Existem vários percursos pedestres no Algarve, mas se puder fazer apenas um, escolha o dos Sete Vales Suspensos. Mesmo quem não costuma fazer caminhadas fica maravilhado com as vistas que incluem algumas das mais belas praias da Europa. É considerado um dos melhores trilhos do continente e quem o percorre acaba por concordar.
As falésias douradas, o mar azul-turquesa, a flora mediterrânica e as peculiares formações rochosas e grutas são das imagens mais impressionantes do Algarve, fazendo deste passeio uma das experiências mais inesquecíveis e imperdíveis em Portugal. Traga o telemóvel ou máquina fotográfica bem carregados, pois irá certamente tirar inúmeras fotografias.
O trilho liga a Praia da Marinha (a leste) à Praia de Vale Centeanes (a oeste), podendo-se começar a caminhada em qualquer destas praias ou nas que se encontram a meio do percurso. A maioria dos caminhantes começa na belíssima Praia da Marinha. Daí atravessam a falésia a poente, passando pelas praias de Benagil e do Carvalho, antes de terminar na Praia de Vale Centeanes. Muitos fazem uma pausa na Praia de Benagil e visitam a famosa gruta de barco. Alguns destes passeios de barco continuam pela costa, passando por outras grutas escondidas e altas formações rochosas no mar, que parecem autênticas obras de arte, esculpidas pelas forças da natureza ao longo de milhares de anos.
O percurso pedestre é relativamente fácil, porém não é recomendado a pessoas idosas, a crianças muito pequenas ou a quem tem mobilidade reduzida. É também bastante seguro, mas recomenda-se que guarde alguma distância de segurança da beira das falésias, pois apenas algumas partes têm vedação. Ao todo, o trilho tem 5,7 quilómetros, mas há quem opte por completá-lo e regressar ao ponto de partida, percorrendo assim cerca de 12 quilómetros. Dependendo de quantas vezes pára para descansar ou fotografar, ir de uma ponta à outra poderá demorar mais de duas horas (mais de quatro horas, ida e volta). Muitos ficam a relaxar nas praias pelo meio, fazendo desta uma atividade de um dia inteiro. Entre as praias do Carvalho e de Vale Centeanes há uma zona para piqueniques perto do farol de Alfanzina. Se não quiser caminhar muito, faça apenas o percurso entre a Praia da Marinha e a Praia de Benagil, que é sem dúvida a parte mais impressionante.
A melhor altura do ano para fazer esta caminhada é a primavera ou o outono. Se escolher o verão, é melhor ir de manhã cedo ou ao final da tarde, quando as temperaturas estão mais amenas e a exposição solar é menos intensa. Use sempre roupas leves, calçado adequado e confortável, chapéu e óculos de sol, e não se esqueça do protetor solar. Leve também água e comida.
O nome do percurso deve-se a sete vales profundos que desembocam acima do nível do mar – “vales suspensos”. Painéis informativos colocados ao longo do trilho explicam a geologia, a fauna e a flora do local.
As Praias nos Sete Vales Suspensos
Há quatro praias acessíveis pelas falésias no trilho dos Sete Vales Suspensos (existem outras acessíveis apenas por barco). Elas são:
É uma das praias mais famosas do Algarve, que todos dizem ser de visita obrigatória. Mesmo quem não fica para banhos de sol ou no mar, fica algum tempo a observar as espetaculares formações rochosas do topo das falésias.
Consulte o guia da Praia da Marinha.
O acesso a esta praia é feito através de um túnel escavado no solo. Tem um cenário de conto de fadas, não só pelo acesso “secreto”, como também pela “janela” aberta na falésia que emoldura uma vista perfeita para fotografias, com uma rocha perfeitamente centrada no mar.
Consulte o guia da Praia do Carvalho.
Não é uma praia muito grande, e não seria tão visitada como é hoje se não fosse o principal ponto de partida dos barcos para a famosa gruta de Benagil. Esta é considerada uma das grutas marítimas mais extraordinárias do mundo, e se não conseguir ir de barco, pode sempre ver o interior de cima, através da abertura que se encontra ao percorrer o trilho sobre a falésia.
