As 50 Melhores Praias do Algarve

As Melhores e Mais Belas Praias do Algarve


Incríveis formações rochosas, imponentes falésias douradas, dunas a perder de vista, enseadas abrigadas e ilhas desertas fazem parte da paisagem dos 200 quilómetros da costa algarvia. Aqui encontram-se algumas das melhores e mais belas praias da Europa, e ao explorá-las entenderá porque a região foi eleita o melhor destino de praia do mundo. Ao todo, são mais de 150 praias, mas para ir diretamente para as melhores, siga estas dicas:

    Praia da Marinha, Algarve

  • Praia da Marinha
  • Considerada a praia imperdível do Algarve e uma das mais belas do mundo por diversas publicações internacionais, a Praia da Marinha tem ilustrado cartões postais e campanhas de turismo. É ainda mais impressionante ao vivo, quando vista do topo das falésias douradas e no areal entre curiosas formações rochosas e águas azul-turquesa. A imagem mais conhecida é a de uma rocha com dois arcos naturais, que forma um coração quando vista de cima, de um determinado ângulo. É o ponto de partida do melhor percurso pedestre do Algarve, que atravessa falésias e outras praias magníficas.

    Localidade: Lagoa
    Onde Ficar: Tivoli Carvoeiro

    Consulte o guia da Praia da Marinha.


    Praia do Camilo, Algarve

  • Praia do Camilo
  • A vista do topo da escadaria de madeira que dá acesso a esta praia é uma das mais fotografadas do Algarve, fazendo da praia uma das mais famosas de Portugal. A cidade de Lagos é conhecida pela beleza da sua costa, e aqui é verdadeiramente deslumbrante. A praia está rodeada de formações rochosas e falésias, e tem águas cristalinas que convidam os praticantes de mergulho com snorkel. Infelizmente, costuma ficar lotada no verão, pois o areal é pequeno. No entanto, é um pouco maior do que parece quando visto de cima, pois continua do outro lado da falésia. As duas partes estão ligadas por um túnel. Não é um destino para quem procura paz e sossego, mas a beleza da paisagem compensa tudo.

    Localidade: Lagos
    Onde Ficar: Cascade Wellness Resort

    Consulte o guia da Praia do Camilo.


    Praia da Dona Ana, Algarve

  • Praia da Dona Ana
  • Por ser tão partilhada nas redes sociais, a Praia do Camilo tirou algum protagonismo e esta bela praia, que já foi a mais concorrida de Lagos. Continua a ser das mais visitadas do Algarve e as publicações internacionais ainda a consideram uma das melhores de Portugal. As falésias e as formações rochosas protegem-na dos ventos, e há belas vistas do topo, tanto do lado norte como do sul.

    Localidade: Lagos
    Onde Ficar: Carvi Beach Hotel

    Consulte o guia da Praia da Dona Ana.


    Prainha, Algarve

  • Prainha
  • Quando se pensa no Algarve, imagina-se tudo o que se encontra nesta praia – formações rochosas pitorescas no mar e no areal, e uma série de pequenas enseadas rodeadas de falésias altas. Curiosamente, ainda permanece um segredo relativamente bem guardado. A maioria dos visitantes chega a partir da vizinha Praia dos Três Irmãos, a oeste (ver abaixo). É uma das praias mais românticas do Algarve e é obrigatório subir ao topo das falésias para a extraordinária vista panorâmica.

    Localidade: Alvor
    Onde Ficar: Prainha Clube

    Consulte o guia da Prainha.


    Praia da Falésia, Algarve

  • Praia da Falésia
  • Este “Grand Canyon à beira-mar” é uma das maiores praias do Algarve. As suas falésias vermelhas e ocres atingem os 40 metros, e esta paisagem magnífica faz com que seja uma das praias mais recomendadas de Portugal e até do mundo. Subir ao topo da falésia coberta de pinheiros e ver a praia de cima é uma experiência que ninguém deve perder. Este é o destino perfeito para umas férias no Algarve, pois tem dos melhores hotéis da região a uma curta distância a pé.

    Localidade: Albufeira
    Onde Ficar: Epic Sana Algarve

    Consulte o guia da Praia da Falésia.


    Ilha da Fuseta, Algarve

  • Ilha da Fuseta
  • O Algarve tem seis ilhas arenosas, todas ainda pouco conhecidas, mas esta é a que permanece o maior segredo. Acessível por barco a partir de uma pequena vila piscatória entre as cidades de Olhão e Tavira, é frequentada principalmente por quem vive na zona. Tem águas calmas no verão, especialmente na extremidade nascente, e dunas que se estendem por quilómetros.

    Localidade: Olhão
    Onde Ficar: Octant Vila Monte

    Consulte o guia da Ilha da Fuseta.


