As Mais Belas Grutas e Falésias no Algarve

Maravilhas naturais imperdíveis no Algarve


Costa do Algarve, Portugal

A mãe natureza esmerou-se quando criou e moldou o Algarve ao longo dos milénios. Deu-lhe um litoral com uma paisagem diversificada de cortar a respiração, com falésias altas, baías idílicas, ilhas-barreira, grutas escondidas e incríveis formações rochosas. É esta beleza natural que mais cativa e atrai os turistas, que acabam por explorar muito mais da região do que previam. Muitas das famosas grutas são apenas acessíveis por mar e as melhores vistas das espetaculares formações rochosas são da água, por isso, um passeio de barco ou de caiaque é muito recomendado.

As grutas, falésias e formações rochosas concentram-se na costa entre Lagos e Albufeira, por vezes chamada de Costa de Ouro. O nome descreve a cor das falésias e das rochas, que ficam ainda mais impressionantes com a luz mágica do nascer e do pôr do sol. Entre Lagos e Albufeira situam-se Alvor, Portimão, Carvoeiro, Lagoa e Armação de Pêra. É possível ir num passeio organizado ou alugar equipamento em qualquer uma destas localidades para explorar a magnífica costa e ficar a conhecer dezenas de praias extraordinárias, muitas vezes com golfinhos à vista. Também se recomenda uma viagem de carro, guiada pelo GPS, indo de praia em praia, descobrindo cada uma mais bela que a anterior, com paisagens e ambientes inesquecíveis.

É possível passar vários dias e semanas a explorar toda a costa do Algarve e ainda assim descobrir algo de novo e de interesse. A variedade das paisagens e de praias é única na Europa. A oeste da Costa de Ouro fica a imaculada e protegida Costa Vicentina, com praias selvagens de tirar o fôlego que atraem maioritariamente surfistas, naturistas e apreciadores de caminhadas pela natureza. Para leste a paisagem muda radicalmente, com as ilhas do Parque Natural da Ria Formosa e quilómetros de dunas. Se procura as famosas grutas e formações rochosas, fique pela Costa de Ouro.
Estas são as maravilhas naturais que não deve perder:

    Algar de Benagil, Algarve

  • Algar de Benagil
  • Das inúmeras grutas cavadas pelo mar e pelos ventos no Algarve, esta é, sem dúvida, a mais espectacular. Não importa quantas vezes já a viu em fotografias ou vídeos nas redes sociais, ficará maravilhado ao chegar. O acesso é feito por barco, partindo das praias mais próximas, sobretudo da vizinha Praia de Benagil (onde também se pode alugar caiaques). Alberga uma pequena praia no interior e é hoje a atração turística mais visitada do Algarve. Considerada uma das grutas marítimas mais extraordinárias do mundo, assemelha-se a um templo abobadado esculpido pela natureza, com uma clarabóia no topo. Vá de manhã cedo para evitar as multidões.

    Consulte o guia do Algar de Benagil.


    Ponta da Piedade, Algarve

  • Ponta da Piedade
  • A Ponta da Piedade é um pequeno promontório na cidade de Lagos e um dos locais mais bonitos de Portugal. As suas grutas e grandes formações rochosas (algumas com uma altura de 20 metros) podem ser admiradas tanto do topo das falésias, como junto ao nível da água, descendo uma longa escadaria, ou ainda num passeio de barco. Algumas foram batizadas com nomes inspirados nas formas – há a “catedral”, a “esfinge”, a “elefante”, etc. (use a sua imaginação). Ao caminhar para norte, sobre as falésias, chegará a uma série de praias deslumbrantes. A primeira é a Praia dos Pinheiros, uma pequena praia recortada pelas arribas, onde o naturismo é habitual. A seguir encontra-se uma das mais belas do Algarve, a Praia do Camilo, com uma esplêndida paisagem, e a poucos metros desta está a Praia da Dona Ana, uma das mais famosas do país, abrigada por falésias e rochas douradas. A melhor altura do dia para visitar a Ponta da Piedade é ao início da tarde, quando o sol bate nos melhores lugares para tirar fotos. No entanto, muitos visitantes preferem a tranquilidade do nascer do sol ou a magia do pôr do sol.

