Praias Naturistas no Algarve

Praias oficiais ou onde naturismo é habitual ou tolerado no Algarve


Praia Naturista, Algarve

O Algarve tem três praias naturistas oficiais e várias onde a Federação Portuguesa de Naturismo diz que o naturismo é habitual ou tolerado. Estas praias não oficiais são as chamadas “praias de uso e costume naturista” e encontram-se principalmente na Costa Vicentina e nas ilhas do Parque Natural da Ria Formosa. O número de naturistas em Portugal cresce a cada ano, e há tantos turistas nacionais quanto estrangeiros nas praias onde o fato de banho é opcional. Alguns areais onde chegou a existir uma tradição naturista atraem hoje multidões, tendo afastado os naturistas, mas ainda há cerca de duas dúzias de praias para quem quer ficar despido ao sol.

    Ilha Deserta, Algarve

  • Ilha Deserta
  • Oficialmente uma praia naturista desde 2011, fica numa ilha literalmente deserta a que se chega de ferry desde a cidade de Faro. É ainda um segredo bem guardado, embora o fácil acesso tenha aumentado a sua popularidade. Na ilha inteira existe apenas um restaurante que usa energia solar e um farol. Um longo passadiço protege as dunas e conduz os visitantes à volta da ilha inabitada que é um autêntico paraíso. Na época balnear, tem uma parte concessionada com colmos para alugar, e aqui os banhistas mantêm os fatos de banho. A zona naturista encontra-se no lado poente (à direita, quando se está de frente para o mar). Em alguns mapas e guias turísticos, a ilha e a praia são chamadas de Barreta, mas Ilha Deserta é hoje o nome mais usado.

    Localidade: Faro
    Onde Ficar: Hotel Faro & Beach Club

    Consulte o guia da Ilha Deserta.


    Praia do Homem Nu, Algarve

  • Praia do Homem Nu
  • Para chegar a esta praia, é preciso ir até à Praia do Barril, na Ilha de Tavira, e caminhar por cerca de 20 minutos. Foi classificada como praia naturista em 2004, embora seja frequentada por naturistas desde a década de 1980. Diz-se que o nome tem origem num único sobrevivente de um naufrágio, que conseguiu nadar até aqui, chegando completamente nu. É uma praia bastante grande, com areia branca estendendo-se por mais de 4 quilómetros. Devido à dificuldade do acesso, recebe muito poucos visitantes, estando quase sempre ainda mais deserta do que a praia da Ilha Deserta.

    Localidade: Tavira
    Onde Ficar: Pedras d’el Rei

    Consulte o guia da Praia do Homem Nu.


    Praia das Adegas, Algarve

  • Praia das Adegas
  • Apesar de ser uma praia pequena, é a mais concorrida das três praias naturistas oficiais do Algarve. Quem procura bastante espaço e isolamento não o encontrará aqui, pois o areal é reduzido, sobretudo quando a maré sobe. Fica escondida entre altas falésias, a sul da maior e mais famosa Praia de Odeceixe. Uma placa no topo da escadaria de acesso avisa que esta é uma praia naturista, por isso se optar por descer, deverá respeitar a designação. Se não se sentir confortável sem o fato de banho, dirija-se à praia vizinha. As falésias abrigam-na dos ventos, sendo por isso perfeita para banhos de sol. No entanto, as águas mais agitadas desta parte do Algarve não oferecem muita segurança para banhos no mar.

    Localidade: Costa Vicentina
    Onde Ficar: Casas do Moinho

    Consulte o guia da Praia das Adegas.


    Praia de João de Arens, Algarve

  • Praia de João de Arens
  • Esta praia “secreta” tornou-se uma das preferidas de quem gosta passar férias ao sol sem roupa. Escondida num promontório coberto de pinheiros, é frequentada principalmente por casais jovens (heterossexuais e gay), que se aventuram pelo trilho que desce uma falésia. À primeira vista, o trilho parece mais difícil do que realmente é, e o esforço é compensado por um magnífico cenário natural. A praia é dividida ao meio por um penhasco, mas os dois lados estão ligados por um túnel aberto pela natureza. A água costuma estar calma e cristalina, convidando a mergulhos com snorkel e a passeios de barco insuflável.

    Localidade: Alvor
    Onde Ficar: Prainha Clube

    Consulte o guia da Praia de João de Arens.