    Praia de Cacela Velha, Algarve

  • Praia de Cacela Velha
  • Publicações de viagens têm colocado esta praia entre as suas preferidas na Europa e no mundo. É certamente uma das melhores de Portugal e, felizmente, ainda não atrai multidões. Nunca se encontra lotada e dá a sensação de se estar numa ilha deserta. Parte dela é de facto uma ilha, uma das seis do Parque Natural da Ria Formosa. É acessível por barco a partir de Cacela Velha, uma das povoações mais pequenas, encantadoras e bem preservadas do Algarve. Estende-se por quase 2 quilómetros, e devido às suas águas rasas e calmas e a zonas praticamente desertas, tornou-se uma das preferidas de famílias com crianças e de naturistas.

    Localidade: Cacela Velha
    Onde Ficar: Robinson Club Quinta da Ria

    Consulte o guia da Praia de Cacela Velha.


    Praia de São Rafael, Algarve

  • Praia de São Rafael
  • Há quem considere esta e não a Praia da Falésia a melhor praia de Albufeira. É também uma das mais emblemáticas do Algarve, com o cenário típico de falésias e rochas ocres e areia dourada e macia. Existem pequenas grutas para explorar em passeios de caiaque ou paddleboard, ou, quando a maré o permite, a pé. Vale a pena ficar até ao pôr do sol – há uma bela vista do topo da falésia. Existem alguns excelentes hotéis a uma curta distância a pé.

    Localidade: Albufeira
    Onde Ficar: São Rafael Atlântico

    Consulte o guia da Praia de São Rafael.


    Praia dos Arrifes, Algarve

  • Praia dos Arrifes
  • Se visitar na maré baixa, num dia com águas calmas, esta é uma das praias mais agradáveis ​​do Algarve. É uma baía pequena, por isso fica lotada com frequência, mas oferece um extraordinário cenário natural. As imponentes rochas na água e as falésias baixas abrigam-na do vento. Muitos não resistem a passar grande parte do tempo a tirar selfies na água cristalina, ou a andar de caiaque ou paddleboard.

    Localidade: Albufeira
    Onde Ficar: São Rafael Suites

    Consulte o guia da Praia dos Arrifes.


    Praia de Benagil, Algarve

  • Praia de Benagil
  • Devido à sua famosa gruta, esta tornou-se uma das praias mais visitadas do Algarve. A gruta só pode ser alcançada de barco, e a maioria dos passeios partem daqui. As redes sociais trazem multidões, por isso não é um destino para quem procura tranquilidade à beira-mar. No entanto, é agradável para descansar e admirar os barcos a passar depois de uma visita à gruta. No topo da falésia há um trilho que conduz à praia que todos querem visitar no Algarve (a Praia da Marinha; ver acima), caminhando para leste.

    Localidade: Lagoa
    Onde Ficar: Vale de Milho Village

    Consulte o guia da Praia de Benagil.


    Praia dos Pinheiros, Algarve

  • Praia dos Pinheiros
  • Escondida entre escarpas rochosas, esta praia selvagem é um paraíso secreto de uma beleza extraordinária. Para lá chegar é preciso encontrar um trilho não sinalizado e descer carreiros escavados na encosta. Por isso é visitada apenas por jovens mais aventureiros e por naturistas. As águas calmas são perfeitas para banhos.

    Localidade: Lagos
    Onde Ficar: Villas D. Dinis

    Consulte o guia da Praia dos Pinheiros.


    Ilha Deserta, Algarve

  • Ilha Deserta
  • Não é preciso viajar para muito longe para encontrar uma ilha deserta. Esta fica perto de Faro, a capital do Algarve. É uma ilha inabitada, com apenas um farol e um restaurante que usa energia solar. O resto da paisagem é um paraíso natural de dunas e um areal de sete quilómetros de extensão. É oficialmente uma praia naturista no extremo poente. Há partes em que só se está rodeado de uma paisagem natural imaculada, e mesmo na época alta é possível relaxar sem ninguém por perto. Se procura paz e sossego, este é um dos melhores destinos do Algarve.

    Localidade: Faro
    Onde Ficar: Hotel Faro & Beach Club

    Consulte o guia da Ilha Deserta.


    Ilha de Tavira, Algarve

  • Ilha de Tavira
  • A mais visitada das seis ilhas do Algarve é dividida em quatro praias. Apanhando o ferry na cidade de Tavira, chega-se à praia no extremo nascente, chamada de Praia da Ilha de Tavira ou Praia de Tavira. Para chegar ao areal a partir do cais, é preciso atravessar um pinhal, passando por um parque de campismo e restaurantes, que são as únicas infraestruturas na ilha. A maior parte dos banhistas costuma ficar perto dos restaurantes, onde há chapéus de sol e espreguiçadeiras para alugar, mas caminhando para a direita, encontra-se um areal quase deserto. Aqui há tanto espaço entre banhistas, que muitos apanham sol sem o fato de banho.

    Localidade: Tavira
    Onde Ficar: Vila Gale Albacora

    Consulte o guia da Ilha de Tavira.