Consulte o guia da Praia de Benagil.
Desta praia também partem barcos para a gruta de Benagil. Fica próxima do Carvoeiro, por isso é onde muitos turistas iniciam a caminhada pelos Sete Vales Suspensos, em vez de o fazer na Praia da Marinha. Ao contrário de muitas praias nesta região, tem restaurante, perfeito para recuperar energias no fim da caminhada.
Consulte o guia da Praia de Vale Centeanes.
Como chegar aos Sete Vales Suspensos
Os Sete Vales Suspensos ficam no município de Lagoa, cujo melhor acesso é de carro. Comboios de Faro e de outras localidades algarvias param na estação de Estômbar-Lagoa, mas esta fica fora do centro da cidade e longe da costa. O autocarro é, portanto, a única opção razoável de transporte público. O número 52 da Vamus está em serviço entre 1 de Maio e 31 de Outubro, e circula seis vezes ao dia (de duas em duas horas) entre Alvor e Armação de Pêra, com paragens na Praia da Rocha (Portimão), Ferragudo, Carvoeiro e praias de Carvalho, Benagil e Marinha, que fazem parte do trilho dos Sete Vales Suspensos. Há também o autocarro 77, mas este tem um serviço muito limitado. Faz um percurso circular de/para o terminal rodoviário de Lagoa, com paragem na Praia da Marinha e Benagil, mas apenas três vezes ao dia entre maio e outubro (uma de manhã e duas à tarde), e apenas duas vezes entre novembro e abril (uma de manhã e outra à tarde). Consulte os horários em vigor no site da Vamus.
Se estiver alojado no Carvoeiro, pode ir a pé desde o centro da vila até à Praia de Vale Centeanes e começar aí a caminhada. De outras partes da zona de Lagoa, como Porches, ou até mesmo das cidades de Portimão, Armação de Pêra e Albufeira, também pode optar pelo táxi ou Uber (de táxi pode ficar caro; de Uber é um pouco mais económico).
Se vier de carro, tome a A22 ou a N125 de qualquer ponto do Algarve até Lagoa e depois siga na direção para a Praia da Marinha. Esta é a praia com mais estacionamento no percurso dos Sete Vales Suspensos, mas mesmo assim convém chegar cedo para encontrar lugar.
Hotéis próximos dos Sete Vales Suspensos
Tivoli Carvoeiro
Situado a apenas três minutos de carro ou a quinze minutos a pé da Praia de Vale Centeanes, este hotel de cinco estrelas é o melhor para ficar perto do trilho dos Sete Vales Suspensos. A sua localização sobre o mar significa que há vistas incríveis de cada canto, no interior e exterior. As instalações incluem dois restaurantes, spa, um bar no topo e piscina exterior.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Tivoli Carvoeiro
Vila Alba Resort
Este resort situa-se entre as praias de Albandeira e Barranquinho, e fica a apenas dez minutos de carro do início do trilho na Praia da Marinha. É perfeito para quem quer estar rodeado pela natureza, com um serviço de cinco estrelas. Tem uma agradável piscina exterior, um spa e um restaurante com vista para o mar.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Vila Alba Resort
Quinta Nova Vale Del Rey
Com uma boa relação qualidade-preço e uma localização sossegada (a apenas cinco minutos de carro do início do trilho na Praia da Marinha), esta propriedade oferece quartos duplos, um estúdio e uma suíte, e piscina exterior aquecida.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Quinta Nova Vale Del Rey
Montinho Boutique Suites
Os estúdios e suítes desta propriedade muito recomendada ficam a apenas cinco minutos de carro da Praia da Marinha e do trilho dos Sete Vales Suspensos. Tem piscina num jardim tranquilo e é vocacionada para casais.
CONSULTE PREÇOS, DISPONIBILIDADE E MAIS INFORMAÇÃO AQUI: Montinho Boutique Suites