    Praia do Submarino, Algarve

  • Praia do Submarino
  • Ainda pouca gente conhece esta praia, a que foi dado um nome inspirado na forma de uma rocha que se vê emergir da água. Fica ao lado da Praia de João de Arens, mas não se encontra identificada na maioria dos mapas. É preciso seguir um trilho pela falésia para alcançá-la e o areal só é acessível na maré baixa. É muito convidativa quando vista de cima e ainda mais impressionante quando se chega ao areal. Túneis e outras aberturas nas rochas levam a espetaculares formações rochosas e grutas. O isolamento significa que muitas vezes é uma praia 100% naturista.

    Localidade: Alvor
    Onde Ficar: Villa Casa Da Guarda

    Consulte o guia da Praia do Submarino.


    Praia do Barranco, Algarve

  • Praia do Barranco
  • Encontra-se sempre um número considerável de banhistas despidos nesta praia, que é muito procurada por campistas. Devido à sua localização remota e ao acesso por um caminho em terra batida, permanece um segredo. Fica perto de Sagres, onde costuma fazer algum vento, mas os montes e vales circundantes oferecem alguma proteção. A água também é mais calma do que noutras praias da região. Não há vigilância de nadadores-salvadores ou qualquer equipamento de apoio, apenas uma maravilhosa paisagem selvagem.

    Localidade: Sagres
    Onde Ficar: Nature Beach Resort Quinta Al-Gharb

    Consulte o guia da Praia do Barranco.


    Ilha da Armona, Algarve

  • Ilha da Armona
  • Esta ilha, acessível por ferry a partir da cidade de Olhão, estende-se por 9 quilómetros. Tem uma pequena povoação de pescadores, mas a sua enorme praia costuma estar praticamente deserta. Isto significa que muitos visitantes acabam por se despir e a Federação Portuguesa de Naturismo recomenda-a como uma praia naturista não oficial. É alcançada através de um longo passadiço que protege as dunas, e a parte mais deserta e naturista fica no lado nascente (caminhe para a esquerda quando estiver de frente para o mar). É uma praia muito tranquila e limpa, com areia branca e águas geralmente calmas e pouco profundas. Nas dunas, avistam-se camaleões e diferentes espécies de aves. Se gosta de relaxar na natureza, esta é a praia para si.

    Localidade: Olhão
    Onde Ficar: Real Marina Hotel

    Consulte o guia da Ilha da Armona.


    Ilha da Culatra, Algarve

  • Ilha da Culatra
  • Tal como a da Armona, esta ilha é habitada por uma comunidade piscatória e tem um longo passadiço que conduz à praia. Esta praia nunca fica lotada e, dada a sua extensão de 6 quilómetros, tem partes desertas onde o naturismo é habitual. A maioria dos visitantes fica na parte onde termina o passadiço, mas continuando a andar para a esquerda encontram-se banhistas sem roupa. As dunas e a água são muito limpas, e é frequente avistar-se golfinhos e orcas ao longe.

    Localidade: Faro
    Onde Ficar: Eva Senses Hotel

    Consulte o guia da Ilha da Culatra.


    Praia dos Pinheiros, Algarve

  • Praia dos Pinheiros
  • Muita gente encontra esta praia por acaso, quando caminha sobre as falésias entre a famosa Praia do Camilo (a norte) e a Ponta da Piedade (a sul). A vista do topo é de tirar o fôlego, levando muitos a procurar o trilho que dá acesso ao areal. Só os mais jovens e aventureiros acabam por fazê-lo, descobrindo um paraíso naturista. Cercada de falésias rochosas, é uma praia de uma beleza extraordinária, abrigada dos ventos e com águas calmas e límpidas.

    Localidade: Lagos
    Onde Ficar: Villas D. Dinis

    Consulte o guia da Praia dos Pinheiros.


    Praia do Canavial, Algarve

  • Praia do Canavial
  • Não é fácil de alcançar, e como existem algumas praias deslumbrantes nos arredores, é um pouco surpreendente que haja gente que opte por esta praia. Para muitos, a razão é o isolamento, o que originalmente atraiu a comunidade gay. Hoje, o areal reduzido (esta é uma praia longa mas estreita) é preenchido sobretudo por jovens casais heterossexuais, embora a comunidade LGBT tenha uma presença significativa. Mantendo a tradição de quando foi descoberta, é uma praia onde se pratica naturismo. Quem prefere ficar nu, costuma ir para o lado nascente (à esquerda). Não tem qualquer tipo de equipamento nem vigilância de nadadores-salvadores.

    Localidade: Lagos
    Onde Ficar: Canavial I & II Apartamentos

    Consulte o guia da Praia do Canavial.