    Praia do Carvalho, Algarve

  • Praia do Carvalho
  • Esta praia parece um cenário de conto de fadas. Acessível por uma “passagem secreta” (um túnel escavado no chão), tem um ambiente mágico. Uma “janela” aberta na falésia enquadra uma vista de postal ilustrado, com um rochedo perfeitamente centrado no mar. Rodeada por falésias altas, é uma praia isolada que já foi um segredo, mas que agora atrai muitos turistas que querem fotografá-la. Felizmente, a maioria fica pouco tempo, indo embora à tarde, quando metade do areal fica à sombra. Se a sua prioridade não é bronzear ou tirar fotografias, fique até ao pôr do sol, que é a melhor altura para desfrutar da praia com um ambiente mais calmo e romântico.

    Localidade: Lagoa
    Onde Ficar: Pestana Palm Gardens

    Consulte o guia da Praia do Carvalho.


    Praia do Barril, Algarve

  • Praia do Barril
  • Esta é uma das praias mais fotografadas do Algarve, devido a um conjunto de mais de 100 âncoras exposto nas dunas. Essas âncoras foram deixadas pelos pescadores que abandonaram a praia quando a indústria pesqueira entrou em declínio na década de 1960. As casas onde pernoitavam foram convertidas em restaurantes. Para chegar aqui é preciso seguir um caminho sobre os sapais da Ria Formosa ou apanhar um pequeno comboio que originalmente serviu a comunidade pesqueira.

    Localidade: Tavira
    Onde Ficar: Pedras d’el Rei

    Consulte o guia da Praia do Barril.


    Ilha da Armona, Algarve

  • Ilha da Armona
  • Esta ilha é acessível por ferry durante todo o ano, pois tem uma pequena povoação de pescadores. Ao chegar, é preciso atravessar a rua principal e depois seguir por um longo passadiço sobre as dunas até à praia. A areia branca e fina estende-se por quilómetros e as águas costumam estar calmas, límpidas e rasas. Quanto mais se caminha para a esquerda, mais deserto fica o areal, atraindo naturistas. Nas dunas, avistam-se camaleões e diferentes espécies de aves. Se gosta de estar rodeado pela natureza ou quer fugir das multidões de outras partes do Algarve, esta é a praia para si.

    Localidade: Olhão
    Onde Ficar: Real Marina Hotel

    Consulte o guia da Ilha da Armona.


    Praia de João de Arens, Algarve

  • Praia de João de Arens
  • Custa acreditar, mas esta esplêndida praia permaneceu um segredo até muito recentemente. Por estar escondida num promontório, começou por ser um refúgio da comunidade gay. Hoje é procurada por casais hetero e homossexuais. Embora não oficialmente, é também uma praia naturista, e uma das mais românticas do Algarve. Antes de descer a falésia até ao areal, faça uma pausa para admirar as maravilhosas vistas do topo. Um penhasco divide a praia em duas partes, que estão ligadas por um túnel. A parte nascente está escondida atrás do penhasco, por isso é uma praia maior do que parece à primeira vista.

    Localidade: Alvor
    Onde Ficar: Villa Casa Da Guarda

    Consulte o guia da Praia de João de Arens.


    Praia do Barranco, Algarve

  • Praia do Barranco
  • Muito poucos conhecem esta praia, que é frequentada por apenas alguns naturistas e campistas. Fica numa zona remota a leste de Sagres e é acessível por um caminho rural em terra batida, o que afasta as multidões. Preserva, por isso, uma paisagem selvagem de verdes vales e falésias. A água costuma estar calma, pelo que não é uma praia para surfistas, ao contrário da maioria das outras nesta parte do Algarve. É um destino para quem procura um ambiente tranquilo para banhos de sol na natureza.

    Localidade: Sagres
    Onde Ficar: Nature Beach Resort Quinta Al-Gharb

    Consulte o guia da Praia do Barranco.


    Praia do Ninho de Andorinha, Algarve

  • Praia do Ninho de Andorinha
  • Desde que o Google colocou esta praia nos seus mapas, esta deixou de ser um segredo. Completamente cercada por falésias de todos os lados, costumava ter apenas alguns visitantes que a encontravam em passeios de caiaque. Hoje, muitos não chegam pelo mar – há um carreiro com degraus que desce do topo da falésia. Esta romântica enseada atrai jovens e casais, que procuram o ângulo perfeito para selfies nas águas rasas.

    Localidade: Albufeira
    Onde Ficar: Hotel Baia Grande

    Consulte o guia da Praia do Ninho de Andorinha.


    Praia de Odeceixe, Algarve

  • Praia de Odeceixe
  • A praia mais a norte do Algarve apresenta um belo cenário que mistura a ribeira de Seixe e as águas do Atlântico entre a verdejante paisagem do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A parte da ribeira é ideal para crianças, enquanto as águas mais agitadas do oceano atraem surfistas. Escolas de surf oferecem equipamento e aulas. Se a encontrar lotada e for adepto de naturismo, contorne a falésia na extremidade sul e vá para a vizinha Praia das Adegas, uma pequena enseada que é oficialmente uma praia naturista (este acesso só é possível na maré baixa; noutras alturas terá de subir a falésia e depois descer pela escadaria de madeira).

    Localidade: Costa Vicentina
    Onde Ficar: Casas do Moinho

    Consulte o guia da Praia de Odeceixe.