    Consulte o guia da Ponta da Piedade.


    Sete Vales Suspensos, Algarve

  • Sete Vales Suspensos
  • Considerada uma das mais belas praias do mundo por várias publicações internacionais, a Praia da Marinha é cada vez mais conhecida e por isso uma das mais visitadas do Algarve. O seu areal é bastante estreito, sobretudo na maré alta, deixando pouco espaço para estender a toalha. No entanto, a verdadeira atração é o número de formações rochosas e as vistas magníficas do topo das falésias. Aliás, é aqui que se concentra a maior parte dos visitantes, à procura do ângulo certo para tirar fotografias à forma de um coração criada por dois arcos e a falésia. A Praia da Marinha é também o ponto de partida do trilho dos Sete Vales Suspensos, um percurso pedestre que atravessa falésias com algumas das melhores vistas das formações rochosas douradas e águas azul-turquesa no Algarve.

    Consulte o guia dos Sete Vales Suspensos.


    Algar Seco, Algarve

  • Algar Seco
  • Ao longo de milhares de anos, a erosão criou um conjunto harmonioso de rochas que parece uma paisagem lunar. Encontra-se na pitoresca vila do Carvoeiro e é um dos principais monumentos naturais do Algarve. Os ventos e o mar esculpiram incríveis formações rochosas e aberturas nas rochas que formam piscinas naturais na maré alta e são autênticas “varandas” sobre o Atlântico. Enquanto a maioria dos visitantes fica a admirar as vistas panorâmicas, os mais aventureiros saltam das falésias para o mar. O cenário fica ainda mais impressionante com a luz do pôr do sol. Muitos chegam pelos passadiços desde o centro do Carvoeiro, que têm painéis informativos explicando a fauna e a flora da região. Bem perto, a menos de 15 minutos a pé, fica Vale Covo, uma praia “secreta” apenas acessível na maré baixa a partir do Hotel Tivoli Carvoeiro. Não é necessário ficar hospedado no hotel para ter acesso à praia ou ao bar no topo, que oferece uma bela vista da costa. Se conseguir descer até à praia e a maré o permitir, nade até à gruta no lado nascente.

    Consulte o guia do Algar Seco.


    Prainha, Algarve

  • Prainha
  • A Prainha é, sem dúvida, uma das mais belas praias do Algarve, composta por uma série de enseadas, pequenas grutas, formações rochosas e água calma no verão. O cenário romântico atrai casais, e alguns têm deixado declarações de amor gravadas no interior das grutas. É acessível através de uma escadaria um pouco escondida no topo de uma falésia, de um elevador a poucos metros que faz ligação ao restaurante da praia, ou então saltando umas pequenas rochas a partir da vizinha Praia dos Três Irmãos. Se escolher este último acesso, não deixe de ir até ao topo da falésia, no final da Rua Praia da Prainha.

    Consulte o guia da Prainha.


    Praia do Ninho de Andorinha, Algarve

  • Praia do Ninho de Andorinha
  • Até recentemente, esta praia era um pequeno paraíso desconhecido. No entanto, já é muito procurada, devido a publicações nas redes sociais e ao Google Maps. Trata-se de uma enseada abrigada, acessível por um trilho que desce do topo da falésia ou então por mar, num passeio de caiaque. Grande parte do pequeno areal fica à sombra das grandes falésias que a rodeiam, pelo que não é um destino para banhos de sol. No entanto, é perfeita para quem procura uma praia com águas límpidas, um ambiente romântico e uma bela paisagem que fica sempre bem em fotografias. Antes de ir embora, passeie sobre as falésias para admirar as vistas de outras magníficas praias abrigadas por falésias douradas e que só podem ser alcançadas de barco.

    Consulte o guia da Praia do Ninho de Andorinha.