    Ilha de Tavira, Algarve

  • Ilha de Tavira
  • Quanto mais se afastar dos restaurantes e da zona concessionada com chapéus de sol, mais encontrará gente a apanhar banhos de sol sem o fato de fato. Esta é uma praia muito concorrida, situada na extremidade leste de uma ilha a que se chega de ferry desde a cidade de Tavira. Oferece bastante espaço e privacidade, com areia branca e macia até perder de vista. A água costuma estar calma e é um pouco mais quente do que a de outras praias da região.

    Localidade: Tavira
    Onde Ficar: Vila Gale Albacora

    Consulte o guia da Ilha de Tavira.


    Praia do Zavial, Algarve

  • Praia do Zavial
  • Quando não estão em cima da prancha no mar, surfistas deitam-se nus no areal desta praia. O naturismo aqui é muito frequente, mas apenas no lado nascente (lado esquerdo quando se está virado para o mar). Na maré alta, porém, este lado fica muito reduzido ou até desaparece. Esta é uma praia muito calma, rodeada de uma paisagem natural, mas não é propriamente selvagem, tendo um restaurante e vigilância de nadadores-salvadores na época balnear.

    Localidade: Sagres
    Onde Ficar: Nature Beach Resort Quinta Al-Gharb

    Consulte o guia da Praia do Zavial.


    Praia das Furnas, Algarve

  • Praia das Furnas
  • É um dos principais destinos para campistas e naturistas, mas ainda é pouco conhecida. Isto significa que nunca está lotada, e apesar da sua pequena dimensão, oferece espaço suficiente para relaxantes banhos de sol. Quem gosta de estar rodeado pela natureza mas prefere evitar o sol, encontra sombra nas grutas que deram origem ao nome. Se visitar na maré baixa, num dia com águas calmas e transparentes, esta provavelmente será uma das suas praias preferidas para naturismo no Algarve.

    Localidade: Sagres
    Onde Ficar: Hotel Mira Sagres

    Consulte o guia da Praia das Furnas.


    Praia do Vale dos Homens, Algarve

  • Praia do Vale dos Homens
  • Não há muito espaço nesta praia quando a maré sobe, mas na maré baixa, num dia normal de verão, é um destino maravilhoso para relaxar na natureza. Fica afastada de tudo, entre campos agrícolas e pinhais, e está rodeada de falésias de xisto. As rochas à beira-mar formam piscinas naturais, enquanto as grandes formações rochosas no lado norte (caminhe para a direita quando de frente para o mar) separam os naturistas dos outros banhistas.

    Localidade: Costa Vicentina
    Onde Ficar: Hotel Alcatruz

    Consulte o guia da Praia do Vale dos Homens.


    Praia de Vale Figueiras, Algarve

  • Praia de Vale Figueiras
  • Frequentada quase exclusivamente por famílias e turistas nacionais, esta enorme praia é mais conhecida como destino de surf e de famílias, e não tanto pelo naturismo. No entanto, no lado norte (direito) encontra-se privacidade entre as rochas e é aí que muitos tiram a roupa e mergulham sem preconceitos na natureza.

    Localidade: Costa Vicentina
    Onde Ficar: Praia do Canal Nature Resort

    Consulte o guia da Praia de Vale Figueiras.


    Praia da Bordeira, Algarve

  • Praia da Bordeira
  • Tornou-se uma praia de surf tão procurada, que o naturismo é agora raro, mas continua a ser uma praia onde se pode estar à vontade sem o fato de banho. Isto é, se ficar na extremidade norte, longe dos restantes banhistas. Esta é a maior praia da Costa Vicentina, por isso nunca enche, mas é a escolha de muitas escolas de surf. É bem bonita e perfeita para longas caminhadas à beira-mar, com dunas que se estendem para o interior até à aldeia da Carrapateira.

    Localidade: Costa Vicentina
    Onde Ficar: Carrapateiramar Guest House

    Consulte o guia da Praia da Bordeira.


    Praia da Cordoama, Algarve

  • Praia da Cordoama
  • Esta é outra grande praia que mistura surfistas e naturistas. Os surfistas costumam ficar junto ao restaurante, enquanto os naturistas preferem o mais deserto lado norte (caminhe para a direita ao chegar). Devido a um microclima que muitas vezes faz com que haja uma intensa neblina de manhã, os banhos de sol geralmente só são possíveis à tarde, mas ainda assim vale muito a pena uma visita, pela paisagem selvagem e o ambiente tranquilo.

    Localidade: Costa Vicentina
    Onde Ficar: Pure Flor de Esteva

    Consulte o guia da Praia da Cordoama.