    Praia da Coelha, Algarve

  • Praia da Coelha
  • Não é muito grande, mas raramente enche, o que é surpreendente, considerando a beleza da paisagem. Apesar de estar a apenas cinco quilómetros do centro de Albufeira, tem apenas um hotel nas imediações, atraindo por isso um número reduzido de turistas. Encontra-se escondida entre falésias ocres, e na maré baixa dá acesso a diferentes enseadas e formações rochosas.

    Localidade: Albufeira
    Onde Ficar: Hotel Baia Grande

    Consulte o guia da Praia da Coelha.


    Praia da Rocha, Algarve

  • Praia da Rocha
  • A paisagem é mais parecida com Miami Beach do que com uma típica povoação algarvia, mas esta enorme praia é uma das mais famosas e concorridas da região. A grande oferta de hotéis e restaurantes a uma curta distância atraem muitas famílias portuguesas e de toda a Europa. A animada vida noturna também faz dela um destino para os jovens mais noctívagos. O areal estende-se por mais de um quilómetro, por isso nunca fica completamente lotada, mas o espaço entre banhistas é bastante limitado nos meses de julho e agosto. Uma longa passadeira liga vários bares e restaurantes junto ao areal, e é possível alugar equipamento para desportos aquáticos.

    Localidade: Portimão
    Onde Ficar: Bela Vista Hotel

    Consulte o guia da Praia da Rocha.


    Praia do Beliche, Algarve

  • Praia do Beliche
  • A praia no “fim do mundo" (fica entre o Cabo de São Vicente e a ponta de Sagres) é uma das mais impressionantes da costa oeste algarvia e tem uma das mais mágicas vistas do pôr do sol em Portugal. Surpreendentemente, recebe poucos turistas, com exceção de alguns surfistas e naturistas. As suas espectaculares falésias abrigam-na dos ventos e existem pequenas grutas para explorar.

    Localidade: Sagres
    Onde Ficar: Mareta Beach House

    Consulte o guia da Praia do Beliche.


    Praia da Bordeira, Algarve

  • Praia da Bordeira
  • A maior praia da Costa Vicentina estende-se por mais de três quilómetros. Outrora uma praia quase sempre deserta, frequentada por apenas um ou outro pescador ou naturista, é hoje um importante destino para a prática de surf e também é procurada por famílias nacionais. Veem-se mais fatos de surf do que de banho, enquanto os que preferem ficar despidos concentram-se na extremidade norte. Se gosta de fazer longas caminhadas à beira-mar, vai querer visitar esta praia. É um pouco ventosa e a água é fria, mas a paisagem é deslumbrante, com dunas que avançam pelo interior até à aldeia da Carrapateira. Na parte sul, as águas do mar misturam-se com as de uma ribeira, formando uma laguna. No topo da falésia, há um passadiço que serve de miradouro.

    Localidade: Costa Vicentina
    Onde Ficar: Carrapateiramar Guest House

    Consulte o guia da Praia da Bordeira.


    Praia do Barranquinho, Algarve

  • Praia do Barranquinho
  • Também chegou a ser um segredo, mas esta praia isolada já recebe um número considerável de turistas, a maior parte deles hóspedes de um hotel próximo, mas há muitos que a descobrem num passeio de barco. É bastante pequena mas muito bonita, com um enorme rochedo em frente. O acesso faz parte da experiência, pois há que encontrar e seguir um trilho não sinalizado sobre as falésias, que oferece vistas magníficas. Avistará uma praia maior a oeste, mas esta só pode ser alcançada de barco. Aqui não há nada além de uma paisagem natural, e a água geralmente é calma e cristalina.

    Localidade: Lagoa
    Onde Ficar: Vila Alba Eco-Resort

    Consulte o guia da Praia do Barranquinho.


    Praia do Carvoeiro, Algarve

  • Praia do Carvoeiro
  • Muitos cartões postais do Algarve têm sido ilustrados com imagens desta praia. Isto porque ela representa bem a essência da região – fica numa vila piscatória, com um casario branco empoleirado nas falésias e embarcações de pesca no areal. Os barcos são hoje usados para passeios turísticos pela costa, mas a vila preserva algum do encanto de uma típica povoação piscatória. A praia é pequena, e pode ser admirada do topo de uma falésia com um miradouro no lado nascente. Daqui pode-se continuar a subir a falésia através de um passadiço até às fascinantes formações rochosas do Algar Seco.

    Localidade: Carvoeiro
    Onde Ficar: Hotel Carvoeiro Plaza

    Consulte o guia da Praia do Carvoeiro.


    Ilha do Farol, Algarve

  • Ilha do Farol
  • Quem vive em Faro, escolhe muitas vezes esta ilha para um dia de praia, mas, curiosamente, os turistas ainda não a descobriram. O nome deve-se a um farol do século XIX, que fica junto a uma pequena povoação de pescadores. Ao chegar de ferry, os visitantes atravessam a povoação, passando pelas casas pitorescas dos pescadores, até ao farol, onde começa a praia. Aqui encontram-se chapéus de sol e espreguiçadeiras para alugar, mas este lado costuma ficar lotado no verão. Caminhando para a esquerda, a praia vai ficando praticamente deserta. A areia branca estende-se até perder de vista, e a água costuma estar calma o suficiente para banhos.

