Poucos conhecem esta praia, que nem sequer aparece na maioria dos mapas. Fica escondida entre falésias e só é acessível quando a maré está baixa. É magnífica quando vista de cima, e ainda mais impressionante quando se chega ao areal. É uma das melhores praias da costa de Portimão e Alvor para passar um dia relaxante ao sol. O seu isolamento significa que atrai principalmente naturistas, muitos deles casais (heterossexuais e gay).
O nome deve-se a uma rocha que emerge da água e que tem a curiosa forma de um submarino. As formações rochosas aqui são espetaculares e para se chegar à parte principal da praia há que atravessar uma abertura na falésia. Outras aberturas mais estreitas conduzem a um magnífico cenário de pequenas grutas e rochas esculpidas pela natureza ao longo dos séculos. No entanto, isso só é possível na maré baixa. Uma vez no areal, tome atenção à subida da maré. Quando a água se aproxima da falésia com a abertura de acesso, significa que chegou a hora de ir embora.
O mar costuma estar muito calmo e cristalino, por isso bom para mergulhos. No entanto, não se afaste muito, pois não há vigilância de nadadores-salvadores. Mantenha também alguma distância das falésias, devido ao risco de queda de blocos.
Não existem quaisquer equipamentos de apoio. Não se esqueça de trazer água e comida, e de levar depois todo o lixo consigo.
Localidade: Alvor
Perfeita para: Naturistas
Vigiada: Não
WC: Não
Aluguer de Chapéus: Não
Bar ou Restaurante: Não
Acessível: Não
Estacionamento: Sim (nos arredores)
Como chegar à Praia do Submarino
De carro: A Praia do Submarino fica a cerca de dez minutos de carro de Portimão e a menos de dez minutos de Alvor. Estacione no final do Caminho da Praia do João de Arens, um pouco antes da Villa Casa da Guarda (ver abaixo). Siga o caminho daí até ao topo da falésia e continue a caminhar para a direita até ver a rocha em forma de submarino na água.
De transportes públicos: O autocarro 14 da rede urbana "Vai e Vem", com partida do Largo do Dique em Portimão ou de uma paragem na rotunda da Rua do Rossio de São Pedro em Alvor, pára na Prainha, que fica a cerca de quinze minutos a pé da Praia do Submarino, seguindo o Caminho da Praia de João de Arens. Este autocarro parte a cada trinta minutos, de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana, o mesmo percurso é feito pelo autocarro 1P, mas apenas de hora a hora (nos meses de julho e agosto, circula a cada trinta minutos). De Portimão demora cerca de 25 minutos e de Alvor menos de dez.
A pé: Outra forma de chegar à Praia do Submarino é caminhando pelas falésias das praias a oeste e a leste (ver abaixo).
Trilho até à praia: Do pinhal no Promontório de João de Arens, siga cuidadosamente o trilho até ao areal, o que demora cerca de cinco minutos. Não é aconselhável a quem sofre de vertigens e muito menos a quem tem mobilidade reduzida. A descida é um pouco mais difícil do que a da vizinha Praia de João de Arens. Vá com cautela para não escorregar e use calçado adequado (não leve chinelos!).
Praias próximas da Praia do Submarino
A praia mais próxima da Praia do Submarino é a Praia de João de Arens. Encontrará o trilho para esta praia a cerca de cinco minutos a pé, seguindo o topo da falésia para leste (para a esquerda quando se está de frente para o mar). A partir daí pode caminhar sobre a falésia e seguir os passeios até à Praia da Rocha, a mais conhecida de Portimão (esta caminhada demora cerca de 45 minutos). Pelo caminho, encontrará as bonitas praias de Boião e do Alemão (em apenas 15 minutos). Se seguir na direção oposta, a bela Prainha fica a cerca de 15 minutos.
Hotéis próximos da Praia do Submarino
Prainha Clube
Se quiser ficar perto da Praia do Submarino, é aqui que deve reservar a sua estadia. Situa-se a cerca de quinze minutos a pé e tem estúdios e apartamentos com um ou dois quartos. É ideal para famílias ou casais numas férias românticas. As instalações incluem quatro restaurantes, dois campos de ténis, um campo polidesportivo, duas piscinas, um spa e ainda um supermercado para quem prefere preparar refeições nos apartamentos. O aldeamento está rodeado de jardins e oferece uma vista panorâmica da costa.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Prainha Clube
Villa Casa da Guarda
Situada à beira da falésia, entre a Praia do Submarino e a Praia de João de Arens, esta vivenda é para quem procura privacidade e sossego. Tem dois quartos e duas casas de banho, e uma piscina de onde se vê o mar.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Villa Casa da Guarda