    Praia da Barriga, Algarve

  • Praia da Barriga
  • Na maré baixa, é possível caminhar desde a Praia da Cordoama até aqui. É uma praia muito remota, podendo-se encontrar completamente deserta. Tem uma bela paisagem, sobretudo no lado escondido pela falésia a norte, a que só é possível chegar na maré baixa e onde há umas formações rochosas imponentes. Devido ao isolamento, é o refúgio perfeito para naturistas.

    Localidade: Costa Vicentina
    Onde Ficar: Pure Fonte Velha B&B

    Consulte o guia da Praia da Barriga.


    Praia da Murração, Algarve

  • Praia da Murração
  • Algumas famílias já descobriram esta praia selvagem e trazem as crianças e os cães, mas continua a ser principalmente um destino de naturistas e campistas. É das praias mais remotas do Algarve, e para alcançá-la é preciso percorrer vários quilómetros por um caminho em terra batida. Por se manter um segredo bem guardado, as suas grandes ondas ainda não atraem surfistas. Aliás, o melhor é nem sequer entrar na água, pois há correntes perigosas. No entanto, é uma praia maravilhosa para banhos de sol, enquanto se ouve apenas os sons da natureza e se admira um cenário magnífico de falésias escarpadas de um lado e outras cobertas de vegetação do outro.

    Localidade: Costa Vicentina
    Onde Ficar: Hotel Mira Sagres

    Consulte o guia da Praia da Murração.


    Praia de Cabanas Velhas, Algarve

  • Praia de Cabanas Velhas
  • Tem crescido em popularidade, por isso recebe agora mais famílias do que naturistas. Ainda assim, raramente enche e vê-se ocasionalmente algumas pessoas a tomar banhos de sol totalmente despidas no lado nascente. Este lado é mais abrigado dos ventos e também um dos preferidos dos pescadores. Infelizmente, a água fica agitada com frequência e há muitas rochas submersas, por isso não é a mais indicada para banhos no mar. Mas é bastante limpa e tranquila.

    Localidade: Sagres
    Onde Ficar: Hotel Burgau Turismo da Natureza

    Consulte o guia da Praia de Cabanas Velhas.


    Praia do Beliche, Algarve

  • Praia do Beliche
  • A praia no “fim do mundo” (fica junto ao Cabo de São Vicente) ainda não foi descoberta por muitos turistas, apesar do seu magnífico cenário e das mágicas vistas do pôr do sol. É uma das mais belas do Barlavento Algarvio e está dividida em duas partes separadas por uma falésia – os surfistas tendem a concentrar-se no lado nascente e os naturistas a poente. Infelizmente, este lado poente fica inacessível quando a maré sobe. As falésias de 40 metros de altura oferecem alguma proteção contra os ventos de Sagres.

    Localidade: Sagres
    Onde Ficar: Mareta Beach House

    Consulte o guia da Praia do Beliche.


    Meia Praia, Algarve

  • Meia Praia
  • Ao chegar, ninguém diz que nesta praia pratica-se naturismo. É uma das maiores e mais concorridas do Algarve, e toda a gente parece manter o fato de banho. Isto em quase toda a extensão da praia, mas na extremidade nascente o cenário é diferente. Aqui há muito pouca gente e algumas bronzeiam-se despidas. Este lado também é conhecido por Praia do Vale da Lama, mas continua a ser a Meia Praia e é aqui que a Federação Portuguesa de Naturismo diz que o naturismo é tolerado.

    Localidade: Lagos
    Onde Ficar: Palmares Beach House Hotel

    Consulte o guia da Meia Praia.


    Praia da Figueira, Algarve

  • Praia da Figueira
  • Outrora uma praia secreta conhecida apenas por alguns naturistas, a Praia da Figueira é hoje um destino procurado por jovens casais e famílias. Os naturistas costumam ser cerca de um quarto dos banhistas e tendem a ficar no lado poente (caminhe para a direita ao chegar). É uma praia bastante selvagem, com águas calmas e rodeada por falésias com vegetação mediterrânica.

    Localidade: Sagres
    Onde Ficar: Salema Beach Village

    Consulte o guia da Praia da Figueira.


    Manta Rota, Algarve

  • Praia da Manta Rota
  • A praia da Manta Rota é um dos destinos mais procurados por famílias e não parece ser uma praia onde se pratica naturismo – isto é, até se caminhar por cerca de 20 minutos para poente, onde o areal fica deserto e muitos despem o fato de banho. Aqui a praia é selvagem, com uma paisagem de dunas e uma vista para Cacela Velha.

    Localidade: Manta Rota
    Onde Ficar: Mantamar Apartamentos

    Consulte o guia da Praia da Manta Rota.