    Localidade: Faro
    Onde Ficar: Eva Senses Hotel

    Consulte o guia da Ilha do Farol.


    Praia da Arrifana, Algarve

  • Praia da Arrifana
  • A praia de surf mais conhecida do Algarve é visitada durante todo o ano por surfistas de todo o mundo. No verão, estes têm a companhia de famílias algarvias. Acima, encontra-se uma fortaleza de 1635 em ruínas e há vistas extraordinárias do topo das íngremes e escuras falésias que a protegem do vento. Apesar de ser uma praia estreita (sobretudo quando a maré sobe), é relativamente longa. O lado norte é bom para mergulhos.

    Localidade: Costa Vicentina
    Onde Ficar: Arrifana Destination Boutique

    Consulte o guia da Praia da Arrifana.


    Praia da Amoreira, Algarve

  • Praia da Amoreira
  • Muitos consideram esta praia a mais bonita da Costa Vicentina. No lado sul tem as águas cristalinas e rasas da ribeira de Aljezur, enquanto a oeste estão as águas mais agitadas do Atlântico. Onde elas se encontram, são por vezes formadas lagunas. As crianças brincam na ribeira, enquanto surfistas desafiam as ondas no mar. Devido à proximidade com a vila de Aljezur, é uma praia relativamente concorrida, mas dada a sua dimensão, oferece sempre muito espaço. A paisagem tem ainda extensas dunas e uma falésia no lado sul encimada por um passadiço que oferece uma vista panorâmica.

    Localidade: Costa Vicentina
    Onde Ficar: Vicentina Hotel

    Consulte o guia da Praia da Amoreira.


    Praia das Furnas, Algarve

  • Praia das Furnas
  • Se for na maré baixa, num dia em que a água está especialmente calma e cristalina, sentirá que encontrou o segredo mais bem guardado do Algarve. Esta é uma praia remota, alcançada por um caminho em terra batida, garantindo que permanecerá desconhecida, até mesmo de muitos algarvios. É frequentada quase exclusivamente por campistas e naturistas, que se instalam nas grutas que lhe dão o nome. Estas grutas parecem obra do Homem, mas foram criadas pelas forças da natureza.

    Localidade: Sagres
    Onde Ficar: Hotel Mira Sagres

    Consulte o guia da Praia das Furnas.


    Praia Nova, Algarve

  • Praia Nova
  • Desta praia vê-se um dos pontos turísticos mais emblemáticos do Algarve – um promontório encimado por uma ermida do século XVI. Subindo até ao monumento, tem-se uma vista sobre a praia. No areal, há sempre muito espaço, apesar dos vários hotéis nas imediações, incluindo dois dos resorts mais luxuosos de Portugal. A água varia com frequência, mas quando está calma, é ótima para nadar.

    Localidade: Lagoa
    Onde Ficar: Pestana Viking Beach & Spa Resort

    Consulte o guia da Praia Nova.


    Praia dos Três Irmãos, Algarve

  • Praia dos Três Irmãos
  • Diz-se que a origem do nome desta praia deve-se a três formações rochosas na extremidade nascente. É uma praia com uma alta falésia de um lado e dunas que se estendem por um quilómetro do outro. A maioria dos visitantes fica no lado nascente, que é mais rochoso e pitoresco, mas o lado poente oferece um ambiente mais tranquilo. Dá acesso (saltando rochas) à bela Prainha (ver acima), e é a preferida das famílias locais, pois as crianças gostam de brincar nas águas rasas ao redor das rochas. Existem alguns hotéis nas proximidades, por isso costuma receber muitos turistas. Vale a pena ficar para o pôr do sol, enquanto se desfruta de uma bebida ou refeição no restaurante.

    Localidade: Alvor
    Onde Ficar: Pestana Alvor Praia

    Consulte o guia da Praia dos Três Irmãos.


    Ilha de Cabanas de Tavira, Algarve

  • Ilha de Cabanas de Tavira
  • Cabanas de Tavira é uma pequena vila a cerca de seis quilómetros da cidade de Tavira e o ponto de partida para mais uma das ilhas do Parque Natural da Ria Formosa. Pequenos barcos chegam à ilha em menos de 5 minutos, entre os meses de abril e outubro. A praia é bastante grande, estendendo-se por sete quilómetros, por isso nunca a encontrará lotada. Atrai um número significativo de turistas e quem vive na zona, mas não é tão concorrida quanto a Ilha de Tavira (ver acima). A parte do areal mais próxima do cais é concessionada, alugando chapéus de sol e espreguiçadeiras. Já o lado nascente (caminhe para a esquerda) é deserto. Um passadiço liga o cais à praia e ao único restaurante da ilha. A areia branca e macia é muito limpa e o mar costuma estar calmo.

