia da Marinha, Algarve

  • Praia da Marinha e Trilho dos Sete Vales Suspensos
  • Considerada a praia mais bonita do Algarve e uma das mais belas do mundo, a Praia da Marinha é uma maravilha natural com curiosas formações rochosas. O seu cenário é muitas vezes usado para promover a região do Algarve como destino turístico, e a imagem de um coração formado pelas rochas quando visto de um determinado ângulo ilustra cartões-postais. Na maré alta o areal é muito estreito, mas a maioria dos visitantes acaba por passar mais tempo na água azul-turquesa a tirar fotos e a explorar as formações rochosas. A paisagem ainda é mais impressionante quando vista de cima, seguindo o trilho nas falésias. Conhecido como “Sete Vales Suspensos”, este trilho oferece vistas magníficas e passa por outras praias a oeste, incluindo a Praia de Benagil, onde se pode apanhar o barco até à famosa gruta. Mesmo que não complete o trilho, não deixe de ter essa experiência, sobretudo se gosta de caminhadas e de apreciar e fotografar a natureza.

    Consulte o guia da Praia da Marinha.


    Ponta da Piedade, Lagos

  • Ponta da Piedade e Costa de Lagos
  • O promontório da Ponta da Piedade é um dos locais mais bonitos de Portugal e também um dos mais fotografados. As suas grutas e formações rochosas (algumas com cerca de 20 metros de altura), esculpidas ao longo de milhares de anos pela força do mar e pelos ventos, podem ser melhor admiradas em passeios de barco ou de caiaque, embora exista uma longa escadaria com 182 degraus que também oferece acesso até ao nível da água. Daqui tem-se uma vista deslumbrante de toda a costa de Lagos e mais além, até Sagres. A uma curta distância encontram-se várias praias magníficas, sendo a mais próxima a dos Pinheiros, um segredo onde o naturismo é habitual. Depois fica a bela Praia do Camilo, que é talvez a mais procurada para selfies, e a Praia da Dona Ana, uma das mais famosas do Algarve, caracterizada também por formações rochosas douradas e belas vistas panorâmicas.

    Consulte o guia de Lagos.


    Sagres, Algarve

  • Sagres e o “Fim do Mundo”
  • Antes de se saber que a Terra era redonda, Sagres era considerada a finisterra ou o fim do mundo, e ainda transmite essa sensação no presente. Localizada junto ao Cabo de São Vicente, a ponta mais a sudoeste da Europa, a vila tem uma imponente paisagem selvagem e um ambiente muito calmo. É o destino perfeito para terminar umas férias no Algarve, e tem ainda o monumento histórico mais importante e visitado da região, a Fortaleza de Sagres. O Infante D. Henrique passou os últimos anos da sua vida entre Lagos e Sagres, e terá sido nesta fortaleza que planeou muitas das viagens que acabaram por mapear grande parte do planeta nos séculos XV e XVI. A vila atrai principalmente surfistas, mochileiros e naturistas, pelas praias selvagens abrigadas por falésias altas. Nos arredores ficam algumas vilas piscatórias, como Salema e Burgau, que apesar de terem despertado para o turismo, mantêm um ambiente tranquilo para quem procura um Algarve longe das multidões.

    Consulte o guia de Sagres.


    Parque Natural da Ria Formosa, Algarve

  • Parque Natural da Ria Formosa
  • O Parque Natural da Ria Formosa é um labirinto de ilhas, sapais, canais e bancos de areia que se estende por cerca de 60 quilómetros no Sotavento Algarvio, entre os concelhos de Loulé e Vila Real de Santo António. Com estatuto de parque natural desde 1987, é visitado principalmente pelas praias nas ilhas, embora seja também um excelente destino para observar a vida selvagem e fazer caminhadas. As ilhas são acessíveis através de ferries que partem de Faro, Olhão e Tavira. Na travessia para as praias, podem-se avistar flamingos, cegonhas, camaleões (que infelizmente se encontram em extinção noutras partes da Europa) e ainda a maior concentração de cavalos-marinhos do mundo. Esta é também a terra natal do Cão de Água Português, a raça escolhida pelo ex-Presidente dos EUA, Barack Obama, para habitar a Casa Branca. A praia do luxuoso aldeamento turístico da Quinta do Lago faz parte deste parque natural, mas são as extensas praias de areia branca das ilhas que mais merecem uma visita. As mais próximas de Tavira (Praia da Ilha de Tavira, Praia do Barril, Cacela Velha) são relativamente concorridas, mas as de Olhão e Faro (Ilha da Culatra, Ilha da Armona, Ilha da Fuseta) têm partes praticamente desertas e naturistas.

    Consulte o guia do Parque Natural da Ria Formosa.


