Tem vindo a ser descoberta, mas a Praia de João de Arens permanece um segredo mais ou menos bem guardado que nem os guias turísticos mencionam. Encontra-se escondida entre falésias e o acesso não é fácil, por isso tornou-se uma praia naturista não oficial. As autoridades decidiram não torná-la uma praia naturista oficial devido à dificuldade do acesso e ao risco de desmoronamentos. Mesmo assim, é uma praia que atrai cada vez mais jovens, incluindo turistas, principalmente casais, heterossexuais ou gay, que apanham sol sem fato de banho. É uma praia romântica, com uma esplêndida vista do topo da falésia e uma bela paisagem natural junto ao mar.
A falésia é a ponta de um promontório coberto de pinheiros que escapou ao desordenamento de Portimão. Este promontório tem o nome de um pastor que morava nas proximidades, e a praia foi batizada com o mesmo nome.
Visto de cima, o acesso parece mais difícil do que realmente é, e a praia parece menor, pois encontra-se dividida ao meio pela falésia. Os dois lados estão ligados por um túnel aberto na falésia. Quando se desce o trilho chega-se ao lado poente, onde a maioria das pessoas costuma ficar. O lado nascente é por isso mais tranquilo. Não deixe de visitar os dois lados, pois no lado nascente há uma bela vista da costa de Portimão emoldurada por formações rochosas.
Quando a maré está muito baixa, é possível contornar a falésia ou nadar entre os dois lados. Na maré alta, o nível da água enche o túnel de tal forma que já não é possível atravessá-lo. Se decidir ficar no lado nascente, mude-se para o lado poente quando a maré começar a subir.
O mar costuma estar calmo e cristalino, por isso muitos fazem snorkeling e trazem barcos insufláveis. No entanto, poucos conseguem ficar muito tempo na água, pois a temperatura costuma ser baixa.
Existe o risco de queda de blocos, o que significa que não se deve aproximar muito das falésias. Se quiser sombra, traga chapéu. Não existe qualquer tipo de equipamento de apoio nem vigilância de nadadores-salvadores. Não se esqueça de trazer água e comida, mas não deixe lixo na praia!
Localidade: Alvor
Perfeita para: Naturistas
Vigiada: Não
WC: Não
Aluguer de Chapéus: Não
Bar ou Restaurante: Não
Acessível: Não
Estacionamento: Sim
Como chegar à Praia de João de Arens
De carro: A Praia de João de Arens fica a cerca de dez minutos de carro do centro de Portimão e a menos de dez minutos de Alvor. É possível estacionar no final do Caminho da Praia do João de Arens, um pouco antes da Villa Casa da Guarda (ver abaixo). Só tem de seguir o caminho até ao topo da falésia (cerca de três minutos a pé).
De transportes públicos: O autocarro 14 da rede urbana Vai e Vem parte de Portimão (Largo do Dique) ou do centro de Alvor (rotunda na Rua do Rossio de São Pedro). Tem paragem na Prainha, de onde é possível caminhar para a Praia de João de Arens. Só há que seguir o Caminho da Estrada de João de Arens por cerca de dez minutos. Este autocarro só circula nos dias úteis (a cada meia hora), mas o seu percurso é feito pela carreira 1P aos fins de semana (apenas uma vez por hora, exceto nos meses de julho e agosto, quando a frequência aumenta para cada trinta minutos). De Alvor, a viagem dura menos de dez minutos, e de Portimão cerca de 25 minutos.
A pé: Se gosta de caminhadas com vistas panorâmicas, também pode ir a pé a partir da Praia da Rocha. O passeio dura cerca de 45 minutos, seguindo pelas falésias.
Trilho até à praia: A descida até à praia demora menos de cinco minutos. O acesso é impossível para pessoas com mobilidade reduzida. É preciso descer com cautela e usar calçado adequado. Os chinelos devem ser evitados, pois são escorregadios nos troços com pedras soltas.
Praias próximas da Praia de João de Arens
É possível ir a pé até todas as praias de Alvor e Portimão a partir da Praia de João de Arens (se gosta de longas caminhadas). Como referido acima, seguindo as falésias e os passeios, vai-se até à Praia da Rocha, a praia mais famosa desta costa (em cerca de 45 minutos). Na direção oposta, caminha-se até à Praia de Alvor (também em cerca de 45 minutos). A praia mais próxima, no entanto, é a do Submarino, que se encontra a menos de dez minutos na direção poente. É uma praia semelhante à de João de Arens, escondida, com acesso difícil e frequentada por naturistas. Esta é seguida pela mais concorrida Prainha. A cerca de 15 minutos para leste, caminhando pelo promontório, chega-se às praias de Boião e do Alemão.
Hotéis próximos da Praia de João de Arens
Prainha Clube
Este é o único hotel a uma curta distância a pé da Praia de João de Arens (fica a cerca de quinze minutos pela estrada). Rodeado por jardins com vista para a costa, é dividido em estúdios contemporâneos e apartamentos com um e dois quartos. Por esta razão, atrai famílias, mas também é recomendado para casais numas férias românticas. Possui duas piscinas, quatro restaurantes, um supermercado, dois campos de ténis, um campo multi-desportivo e um spa.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Prainha Clube
Villa Casa da Guarda
Esta vivenda é perfeita para quem procura privacidade e tranquilidade junto à praia. Localiza-se mesmo acima da Praia de João de Arens, e tem dois quartos, duas casas de banho e uma cozinha equipada. O melhor de tudo é a piscina e a vista sobre o mar.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Villa Casa da Guarda