    Localidade: Tavira
    Onde Ficar: AP Cabanas Beach & Nature

    Consulte o guia da Ilha de Cabanas de Tavira.


    Praia da Oura, Algarve

  • Praia da Oura
  • Conhecida como a praia mais animada do Algarve, por estar localizada perto da “rua dos bares” de Albufeira, esta é onde jovens turistas (na maioria, britânicos) passam o dia depois de uma noite de copos. Atrás dela encontram-se vários hotéis e apartamentos turísticos, por isso é uma praia frequentada quase exclusivamente por turistas. Tem também restaurantes virados para o mar. Divide-se em duas partes, separadas por rochas. Quase toda a gente fica na parte poente, desconhecendo o que se encontra do outro lado das rochas (esta parte chama-se Praia da Oura-Leste). O lado leste é para quem prefere sossego, e o oeste é para quem gosta de um ambiente mais animado e de desportos náuticos. Apesar de estar num dos principais centros turísticos de Albufeira, preserva uma bela paisagem natural e, quando as marés o permitem, tem enseadas e formações rochosas para explorar.

    Localidade: Albufeira
    Onde Ficar: 3HB Golden Beach

    Consulte o guia da Praia da Oura.


    Praia do Alemão, Algarve

  • Praia do Alemão
  • Situada junto a um promontório verde que escapou ao desordenamento da cidade de Portimão, esta é uma praia bastante bonita, sobretudo quando vista de cima, do topo da falésia. Daqui observa-se uma série de rochas emergindo do mar, que costuma estar calmo, devido ao abrigo do promontório. Isto convida a passeios de caiaque e stand up paddleboard, permitindo explorar as enseadas e grutas a oeste. Não é uma praia muito grande, por isso encontra-se por vezes cheia. Um trilho sobre a falésia conduz às praias de Alvor.

    Localidade: Portimão
    Onde Ficar: Jardim do Vau

    Consulte o guia da Praia do Alemão.


    Praia de Vale do Lobo, Algarve

  • Praia de Vale do Lobo
  • Integrado no chamado “Triângulo Dourado” (uma região com três aldeamentos de luxo – os outros são a Quinta do Lago e Vilamoura; ver abaixo), Vale do Lobo foi distinguido como o melhor resort de Portugal. É maioritariamente residencial, com vivendas luxuosas, mas também existem hotéis para quem quer passar alguns dias ao sol e jogar golfe. Tem dois magníficos campos de golfe, que são dos mais fotografados da Europa devido à localização extraordinária com vista sobre o mar. Já a paisagem da praia é composta por falésias avermelhadas com pinheiros e palmeiras. O areal oferece bastante espaço e é ocupado quase exclusivamente por turistas mais abastados. Acima da praia há um conjunto de restaurantes e bares, muitos deles com vistas fabulosas para o mar.

    Localidade: Vale do Lobo
    Onde Ficar: Vale do Lobo Resort

    Consulte o guia de Vale do Lobo.


    Praia da Quinta do Lago, Algarve

  • Praia da Quinta do Lago
  • A Quinta do Lago é um dos aldeamentos mais luxuosos da Europa, com grandes vivendas, alguns dos melhores hotéis de Portugal e três grandes campos de golfe de nível mundial. É um refúgio para os ricos e famosos, e a sua praia tem um ambiente exclusivo, apesar de ser pública. Situa-se na extremidade oeste do Parque Natural da Ria Formosa, e para chegar à praia é preciso seguir um caminho e uma ponte que atravessam uma bela paisagem de lagoas e sapais. Na praia, pode-se ficar na parte concessionada com chapéus de sol, ou procurar ainda mais espaço e tranquilidade noutras partes do areal com 3,5 quilómetros de extensão. Quem gosta de desportos náuticos, pode alugar jet skis, caiaques e outros equipamentos. Apesar da localização muito próxima de Faro, a praia nunca enche.

    Localidade: Quinta do Lago
    Onde Ficar: Conrad Algarve

    Consulte o guia da Quinta do Lago.


    Praia de Santa Eulália, Algarve

  • Praia de Santa Eulália
  • Com uma paisagem de falésias baixas com palmeiras e pinheiros, esta é uma das praias mais verdes do Algarve. Embora atraia um número significativo de turistas devido aos hotéis nos arredores, não é tão concorrida quanto a maioria das praias de Albufeira. As águas pouco profundas e muitas vezes calmas dão segurança às crianças. Há a conveniência de restaurantes e aluguer de chapéus de sol, espreguiçadeiras e barcos.

    Localidade: Albufeira
    Onde Ficar: Grande Real Santa Eulalia Resort & Hotel

    Consulte o guia da Praia de Santa Eulália.


    Praia do Burgau, Algarve

  • Praia do Burgau
  • Burgau continua a ser uma pequena e típica povoação algarvia, apesar do crescimento do turismo. Localizada a cerca de 20 minutos a leste de Sagres e a 20 minutos a oeste de Lagos, é um destino muito procurado por famílias, pois a sua praia oferece águas calmas e límpidas. É uma das praias mais pitorescas do Barlavento Algarvio, mas o areal fica bastante reduzido quando a maré sobe. Na maré baixa, é muito convidativa para banhos.

