A Praia do Zavial fica sensivelmente a meio caminho entre Sagres e Salema, dois destinos muito concorridos, mas ainda é uma praia muito tranquila. É conhecida principalmente como uma praia de surf, embora no verão o mar esteja por vezes demasiado calmo para essa prática desportiva. É também uma praia onde o naturismo é habitual, por isso quando não estão a apanhar ondas, os surfistas despem o fato e apanham banhos de sol.
Não é uma praia muito grande, mas os seus cerca de 400 metros são mais do que suficientes para o baixo número de pessoas que a visitam. Está rodeada por uma paisagem verde e rural, incluindo uma pequena floresta de eucaliptos onde muitos acampam e fazem piqueniques. Tem, por isso, um ambiente relaxante, embora já tenha sido cenário de um episódio dramático, em 1759, quando um navio francês se afundou em chamas na sequência de um ataque de navios ingleses.
Apesar de estar rodeada de arribas, apenas o lado nascente é um pouco mais abrigado do vento. É aqui que os naturistas costumam ficar, perto das rochas. Certifique-se apenas que mantém uma distância de segurança, devido ao risco de derrocadas. É também neste lado que se encontram os nadadores-salvadores, assim como chapéus de sol e espreguiçadeiras para alugar na época balnear. No entanto, aqui o areal torna-se bastante estreito na maré alta e por vezes quase desaparece.
Na maré baixa, uma pequena lagoa é às vezes formada no lado poente. Mesmo quando há ondas, a água é boa para banhos, embora um pouco fria. A Bandeira Azul certifica a qualidade ambiental.
Há um restaurante com vista sobre o mar, mas recomenda-se que traga água e comida.
Localidade: Sagres
Perfeita para: Surfistas, Naturistas
Vigiada: Sim
WC: Sim
Aluguer de Chapéus: Sim
Bar ou Restaurante: Sim
Acessível: Não
Estacionamento: Sim
Como chegar à Praia do Zavial
O automóvel é a única opção para chegar à Praia do Zavial. Fica a cerca de 10 minutos de Vila do Bispo, a 15 minutos de Sagres e de Salema e a cerca de meia hora de Lagos. A povoação mais próxima é Raposeira, onde existem indicações para a praia. Há espaço para estacionamento, e um passadiço dá acesso ao areal.
Praias próximas da Praia do Zavial
A Praia da Ingrina é uma pequena praia a cerca de 3 minutos de carro ou 10 minutos a pé para oeste. Para leste, a menos de 15 minutos de carro, fica a Praia das Furnas, uma praia frequentada por naturistas. No topo da falésia entre as praias do Zavial e da Ingrina encontram-se as ruínas de uma fortificação do século XVIII chamada Bateria do Zavial, que foi destruída pelo terramoto de 1755.
Hotéis próximos da Praia do Zavial
Nature Beach Resort Quinta Al-Gharb
A Praia do Zavial situa-se a cerca de 5 minutos de carro (ou a 30 minutos a pé) deste resort. Rodeado por uma paisagem rural, é composto por bungalows e vivendas, que podem alojar entre três e cinco pessoas. De alguns deles é possível avistar o mar no horizonte. As instalações incluem ainda pequenos campos desportivos para a prática de futebol e voleibol.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Nature Beach Resort Quinta Al-Gharb
Good Feeling Hostel & Guest House
A menos de 10 minutos de carro da Praia do Zavial, este hostel possui dormitórios mistos e femininos, e quartos duplos e quádruplos com casa de banho privativa ou partilhada. Possui camas de rede para relaxar ao ar livre e oferece aulas de ioga. É possível utilizar a cozinha partilhada e desfrutar de refeições na grande sala de jantar. É uma excelente opção mais económica.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Good Feeling Hostel & Guest House
Hostel on the Hill
Em apenas 5 minutos de carro deste hostel, através de uma estrada que atravessa uma paisagem rural, chega-se à Praia do Zavial. Conforme o seu nome indica, situa-se num monte ("hill"). O interior divide-se em dormitórios mistos e quartos duplos com casas de banho partilhadas. Serve um bom pequeno-almoço, e os hóspedes podem utilizar a cozinha comum. O jardim é perfeito para relaxar em paz e sossego e para conviver com outros hóspedes, muitos deles surfistas.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Hostel on the Hill