    Albufeira, Algarve

  • Sol e Diversão em Albufeira
  • Outrora uma pacata vila piscatória, Albufeira tornou-se um dos principais destinos turísticos de Portugal, graças às suas esplêndidas praias e vida noturna animada. É a capital turística do Algarve, atraindo pessoas de todas as idades para umas férias de sol e praia com muita animação à mistura. Com uma costa de 30 quilómetros, tem o maior número de praias da região (mais de vinte), desde as mais concorridas junto ao centro histórico às secretas e escondidas. É também aqui que se encontram alguns dos mais famosos parques aquáticos de Portugal, ideais para miúdos e graúdos fazerem uma pausa da praia. No entanto, a atividade principal é mesmo banhos de sol e no mar, e as duas praias que não deve perder são as de São Rafael e da Falésia, ambas abrigadas por falésias que oferecem vistas magníficas do topo. Outra atividade imperdível é dar um passeio de barco pela costa, que permite descobrir outras praias paradisíacas, muitas delas acessíveis apenas por mar.

    Consulte o guia de Albufeira.


    Faro, Algarve

  • Centro Histórico de Faro e Ilha Deserta
  • Faro normalmente não é a primeira escolha para umas férias no Algarve, servindo essencialmente como porta de entrada para a região, pelo ao seu aeroporto internacional. No entanto, vale a pena ficar na cidade por pelo menos um ou dois dias. O elegante centro histórico, quase todo pedonal, apresenta um cenário encantador, com ninhos de cegonha, laranjeiras e a maior concentração de monumentos históricos da região. Junto ao Arco da Porta Nova fica o cais de onde partem ferries para a paradisíaca Ilha Deserta, com uma grande praia selvagem. A povoação de Estói, a apenas 20 minutos do centro de Faro, também merece uma visita pelo seu palácio rococó e pelas ruínas romanas de Milreu. Quem gosta de misturar cultura e praia nas férias, quererá de certeza incluir Faro no itinerário.

    Consulte o guia de Faro.


    Costa Vicentina, Algarve

  • Costa Vicentina
  • A costa mais bem preservada da Europa é onde o continente termina em grande. Aqui tem-se uma magnífica paisagem selvagem, com promontórios acidentados, leixões, falésias escarpadas e dunas ainda intocadas por turistas. É um paraíso para naturistas, surfistas e todos aqueles que preferem ter muito espaço, longe de centros urbanos e resorts, mas rodeado de muita paz, silêncio e mar. É cada vez mais considerado um dos melhores destinos para surf na Europa, com uma paisagem protegida que mais faz lembrar a Austrália do que o velho continente. As praias principais são as da Bordeira, da Amoreira e de Odeceixe.

    Consulte o guia da Costa Vicentina.


    Igreja de São Lourenço em Almancil, Algarve

  • Igreja de São Lourenço
  • Quando vista do exterior, com a sua simples fachada, nada indica que se está perante um dos maiores tesouros culturais e artísticos do Algarve. O interior desta pequena igreja é uma maravilhosa obra-prima da azulejaria portuguesa e do barroco europeu, combinando o revestimento das paredes e tecto em azulejos azuis e brancos com a talha dourada do retábulo-mor. Os monumentais painéis de azulejos ilustram cenas da vida de São Lourenço e cobrem até a pequena cúpula, única no mundo. Construída em 1730, escapou milagrosamente ao grande terramoto de 1755 que destruiu grande parte do sul de Portugal. O extraordinário monumento encontra-se na vila de Almancil, a apenas 15 minutos de Faro, Quinta do Lago e Vale do Lobo.

    Consulte o guia de Almancil.


    Castelo de Silves, Algarve

  • Castelo de Silves
  • Vários castelos foram construídos no Algarve ao longo dos séculos, para proteger as cidades, vigiar a fronteira ou como residência de governadores. Embora nenhum deles tenha sobrevivido intacto até ao presente, devido em grande parte ao devastador terramoto de 1755, o de Silves é o mais bem preservado da região (e também o maior). Erguido pelos mouros no século X, usando grés vermelho, inclui duas cisternas, uma delas originalmente um poço romano. As torres e as muralhas foram restauradas na década de 1940, e os jardins sofreram escavações arqueológicas até 2009. É considerado o edifício mourisco mais importante de Portugal e o maior monumento histórico do Algarve. Uma estátua de bronze do rei D. Sancho I, que conquistou Silves aos mouros em 1189, dá as boas-vindas aos visitantes. Embora seja uma cidade pequena, Silves foi a capital do Algarve antes de Faro, e é hoje muito visitada por quem passa férias em Lagos, Albufeira, Portimão e Carvoeiro. Em agosto, não perca a feira medieval.

    Consulte o guia de Silves.