    Localidade: Sagres
    Onde Ficar: Hotel Burgau Turismo de Natureza

    Consulte o guia da Praia do Burgau.


    Praia dos Pescadores, Algarve

  • Praia dos Pescadores
  • Esta é a principal praia de Albufeira, localizada bem no centro. Era para onde os pescadores arrastavam os seus barcos, mas estes são hoje atracados na marina da cidade. No seu lugar estão chapéus de sol, espreguiçadeiras e muitos banhistas. É frequentemente palco de espetáculos ao vivo, inclusive à noite e fora da época balnear. É grande o suficiente para as multidões no verão e para atividades desportivas como o futevólei. Às vezes há também um parque insuflável para crianças. Atrás encontram-se vários restaurantes, as ruas estreitas do centro histórico de Albufeira, e ainda um miradouro com uma vista panorâmica.

    Localidade: Albufeira
    Onde Ficar: Hotel Sol e Mar

    Consulte o guia da Praia dos Pescadores.


    Praia dos Caneiros, Algarve

  • Praia dos Caneiros
  • Quando se visita na maré baixa, esta praia transforma-se em duas. São realmente duas praias separadas por uma falésia, e quando a maré sobe, a do lado poente só é acessível pelo mar. Situada entre as vilas de Ferragudo e Carvoeiro, é uma praia visitada durante todo o ano pelo seu restaurante que oferece marisco fresco e vista para o mar. O grande rochedo no mar é o habitat de aves marinhas, e por isso está protegido ambientalmente. Para observá-lo de perto, alugue um barco a pedais ou um caiaque. Há também chapéus de sol e espreguiçadeiras para alugar junto ao restaurante, de onde se tem uma bela vista do pôr do sol.

    Localidade: Lagoa
    Onde Ficar: Caneiros Luxury House & Suites

    Consulte o guia da Praia dos Caneiros.


    Praia da Cova Redonda, Algarve

  • Praia da Cova Redonda
  • foi considerada uma das melhores praias da Europa, talvez por causa do resort de luxo localizado acima, que é um dos melhores centros de talassoterapia do mundo. As falésias e formações rochosas ao seu redor abrigam-na do vento, e as águas costumam estar calmas. Por se encontrar escondida entre falésias e ser alcançada através de uma longa escadaria, é muito pouco visitada, garantindo assim muita paz e sossego.

    Localidade: Lagoa
    Onde Ficar: Vilalara Thalassa Resort

    Consulte o guia da Praia da Cova Redonda.


    Praia de Salema, Algarve

  • Praia de Salema
  • Para muitos, Salema é o destino ideal no Algarve. É uma pequena vila piscatória com uma praia muito descontraída e até de certa forma boémia, que tem seduzido cada vez mais gente – o escritor e apresentador de programas de viagens americano Rick Steves diz que esta é provavelmente a praia mais agradável da Europa, e o jornal britânico The Guardian já a considerou uma das 50 melhores praias do mundo. Ainda não recebe multidões, e o lado nascente oferece sempre tranquilidade. No lado poente, é possível observar grandes pegadas de dinossauros com cerca de 150 milhões de anos. A água costuma estar calma e ser segura para crianças e para passeios de caiaque, standup paddleboarding e windsurf. Um navio francês afundou-se aqui em 1759 e é hoje visitado por mergulhadores.

    Localidade: Salema
    Onde Ficar: Salema Beach Village

    Consulte o guia da Praia de Salema.


    Praia do Amado, Algarve

  • Praia do Amado
  • Já recebeu competições nacionais e internacionais de surf, por isso é onde os profissionais escolhem surfar no Algarve. É tão frequentada quanto a Praia da Arrifana por surfistas de todos os níveis, mas também é procurada por famílias portuguesas. É, aliás, a praia mais concorrida da Costa Vicentina. Ainda assim, mesmo nos fins de semana de agosto, é uma praia tranquila, sobretudo na extremidade sul. Está rodeada por falésias e vales, o que oferece alguma proteção do vento. Seguindo um trilho para norte, chega-se à Praia da Bordeira (ver acima), passando por miradouros.

    Localidade: Costa Vicentina
    Onde Ficar: Monte da Vilarinha

    Consulte o guia da Praia do Amado.


    Praia de Vale Figueiras, Algarve

  • Praia de Vale Figueiras
  • Esta extensa praia fica ainda maior na maré baixa, quando há acesso a mais dois quilómetros de areal para norte. Esta extremidade norte é às vezes procurada por naturistas, enquanto o areal principal é cada vez mais um destino para famílias portuguesas e surfistas. Os turistas estrangeiros ainda não a descobriram. Rodeada por falésias altas, tem uma paisagem protegida que convida a longas caminhadas à beira-mar.

    Localidade: Costa Vicentina
    Onde Ficar: Praia do Canal Nature Resort

    Consulte o guia da Praia de Vale Figueiras.