    Praia do Submarino, Algarve

  • Praia do Submarino
  • Para visitar esta praia, é preciso esperar pela maré baixa, pois fica inacessível quando a maré sobe. Permanece um segredo bem guardado e é frequentada por naturistas que a descobriram entre falésias de num promontório entre Portimão e Alvor. Tem o nome de uma rocha em forma de submarino que emerge da água e, para chegar ao areal, é preciso atravessar um pequeno arco. Outras aberturas conduzem a um cenário espetacular de rochas e grutas, mas também apenas na maré baixa. Não conte a ninguém.

    Consulte o guia da Praia do Submarino.


    Praia de João de Arens, Algarve

  • Praia de João de Arens
  • A uma curta distância a pé da Praia do Submarino fica outra praia onde o uso de fato de banho é também opcional. Igualmente escondida pelas falésias, a Praia de João de Arens é bem mais concorrida do que a vizinha, sobretudo por casais jovens. Antes de descer o trilho até ao areal, caminhe sobre as falésias cobertas de pinheiros para admirar a paisagem. A praia divide-se em duas partes ligadas por um túnel na ponta de uma falésia. Visite ambos os lados pela belíssima paisagem que inclui Portimão ao longe.

    Consulte o guia da Praia de João de Arens.


    Praia de Boião, Algarve

  • Praia de Boião
  • Do promontório de João de Arens avista-se uma série de rochas que parece flutuar na água e que, de tão perfeitamente enquadrada, parece ter sido colocada cuidadosamente no local. Na realidade, trata-se de uma obra da erosão, estimando-se que tenha originado há cerca de 25 milhões de anos. Siga o trilho pelas falésias e terá uma bela vista panorâmica antes de descer até à praia. Infelizmente, grande parte do areal, que inclui as rochas e pequenas enseadas e grutas, só fica acessível na maré baixa. Na maré alta, só se consegue chegar a esta parte de barco.

    Consulte o guia da Praia de Boião.


    Praia da Falésia, Algarve

  • Praia da Falésia
  • A falésia é tão extraordinária, que só podia ter dado o nome à praia. Se o Grand Canyon tivesse uma praia, seria como esta. Estende-se por cerca de seis quilómetros, desde a extremidade nascente de Albufeira até Vilamoura. A falésia dourada e avermelhada chega a atingir os 40 metros de altura nos pontos mais altos, e a vista impressionante tem levado a várias publicações a classificar a praia como uma das mais deslumbrantes de Portugal e até do mundo. Para a melhor vista, dirija-se ao topo da falésia coberta de pinheiros, no final da Rua da Falésia. A melhor altura para uma visita com uma vista ainda mais inesquecível é ao nascer do sol ou ao pôr do sol.

    Consulte o guia da Praia da Falésia.


    Praia de Albandeira, Algarve

  • Praia de Albandeira
  • É ainda pouco conhecida, sendo frequentada principalmente pelos hóspedes do único hotel dos arredores, mas esta praia tem vindo a atrair mais visitantes graças às redes sociais e publicações de viagens. A revista Condé Nast Traveler até chegou a classificá-la como uma das melhores praias da Europa. É bastante pequena e divide-se em duas partes, separadas por um afloramento rochoso. No lado direito (o mais pequeno) fica um túnel que faz ligação a um outro pequeno areal onde se avista o Arco de Albandeira. Quando o mar está calmo, pode-se nadar até ao arco e também é sempre possível caminhar por cima dele e admirar a bela paisagem.

    Consulte o guia da Praia de Albandeira.


    Praia do Carvalho, Algarve

  • Praia do Carvalho
  • Para chegar a esta praia, é preciso descobrir um túnel escondido no solo. Ao fundo das escadas cobertas de fósseis no interior, encontra-se uma abertura que serve de “janela” aberta para a praia, emoldurando uma vista perfeita para fotografias. Centrada na água, ergue-se uma rocha, enquanto que na falésia do lado direito estão pequenos degraus usados ​​pelos mais corajosos para saltarem para o mar. Este cenário de conto de fadas faz desta uma das praias mais bonitas da Europa​​, segundo a revista Condé Nast Traveler.

    Consulte o guia da Praia do Carvalho.