    Praia do Martinhal, Algarve

  • Praia do Martinhal
  • Desde que um resort dirigido a famílias abriu a poucos metros, esta praia ficou conhecida como uma das melhores para levar os miúdos no Algarve. As águas são limpas e pouco profundas, oferecendo segurança às crianças. Aqui faz algum vento, mas é isso mesmo que os praticantes de windsurf procuram, fazendo da praia um dos principais destinos algarvios para essa prática desportiva. Surpreendentemente, no entanto, nunca fica lotada. Em frente, no mar, vê-se uma ilhota que tem grutas submarinas, frequentemente exploradas por mergulhadores.

    Localidade: Sagres
    Onde Ficar: Martinhal Sagres Beach Family Resort Hotel

    Consulte o guia da Praia do Martinhal.


    Praia do Vale dos Homens, Algarve

  • Praia do Vale dos Homens
  • Esta praia pode ser uma maravilha ou uma decepção, dependendo do dia em que se visita. Ela praticamente desaparece quando a maré sobe nos meses mais frios, mas na maré baixa no verão é ótima para relaxar na natureza. É muito remota, situada entre extensos campos agrícolas e delimitada por falésias de xisto. Tem rochas à beira-mar, e grandes formações rochosas abrigam o lado norte, onde naturistas procuram mais privacidade. O lado sul é onde as famílias levam as crianças para brincarem nas piscinas naturais que são muitas vezes criadas pelas marés.

    Localidade: Costa Vicentina
    Onde Ficar: Hotel Alcatruz

    Consulte o guia da Praia do Vale dos Homens.


    Praia dos Três Castelos, Algarve

  • Praia dos Três Castelos
  • Quando a vizinha Praia da Rocha está demasiado cheia, muitos deslocam-se para esta praia do outro lado da falésia. É uma praia mais pequena mas com formações rochosas semelhantes, sendo três delas a razão do nome. Para mais espaço e sossego, opte pelo lado poente (caminhe para a direita quando de frente para o mar). Apesar da localização num centro urbano, é uma praia muito limpa. Quando o mar está calmo, é bom para banhos. Tem um restaurante, mas há muitas outras opções para refeições na zona, assim como vários hotéis a uma curta distância. Suba ao topo da falésia para uma vista panorâmica.

    Localidade: Portimão
    Onde Ficar: Villa Mariazinha Charming Hotel

    Consulte o guia da Praia dos Três Castelos.


    Meia Praia, Algarve

  • Meia Praia
  • A maior praia de Lagos tem mais de 4 quilómetros de comprimento e oferece uma experiência diferente dependendo do lado em que se fica. O lado poente é o mais próximo do centro da cidade, podendo ficar lotado com muitas famílias e turistas. Já o lado nascente é bastante diferente, encontrando-se muitas vezes quase vazio, com apenas alguns naturistas. O lado poente é concessionado, tendo restaurantes e chapéus de sol e espreguiçadeiras para alugar. O lado nascente não tem qualquer equipamento. Daqui avista-se toda a cidade de Lagos, desde o centro à Ponta da Piedade.

    Localidade: Lagos
    Onde Ficar: Palmares Beach House Hotel

    Consulte o guia da Meia Praia.


    Praia de Vilamoura, Algarve

  • Praia de Vilamoura
  • Vilamoura é um dos principais destinos do Algarve e embora a sua praia não ofereça muito espaço para as multidões de julho e agosto, esta situa-se convenientemente a poucos passos de hotéis, restaurantes e comércio. O lado poente fica perto da maior marina de Portugal, enquanto o lado nascente é um pouco mais sossegado. É bastante animada a qualquer hora, até mesmo à noite, com bares com um ambiente chillout ou de festa.

    Localidade: Vilamoura
    Onde Ficar: Tivoli Marina Vilamoura

    Consulte o guia de Vilamoura.

Mapa das Praias do Algarve


O mapa abaixo indica todas as principais praias do Algarve. Existem outras que só podem ser alcançadas pelo mar, num passeio de barco ou caiaque.

A costa oeste (desde a Praia de Odeceixe, a norte, até à Praia do Burgau, entre Sagres e Lagos) é a Costa Vicentina e é onde se encontram as praias mais selvagens e menos frequentadas, visitadas maioritariamente por surfistas e naturistas.

De Lagos a Albufeira, a costa é por vezes chamada de Costa de Ouro, devido às falésias ocres e formações rochosas pelas quais o Algarve é conhecido. É a parte mais visitada da região, com os principais hotéis de praia e resorts.

O lado leste (de Vilamoura a Cacela Velha) apresenta uma paisagem completamente diferente – é plano e tem uma série de ilhas arenosas, dunas e lagoas, todas parte do protegido Parque Natural da Ria Formosa. Apesar de ser cada vez mais visitado, é muito mais tranquilo que a Costa de Ouro. As praias mais próximas da fronteira (de Manta Rota a Vila Real de Santo António) são mais frequentadas por famílias portuguesas e turistas espanhóis.

Mapa das Praias do Algarve